Terça-feira, 22 de março de 2011 - 06h40
NÃO ESTÁ NA HORA DE UMA CPI PARA
INVESTIGAR O DESCASO DA EX-CERON?
O deputado Neodi Carlos (foto) denunciou na tribuna da Assembleia, dias atrás, mais um grave problema causado pela Eletrobrás Rondônia (o novo nome da Ceron), que agora também é responsabilizada por prejuízos incontáveis aos já sofredores produtores de leite do Estado. A constante falta de energia em Machadinho do Oeste e região, está deixando azedar milhares de litros do produto, que, armazenados, acabam tendo que ser jogados fora simplesmente porque não há abastecimento de energia para que os tanques mantenham o resfriamento. É um absurdo o que está acontecendo. Mas não pára por aí. Cada vez que falta energia na região, desesperados, os produtores ficam tentando, por horas, falar com o famigerado 0800, que a estatal coloca a disposição dos consumidores. Depois do prejuízo no bolso, há ainda muita raiva e irritação, porque o tal telefone, que deveria atender mas não atende, está à beira mar, no Rio de Janeiro. E é totalmente inútil. Como o é para qualquer pessoa, em qualquer recanto do Estado, que queira falar com alguém que dê uma informação segura sobre o que está acontecendo com o desabastecimento de energia em Rondônia.
Neodi foi aparteado por vários deputados, todos solidários com mais esse desserviço que a ex-Ceron presta à comunidade rondoniense. A constante falta de energia; o total desrespeito ao consumidor – se for em final de semana, então, é total perda de tempo tentar falar com o tal 0800 – já determina que as autoridades tomem medidas imediatas e duras. Com energia abundante, porque o abastecimento está tão capenga? E porque uma empresa que fatura bilhões de reais mantém um serviço de atendimento ao público a mais de 3.500 quilômetros de Porto Velho e das demais cidades de Rondônia? Está na hora da própria ALE tomar posição. Quem sabe a criação de uma CPI não ajudaria a mudar o vergonhoso quadro?
RESCALDO
Passado o pior de Jirau, a polícia segue linhas de investigações em várias direções, para chegar aos envolvidos na destruição do canteiro de obras e, principalmente, quem coordenou e comandou o projeto de terra arrasada. Já há pistas, mas por enquanto nada é divulgado para não prejudicar o trabalho investigativo.
FICA, FICA!
O secretário de segurança, Marcelo Bessa, lidera um esforço do governo do Estado para que a Força Nacional de Segurança permaneça em Porto Velho, senão por anos, pelo menos nos próximos meses. A ideia é de que o grupo federal vigie a área das hidrelétricas, já que o controle da área é de responsabilidade da União.
MULTIPLICOU
O esforço do presidente da Assembleia, deputado Valter Araújo, para ajudar a conter a crise que se formou depois dos ataques a Jirau, foi elogiado por várias autoridades. No programa Via Sat de sábado – ao vivo e via satélite para todo o Estado, pela TV Candelária – o secretário Marcelo Bessa disse que Valter se multiplicou para atuar em várias frentes. A ALE foi bem representada, destacou.
MAIS LEMBRANÇAS
Na sexta-feira, grande homenagem à memória dos petistas Eduardo Valverde e Ney Bezerra, mortos em terrível acidente na BR 364, em Ji-Paraná. Autoridades nacionais e políticos de todos os naipes participaram do evento. A história de Valverde, que certamente tão cedo não será esquecida em Rondônia, foi muito lembrada.
COM OBAMA
Se Obama não veio a Confúcio, Confúcio foi a Obama. O governador rondoniense, que convidou o presidente americano para visitar Porto Velho, acabou sendo premiado. Foi uma das (poucas) personalidades brasileiras convidadas para participar de jantar em homenagem ao todo-poderoso chefe de governo. Como convidado especial.
GUERRA POLÍTICA
A guerra política que se avizinha será forte, dura, com vários rounds. Forças poderosas de um e outro lado estão sendo arregimentadas. Vai haver troca dura de acusações, tentativas de tomar o mandato deste ou daquele; ataques e contra ataques. Uma pena para Rondônia, que começou o 2011 com o pé esquerdo.
TRÁGICO
Não é mentira! Não é invenção! É a (triste) realidade. Um jovem que, há três anos, assassinou pelo menos 12 pessoas na região do Vale do Sinos, próximo a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, está sendo libertado esta semana. É que ele já cumpriu os três anos máximos de “medidas sócio-educativas”.
SERIAL KILLER
O assassino violento, que em muitos casos ainda torturava suas vítimas antes de matá-la, será colocado sob cuidados da família, porque a lei impede que ele fique mais tempo atrás das grades. Há um pânico geral, porque o garoto gosta mesmo de matar, é um serial killer. Mas para a lei brasileira, ele é apenas um jovem problemático, que precisa de uma nova oportunidade. Terá. Vai voltar a matar em série, dentro de pouco tempo.
0800
Na Assembleia, o deputado Lebrão foi eleito o Corregedor e Ribamar Araújo, o Ouvidor. Lebrão tratará das questões internas e Ribamar vai ser o contato direito com a comunidade que quiser opinar, criticar, elogiar ou sugerir medidas na ALE. Ele está pensando inclusive na criação de um 0800 para que o rondoniense fale direto com a Ouvidoria. O assunto está em andamento.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro
O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa
O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio
O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic
Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa