Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 21/01/11


Primeira Mão - 21/01/11  - Gente de Opinião 

HÁ LEIS PARA ENCHER OS BOLSOS DE

ALGUNS, MAS NÃO SERVEM PARA NADA

As autoridades de trânsito adoram fazer o brasileiro de idiota. De vez em quando, um tecnocrata desses inventa uma bobagem. Começa a discussão “técnica”, o assunto percorre caminhos que não se sabe exatamente quais são e, quando menos se espera, o besteirol está valendo. Claro que sempre custa mais e mais ao bolso do motorista, já atolado em impostos, taxas, serviços, extras, gorjetas, propinas e outros quetais. Os exemplos dessa parafernália que não funciona são imensos.Alguns: o tal de kit primeiros socorros, que era obrigatório em todos os carros. Além da gastança, serviu para mais alguma coisa? Outro: alguém aí viu alguém preso, cumprindo pena, por ser pego dirigindo embriagado? Policiais que cuidam do trânsito são feito de idiotas por motoristas que não conseguem parar de pé, mas que se negam a fazer o exame do bafômetro ou tirar sangue. Porque? Claro, porque a Justiça decidiu que ninguém precisa produzir provas conta si mesmo. Para que serve então a maldita lei? É como se um assaltante de bancos decidisse não tirar suas impressões digitais porque isso poderia comprovar que foi ele quem arrombou o cofre.

Mais recentemente apareceu a tal “cadeirinha” obrigatória para crianças. Em tese, importante. Nada resolveu. É acessório caro e serve muito mais para encher o talonário de multas. Enquanto o trânsito brasileiro for tratado como cofre e por inovações invenções mirabolantes, continuaremos como campeões do mundo em mortes nas ruas. Sem lei que valha, sem cadeia para quem matar e ferir quando estiver andando embriagado ao volante; sem o fim das picaretagens criadas apenas para beneficiar alguns amigos empresários, não haverá solução definitiva para o caos do trânsito brasileiro.

NA MANGA

Finalmente, a turma do governo entrou na briga pela presidência e Mesa Diretora da Assembléia Legislativa. O ex-senador Amir Lando e um dos coordenadores políticos de Confúcio Moura, Francisco de  Assis, têm carta branca para acordos. Os dois nomes que a turma governista têm na manga são os do deputado reeleito Edison Martins e do novo deputado Adelino Folador. As conversas começaram no início da semana.

 

MUITO PERTO

A essas alturas do campeonato, pode ser muito difícil – impossível seria um termo muito exagerado – tirar a vitória de Valter Araújo.  Campeão de votos no Estado, bom articulador e já com um grande grupo fechado em torno de si, Valter está com tudo nas mãos para ganhar a Presidência da ALE. Se a eleição fosse hoje, ele poderia comemorar.

 

NOS BASTIDORES

O grupo formado em torno do atual presidente, Neodi Carlos, não comenta sobre o assunto. Sabe-se que ele continua sendo um nome muito forte, mas o próprio Neodi não fala publicamente no tema. O mesmo acontece com Jesualdo Pires, outro entre os quentes na lista dos presidenciáveis. Certamente estão trabalhando nos bastidores.

 

NOME PRÓPRIO

O novo presidente do diretório municipal de Porto Velho, Dirceu Fernandes, recém tomou posse e já disse a que veio. Suas primeiras declarações foram em defesa de um nome próprio do partido para a disputa da Prefeitura em 2012. Por enquanto, o sonho peemedebista seria formar uma dobradinha com Emerson Castro e Zequinha Araújo.

 

FIM DA ALIANÇA

O primeiro passo está dando. Ficou claro para o PMDB que até pode manter a aliança com o PT na Capital, mas não abrirá mão da cabeça de chapa. Já os petistas têm vários nomes para a disputa e, certamente, também vão querer manter a Prefeitura. Ou seja, a dobradinha que deu certo na eleição passada, entre PT e PMDB, dificilmente se repetirá.

 

THE END

Outro sintoma que PMDB e PT já não falam a mesma língua em várias questões, é o fato do atual governo ter decidido acabar com a gestão compartilhada na Caerd, iniciada no governo Bianco e mandatido nos mandatos de Ivo Cassol e João Cahulla. A tal gestão era considerada uma conquista dos petistas.

 

PLANOS PARA 2012

Ainda sobre Valter Araújo: ele sonha, claro, com o Palácio Tancredo Neves. É candidatíssimo para a Prefeitura de Porto Velho no ano que vem. Muito bem votado na Capital, Valter vai preparar uma boa base para enfrentar adversários de peso. Hoje, estaria entre os nomes para cotados para ganhar a disputa. É bom de votos e articulado.

 

BOLA CHEIA

Há tanto tempo na política, o prefeito de Ji-Paraná não usa porque não quer, mas tem ainda grande prestígio pessoal. Ex-governador, ex-senador, prefeito competente da sua cidade por dois mandatos, José Bianco é sempre atração em qualquer evento político no Estado. Ficou ainda mais fortalecido com a vitória de Confúcio Moura, a quem apoiou. Está com a bola cheia.

 

“DE NOVO, NÃO!”

Segundo dados oficiais da Maternidade de Porto Velho, no ano passado nada menos do que 850 meninas e adolescentes se tornaram mães, algumas pela segunda vez. A maioria dos partos foi na faixa etária dos 15 aos 19 anos. Um crescimento assustador sobre 2009. Por isso, a Prefeitura da Capital intensifica a campanha “De novo Não!”, para ajudar meninas-mães a não engravidarem de novo.

Gente de Opinião

Fonte: Sergio Pires  - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV / Eventos
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

         O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)