Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 21/09/10



Primeira Mão - 21/09/10 - Gente de Opinião
PARA OS ESTADOS RICOS, CADA VEZ MAIS.

E AOS MAIS POBRES, CADA VEZ MENOS 

As enormes diferenças entre o Brasil-continente se acentua cada vez que o IBGE anuncia novo levantamento. Um deles dá a dimensão da enorme diferença de renda e de qualidade de vida entre os brasileiros do sul e sudeste com os do norte e nordeste. Enquanto nos estados ricos do sudeste – São Paulo, Minas, Rio e os três do sul - têm quase 82% das habitações com abastecimento de água, esgot0 sanitário e lixo coletado, nas duas regiões mais pobres os números são ainda terríveis. No norte, por exemplo, apenas 13,7% das residências têm esses serviços. O nordeste está um pouco melhor: tem 37%. Mas a verdade é que a concentração de renda nos estados ricos e os investimentos dos governos, durante décadas e décadas, sempre em direção a quem tem mais, deixa as regiões mais pobres do país num terceiríssimo plano.

No caso de Rondônia, especificamente, houve uma melhoria em relação à situação de anos atrás, mas até os grandes investimentos anunciados para sua Capital, em relação à implantação de 100% de abastecimento de água e esgoto, esbarram em questões burocráticas e legais, não saindo do lugar. É sempre assim com os mais pobres. O TCU, que libera praticamente todas as obras em regiões ricas, quando se trata dos mais necessitados, sempre encontra “indícios” de irregularidades. Nos gabinetes refrigerados a ar, onde poucos saem para conhecer as verdadeiras necessidades do brasileiro pobre, a tendência é sempre favorecer quem tem mais. Vê-se, portanto, que pelo menos nesse quesito, o discurso é bem diferente da realidade.

 

 

 NOVOS ENCONTROS

Depois de terem participado ontem à noite do debate na TV Candelária/Record, transmitido ao vivo e via satélite para todo o Estado, os cinco candidatos ao Governo do Estado vão estar juntos outras vezes, antes de 3 de outubro. Se houver segundo turno, as participações ficarão restritas a apenas dois nomes.

“AMIGUINHOS”

No próximo dia 28, uma terça-feira, por exemplo, todos os cinco vão se encontrar duas vezes no mesmo dia. Pela manhã, estarão na sede da OAB, em Porto Velho, para apresentar suas posições sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. À noite, participam do último debate antes da eleição, na TV Rondônia. Vão acabar ficando amiguinhos, de tanto se reunir!

DIA DE DECISÃO

As próximas 24 horas serão de angústia e espera para o candidato ao governo, Expedito Júnior, seus amigos, simpatizantes e eleitores. É que nesta quarta, o Supremo Tribunal de Justiça do país vai decidir se a Lei Ficha vale para esta eleição e se tem poder retroativo. Expedito depende dessa decisão para continuar sua campanha.

EM DEFESA DA LEI

Embora alguns mais afoitos queiram ignorar a Constituição, ouve-se que a tendência do STF é defender a Lei Magna, decidindo que a Lei só valerá para a próxima eleição. Os ministros, no caso de Expedito, terão que decidir também outro ataque à Constituição: a que diz que um brasileiro não pode ser condenado duas vezes pelo mesmo motivo. E é isso que muita gente está querendo.

TENSÃO E EXPECTATIVA

A decisão sobre a Lei Ficha Limpa vai definir algumas centenas de candidaturas país afora, que estão ainda sem o aval da Justiça Eleitoral. Há, pelo Brasil afora, muito tensão e expectativa em vários comitês. O futuro dos candidatos, bons de voto – como é o caso de Expedito – dependerá do que o STF disser nesta quarta.

VEZ DE VALVERDE

Como já fez em outras datas com os candidatos ao Governo do Estado, o Sinduscon-RO, presidido pelo empresário Chagas Neto, recebe na manhã desta terça, em sua sede, mais um postulante ao Palácio Presidente Vargas. A partir das 8h30, empresários do setor da construção civil vão ouvir o candidato do PT ao governo, Eduardo Valverde.

TEMAS DO SETOR

Na pauta do encontro, temas iguais as tratados com João Cahulla, Expedito Júnior e Confúcio Moura, que já participaram das reuniões do Sinduscon-RO, para falar sobre suas propostas e projetos: a construção civil e, com destaque, a geração de empregos e qualificação da mão de obra, em todo o Estado. O Sinduscon é o maior sindicato patronal de Rondônia.

TRISTE REGISTRO

Rondônia está entre os 15 estados mais violentos do Brasil. A matança de jovens, principalmente, não é uma tragédia local. Ela é nacional. A violência cresce célere e em pouco tempo estará matando mais que as doenças cardíacas, os derrames cerebrais e até que o trânsito. E nada vai mudar, enquanto a lei estiver ao lado de criminosos e não em defesa da sociedade.

BICO FECHADO

Por falar nisso, Dilma Rousseff está prestes a ganhar a eleição no primeiro turno. E não disse, até agora, nenhuma palavra sobre mudanças no Código Penal. Para ela – e também para José Serra e Marina Silva, que ignoram o assunto – está bom do jeito que está.


 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Sergio Pires  - ibanezpvh@yahoo.com.br
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube / Turismo   /  Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

 Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

          Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita

Gente de Opinião Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)