Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 22/03/11


Primeira Mão - 22/03/11 - Gente de Opinião

NÃO ESTÁ NA HORA DE UMA CPI PARA

INVESTIGAR O DESCASO DA EX-CERON?

O deputado Neodi Carlos (foto) denunciou na tribuna da Assembleia, dias atrás, mais um grave problema causado pela Eletrobrás Rondônia (o novo nome da Ceron), que agora também é responsabilizada por prejuízos incontáveis aos já sofredores produtores de leite do Estado. A constante falta de energia em Machadinho do Oeste e região, está deixando azedar milhares de litros do produto, que, armazenados, acabam tendo que ser jogados fora simplesmente porque não há abastecimento de energia para que os tanques mantenham o resfriamento. É um absurdo o que está acontecendo. Mas não pára por aí. Cada vez que falta energia na região, desesperados, os produtores ficam tentando, por horas, falar com o famigerado 0800, que a estatal coloca a disposição dos consumidores. Depois do prejuízo no bolso, há ainda muita raiva e irritação, porque o tal telefone, que deveria atender mas não atende, está à beira mar, no Rio de Janeiro. E é totalmente inútil. Como o é para qualquer pessoa, em qualquer recanto do Estado, que queira falar com alguém que dê uma informação segura sobre o que está acontecendo com o desabastecimento de energia em Rondônia.

Neodi foi aparteado por vários deputados, todos solidários com mais esse desserviço que a ex-Ceron presta à comunidade rondoniense. A constante falta de energia; o total desrespeito ao consumidor – se for em final de semana, então, é total perda de tempo tentar falar com o tal 0800 – já determina que as autoridades tomem medidas imediatas e duras. Com energia abundante, porque o abastecimento está tão capenga? E porque uma empresa que fatura bilhões de reais mantém um serviço de atendimento ao público a mais de 3.500 quilômetros de Porto Velho e das demais cidades de Rondônia? Está na hora da própria ALE tomar posição. Quem sabe a criação de uma CPI não ajudaria a mudar o vergonhoso quadro?

 

 

RESCALDO

Passado o pior de Jirau, a polícia segue linhas de investigações em várias direções, para chegar aos envolvidos na destruição do canteiro de obras e, principalmente, quem coordenou e comandou o projeto de terra arrasada. Já há pistas, mas por enquanto nada é divulgado para não prejudicar o trabalho investigativo.

FICA, FICA!

O secretário de segurança, Marcelo Bessa, lidera um esforço do governo do Estado para que a Força Nacional de Segurança permaneça em Porto Velho, senão por anos, pelo menos nos próximos meses. A ideia é de que o grupo federal vigie a área das hidrelétricas, já que o controle da área é de responsabilidade da União.

MULTIPLICOU

O esforço do presidente da Assembleia, deputado Valter Araújo, para ajudar a conter a crise que se formou depois dos ataques a Jirau, foi elogiado por várias autoridades. No programa Via Sat de sábado – ao vivo e via satélite para todo o Estado, pela TV Candelária – o secretário Marcelo Bessa disse que Valter se multiplicou para atuar em várias frentes. A ALE foi bem representada, destacou.

MAIS LEMBRANÇAS

Na sexta-feira, grande homenagem à memória dos petistas Eduardo Valverde e Ney Bezerra, mortos em terrível acidente na BR 364, em Ji-Paraná. Autoridades nacionais e políticos de todos os naipes participaram do evento. A história de Valverde, que certamente tão cedo não será esquecida em Rondônia, foi muito lembrada.

COM OBAMA

Se Obama não veio a Confúcio, Confúcio foi a Obama. O governador rondoniense, que convidou o presidente americano para visitar Porto Velho, acabou sendo premiado. Foi uma das (poucas) personalidades brasileiras convidadas para participar de jantar em homenagem ao todo-poderoso chefe de governo. Como convidado especial.

GUERRA POLÍTICA

A guerra política que se avizinha será forte, dura, com vários rounds. Forças poderosas de um e outro lado estão sendo arregimentadas. Vai haver troca dura de acusações, tentativas de tomar o mandato deste ou daquele; ataques e contra ataques. Uma pena para Rondônia, que começou o 2011 com o pé esquerdo.

TRÁGICO

Não é mentira! Não é invenção! É a (triste) realidade. Um jovem que, há três anos, assassinou pelo menos 12 pessoas na região do Vale do Sinos, próximo a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, está sendo libertado esta semana. É que ele já cumpriu os três anos máximos de “medidas sócio-educativas”.

SERIAL KILLER

O assassino violento, que em muitos casos ainda torturava suas vítimas antes de matá-la, será colocado sob cuidados da família, porque a lei impede que ele fique mais tempo atrás das grades. Há um pânico geral, porque o garoto gosta mesmo de matar, é um serial killer. Mas para a lei brasileira, ele é apenas um jovem problemático, que precisa de uma nova oportunidade. Terá. Vai voltar a matar em série, dentro de pouco tempo.

0800

Na Assembleia, o deputado Lebrão foi eleito o Corregedor e Ribamar Araújo, o Ouvidor. Lebrão tratará das questões internas e Ribamar vai ser o contato direito com a comunidade que quiser opinar, criticar, elogiar ou sugerir medidas na ALE. Ele está pensando inclusive na criação de um 0800 para que o rondoniense fale direto com a Ouvidoria. O assunto está em andamento.

Gente de Opinião

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

 Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

          Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita

Gente de Opinião Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)