Domingo, 20 de dezembro de 2009 - 10h11
COMISSÕES DE INQUÉRITO: MAIS UM
JEITO DE GOZAR COM A NOSSA CARA
O parlamento brasileiro deveria criar vergonha na cara e não anunciar mais nenhuma CPI, as tais comissões de inquérito que já foram muito úteis ao país mas que hoje se tornaram um verdadeiro circo, onde deputados e senadores se especializaram em gozar da nossa cara. Os exemplos são tantos que nem é preciso enumerá-los. Dois deles, contudo, são o resumo do absurdo. O primeiro é o da tal CPI das ONGs, que se arrasta há anos e até hoje não deu um passo concreto à frente, não denunciou ninguém, ignorou os milhões de reais que jorram dos cofres públicos para dar mordomias a meia dúzia e foi criada apenas com o intuito de não dar em nada. Tão pior que esta, foi a CPI da Petrobras, um verdadeiro acinte, uma gozação com a cara dos brasileiros. Os aliados do governo formaram um circo tão grande, produzindo teatro tão dantesco que, o que se ouve por Brasília é que o relatório final foi produzido, imagine-se só, dentro da Petrobras. E ainda apareceram deputados e senadores, com a cara mais deslavada do mundo, para ir à imprensa e dizer que a CPI foi séria, investigou e nada encontrou de irregular.
Nossos políticos – com as exceções de sempre – estão se especializando na mentira e na enganação. Sabem que nada lhes acontecerá. Nem na Justiça e muito menos de parte do eleitor, que continua escolhendo essa gente que passa todo seu mandato sugando o país e tratando-nos, a nós todos, como idiotas. E assim vai o Brasil, o país que no discurso é uma maravilha mas que, na vida real, está andando para trás como Nação. Por causa dessa gente. E por nossa causa, maus eleitores.
DINHEIRO NO BOLSO
Começa a sair a grana para todos. Governo do Estado, Prefeitura de Porto Velho e Assembléia já começam a pagar os salários deste mês e o tão esperado 13º. Será uma verdadeira derrama de dinheiro desta segunda em diante. Bancos superlotados é a contrapartida ruim dessa semana de boas notícias para os servidores.
CANSAÇO GERAL
Exaustão: essa é a palavra que define a situação de alguns deputados que, para poder cumprir todas as votações antes das férias, trabalharam como nunca na Assembléia. Votaram o orçamento e mais uma dúzia de projetos. Os parlamentares correram contra o tempo e atravessaram madrugadas, na semana passada. Agora, trabalho, só depois do recesso.
CENSURA
Que ninguém se engane. A famosa Conferência Nacional de Comunicação foi criada unicamente para, por vias legais, cercear a imprensa livre. Gente do MST e os chamados “movimentos sociais”, além de dezenas de ONGs de todos os tipos, todos recebendo dinheiro dos cofres do governo, querem compor uma espécie de conselho para controlar a imprensa. Podem mascarar como quiserem mas, na verdade, a meta é essa.
OS (MAUS) EXEMPLOS
Entre as empresas jornalísticas, há o entendimento claro de que a prática do jornalismo já estaria submetida à legislação brasileira, especificamente ao Código Civil – e que a criação de novos mecanismos de fiscalização pode abrir espaço para a censura. O diretor-geral da Abert, Luis Antonik, diz que “estamos vendo isso todos os dias na América Latina”, segundo ele com medidas de cerceamento à imprensa na Bolívia, Venezuela e Argentina.
NOVA CASTA
Os servidores públicos federais do Executivo estão caminhando céleres para a probreza. Os do Congresso receberam 25% de reajuste. Os do Judiciário estão exigindo 55% e vão conseguir. Já a turma do Executivo vai ganhar apenas 2,5% de aumento. Tanto no funcionalismo, estamos criando uma sociedade de castas, como na Índia.
TIME DA POLÍCIA
A campanha de 2010 vai reunir candidatos de todos os lados, de todas as categorias. Só da área policial três devem disputar cargos políticos nas urnas. João do Vale Neto, que já foi secretário de Segurança, é candidato a deputado federal. O delegado Carlão Oliveira vai disputar cadeira na Assembléia. Paulo Moraes pode estar voltando também para concorrer à ALE.
GUERRA TOTAL
A Secretaria de Saúde do Estado começa o que chamou de verdadeira guerra contra a dengue. Vai precisar de todo o apoio das prefeituras e das comunidades, porque senão a coisa não funciona. Já há mais de 15 mil casos suspeitos da doença com duas mortes por dengue hemorrágica oficialmente confirmadas. Se não hovuer participação geral, a situação pode virar epidemia.
ELE GOSTA!
O deputado rondoniense Ernandes Amorim não perde a chance de mexer no abelheiro e arrumar confusão. A última foi o lançamento da candidatura de Fernando Collor de Mello (aquele mesmo!) para disputar a Presidência. Amorim é, realmente, um político que adora polêmica.
MAU HUMOR
Sai de cena, como candidato a candidato à Presidência, o governador de Minas, Aéceio Neves. Os dois peso-pesados que ficaram, José Serra e Dilma Roussef ficam com todas as chances. Os dois tem duas semelhanças que o Brasil já conhece: são competentes mas, também, muito mal humorados.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic
Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa
Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta
Não é exato como um bom relógio, mas numa conta simples, faltam pouco mais de 144 horas para que Porto Velho tenha um novo Prefeito. Léo M