Quarta-feira, 21 de julho de 2010 - 06h17
A ESTRATÉGIA DO TRÁFICO ESTÁ DANDO
CERTO E ELE ESTÁ OUTRA VEZ GANHANDO
Os traficantes, seu dinheiro sem fim e suas armas poderosas tomaram conta de várias áreas do Rio de Janeiro há muitos anos. Desde que a legislação do nosso país colocou bandidos e cidadãos de bem como se fossem iguais. Bandidões não podiam ser atacados em favelas, porque denunciavam que só porque eram pretos e pobres sofriam perseguição policial. Seus direitos foram sendo ampliados na mesma proporção em que eles aumentavam seu poder sobre a mais linda e mais descontrolada cidade brasileira. Apesar das autoridades do Rio inventarem várias táticas, criarem programas sociais, tentarem tomar o lugar de bandidos nas favelas, correrem à imprensa com factóides tentando dizer que a situação está normal e controlada, a grande e pura verdade é que não está e jamais esteve. Há muitos anos, pelo menos.
Agora, os chefões do tráfico entenderam que uma das formas de afastar a polícia dos seus domínios é se colocar perto de escolas e de casas pobres e atirar nos homens da lei quando se aproximam. Na troca de tiros, geralmente morre um inocente. Nessa semana, foi uma criança, morta com um balaço de fuzil dentro da sala de aula. Toda a opinião pública se voltou contra os policiais, não contra os traficantes. A mídia destaca a morte inocente mas não toca na artimanha dos homens do tráfico, que devem estar morrendo de rir. Eles não querem a polícia em seu encalço. Querem continuar mandando, vendendo drogas nas portas das escolas, ganhando fortunas e usando armas exclusivas das Forças Armadas sem serem ameaçados. Cada vez que um “civil” morre, eles ganham pontos importantes. É a inversão da verdade. Os bandidos não são questionados, muito menos presos. A estratégia de colocar a polícia contra a comunidade que tem uma maioria de gente de bem está dando certo. Os criminosos estão ganhando de novo.
“BARRIGADA”
Susto mesmo levou o delegado Carlos Eduardo Ferreira, candidato a deputado estadual. Ele apareceu numa lista como o candidato mais rico do país, segundo a revista Isto É, com um patrimônio superior a 244 milhões de reais. Isso mesmo. Mais ou menos quatro Mega Senas acumuladas. A “barrigada” da revista deve ser corrigida na próxima edição.
OUTRO PATRIMÔNIO
A fortuna de Carlos Eduardo certamente não é de dinheiro. O patrimônio acumulado é o sucesso como policial e pelas centenas de amigos que reuniu durante sua vida. O erro da revista, que publicou uma informação absurda sem checar os números, será corrigido e ficará claro que o policial está entre os “remediados”, na relação de candidatos no país, em termos de grana.
CHAME O PSIQUIATRA!
Aliás, será que alguém que tivesse um dinheiro superior a 100 milhões de dólares iria perder seu tempo com política, cata aos votos, apertar mãos desconhecidas e tal? Se é que existe alguém com tanto dinheiro e se é que esse alguém imaginasse entrar para a uma campanha política, certamente seria a hora de chamar os psiquiatras para atendê-lo. Não é mesmo?
ATÉ QUE ENFIM
Estava na hora! A campanha eleitoral já tem quase um mês e o Sintero ainda não tinha anunciado nenhuma greve, nenhum protesto, nenhuma manifestação contra os adversários políticos do PT. Já estava fazendo falta. Agora não faz mais. O sindicato dos professores diz que vai fazer paralisação dia 6 de agosto. Contra o governo que é adversário, claro. Como sempre.
SÓ IRRITA
Aliás, nos últimos anos, o Sintero fez pequenas greves, paralisações, protestos, gastou uma grana preta com ônibus para trazer associados do interior para fazer barulho em Porto Velho. Adiantou alguma coisa? Na verdade não. Como só faz isso em tempo de eleições, perdeu o impacto junto à população. Que, aliás, só fica irritada com essas bobagens.
E A MULHERADA?
Muito barulho, anúncios de que dessa vez sim, a coisa iria mudar e, no final das contas, tudo igual. Apenas 17,2% entre todos os 475 candidatos que apresentaram seus nomes ao TRE para a disputa da eleição de outubro, no Estado, são mulheres. Só 82 num universo de 393 homens. O número delas aumenta só um pouqui9nho a cada eleição, enquanto o eleitorado feminino já é maioria em quase todas as cidades brasileiras.
EM TERCEIRO
O PT do presidente Lula, da poderosa família Viana e de Dilma Roussseff devem estar sem entender nada. O Acre, há anos reduto petista, colocou a candidata de Lula em terceiro lugar numa pesquisa. José Serra, segundo os números, teria 10 pontos percentuais a mais que Marina Silva, a acreana que era PT e hoje é PV. Dilma ficou lá atrás, com 23 pontos menos que Marina. A pesquisa é do Ibope.
PERDENDO TEMPO
A cada eleição, aparecem teses conspiratórias de que urnas eleitorais poderiam ser manipuladas para ajudar alguns candidatos e prejudicar outros. O assunto voltou à tona essa semana,pela internet. A tal conspiração de 2010 traz informações que seriam segredo de Estado. Uma bobajada sem fim, apenas prá gente perder tempo.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno