Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 21/08/11


 

Primeira Mão - 21/08/11 - Gente de Opinião
 
A BASE DA DEMOCRACIA ESTÁ
AMEAÇADA. É HORA DA REAÇÃO
 
Os magistrados brasileiros começam a temer por suas vidas, cada vez que saem para o trabalho, cada vez que chegam em casa, cada vez que assinam uma sentença. E não se pense que apenas os juízes de varas criminais, que tratam de casos dos grandes bandidões, estão solitários nessa roda viva do medo. Nada disso. Também nas varas cíveis e até as de família, há ameaças, há riscos, há perigos todos os dias. Pelo menos uma centena de magistrados país afora está na lista negra dos criminosos. Marcados para morrer. Na essência da democracia, que precisa de um Judiciário forte e respeitado, estamos também perdendo para a ditadura da violência. Quem sabe agora, quando começam a se tornar alvo – tal qual já o é a grande maioria dos cidadãos comuns – os membros do Judiciário ajudem a abrir os olhos do Congresso Nacional. Para que se acabem as leis de proteção aos bandidos, às penas brandas, a preocupação com os direitos humanos dos criminosos e nenhuma com os direitos humanos de suas vítimas. Mais que tudo, é hora do Judiciário, como um todo, berrar contra a absurda impunidade que a legislação, criada pelo sentimento de autoproteção de muitos políticos (que temem mais cedo ou mais tarde pagar pelo que fizeram), tem representado contra o Brasil. A bandidagem está tomando conta de tudo. Tem que haver reação imediata, forte, decisiva. Sem isso, não teremos mais saída alguma. Estaremos, definitivamente, entregues nas mãos da morte e da violência.
 
Quando o crime organizado ameaça e mata juízes; quando esses homens e mulheres que são a base da estrutura democrática correm riscos, apenas por cumprir sua complexa e essencial missão, é hora de uma reação de toda a sociedade. Não dá mais para contemporizar. Mudança urgente no Código Penal; mudança urgente nas penas brandas; fim das mordomias para quem comete qualquer tipo de delito. É tolerância zero. Fora isso, não tem mais solução.
 
 
TIME DE PESO
 
Trocou a data. A vinda do vice-presidente da República, Michel Temer, foi transferida para 1° de setembro. Ele estará, junto com José Sarney e com o presidente nacional da sigla, o rondoniense Valdir Raupp, na inauguração da nova sede do PMDB da Capital. Raupp está convidando também vários governadores peemedebistas e outros nomes ilustres do partido no cenário nacional, para a festança.
 
 
GARÇON VAI
 
Há pouco mais de 14 meses da eleição municipal, já se tem como certas pelo menos duas pré candidaturas para a disputa da Prefeitura de Porto Velho. Uma delas é a do deputado federal Lindomar Garçon, hoje um dos principais nomes do PV no Estado. Reeleito, Garçon tem se destacado na Câmara Federal por correr atrás de recursos para a Capital, Candeias e a região que representa. Já aparece em boa posição nas primeiras pesquisas para 2012.
 
 
NAZIF TAMB ÉM
 
O outro também é deputado federal e também já definiu, dentro do seu partido, o PSB, que vai tentar novamente chegar ao Palácio Tancredo Neves. Trata-se de Mauro Nazif, o deputado-médico, que também tem tido atuação destacada no Congresso. Nazif ainda estava estudando a situação local, mas tudo indica que ele está pronto, desde agora, para entrar na briga.
 
 
QUATRO NA LISTA
 
O PMDB vai decidir entre pelo menos quatro nomes, quem será o ungido para concorrer à Prefeitura. Zequinha Araújo, à frente nas pesquisas, é o preferido. Mas o próprio deputado estadual ainda não definiu se vai mesmo entrar na corrida. Abelardo Castro Neto e o atual vice prefeito Emerson Castro também estão na fila. Como surpresa, pode aparecer o advogado e ex vice governador Orestes Muniz.
 
 
TRÊS NO PT
 
No PT, as opções se resumem hoje a três nomes. Preferida no diretório municipal e da atual administração, Epifânia Barbosa sai na frente. Mas não se pode subestimar a força regional de Fátima Cleide. O problema é que a decisão é em nível municipal, dá Epifânia tem a preferência. Por fora, corre Cláudio Carvalho.
 
 
CADA UM EM SEU LADO
 
Os grupos políticos andaram se modificando nos últimos meses. Imaginava-se, até há bem pouco, que o ex-governador e atual senador Ivo Cassol embarcaria numa candidatura da turma do presidente da Assembleia, Valter Araújo. Já não há essa certeza. Valter é nome quase certo, mas o grupo de Cassol quer também ter chapa própria. Os dois – Cassol e Valter – que estiveram muito próximos nos últimos anos, podem ir para palanques diferentes, em 2012.
 
 
TURMA DOS NANICOS
 
Há vários outros nomes sendo cogitados, alguns com chances, outros apenas para fazer número nesse período que antecede as grandes decisões partidárias. Os partidos nanicos ainda esperam se juntar, todos numa frente só, para lançar uma candidatura. O primeiro nome que apareceu na lista foi o do atual secretário municipal Mário Jorge. Mas, por enquanto, as conversações não avançaram.
 
 
CONTRA ATAQUE
 
Começou o contra ataque do governo municipal contra o também petista José Hermínio Coelho, hoje considerado maior inimigo político do Palácio Tancredo Neves. Uma ala da mídia que não está sob influência de Hermínio já começou a divulgar duras críticas contra ele. O veneno e o contra veneno, nessa fase, serão usados dentro do PT. Os adversários de fora é quem sairão lucrando.
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

         O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)