Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 22/05/09


Primeira Mão - 22/05/09 - Gente de Opinião 
UMA DECISÃO PESSOAL E IDEOLÓGICA
NÃO DÁ ESPAÇO PARA O BOM SENSO


Teimosia. Ideologia antes da lógica e da obviedade. Demonstração de poder e força e falta de bom senso na busca de solução pacífica para conflitos. Se poderia enumerar uma série de outras razões para criticar o ministro Carlos Minc, do Meio Ambiente, por sua posição, pessoal, baseada apenas em convicções próprias, de não aceitar negociar a troca de uma área irregularmente ocupada por cerca de cinco mil pessoas, na Floresta Nacional Bom Futuro, por outra, de compensação, que seria doada pelo Estado de Rondônia para a região onde será construída a hidrelétrica de Jirau. Além da petulância e da falta de diálogo, Minc enrolou-se também nas próprias pernas. Ou nas próprias palavras. Disse tantas bobagens, fez tantas ameaças, fez tanto jogo de cena em cima da desgraça alheia – ou seja, daquela gente toda que, em alguns casos está há mais de 15 anos naquela área – que agora fica difícil voltar atrás e aceitar o óbvio. O ministro do Meio Ambiente, que esteve em Rondônia esta semana, não quer saber de conversa. Ou se faz as coisas como ele decidiu ou... Não adiantaram nem propostas feitas pelo governador Cassol e até por membros da Comissão do Meio Ambiente da Câmara. Minc já decidiu que as famílias de Bom Futuro não merecem viver no lugar em que desbravaram e cresceram. Ponto final.

BOM PROVEITO

João Cahulla aproveitou muito bem seus nove dias como governador interino. Ocupou todos os espaços, andou pelo Estado inteiro, discursou, anunciou obras, entregou ambulâncias e equipamentos. Está em ponta de bala para começar sua campanha pelo Palácio Presidente Vargas. Só falta agora esperar os prazos que a lei eleitoral determina.

SÓ NA ESPERA

Cahulla também continua no aguardo da oficialização de decisão do alto comando do PSDB para que ele dispute o Governo pela sigla tucana. O assunto continua sendo tratado internamente e o alto tucanato não oficializou, de público, aquilo que já estaria acertado entre as partes interessadas.

MAIS UM

Além de Ivo Cassol e Valdir Raupp, além de Tiziu Jidalias e Fátima Cleide (será que ela vai?), aparece mais um nome para entrar na briga pelas duas vagas ao Senado que estarão em disputa no ano que vem. Correndo por fora chega o ex-deputado e presidente regional do PP, Agnaldo Muniz. E vem cheio de esperança...

SERRA NÃO!

A saúde problemática da ministra Dilma Roussef muda a tática governista para 2010. Já há um documento no Congresso com mais de 170 assinaturas para mudança na Constituição, permitindo um terceiro mandato presidencial. O PT e seus aliados já acham que só Lula pode barrar a vitória do tucano José Serra.

TUDO IGUAL

Mais um quadrimestre se foi e as duas mais importantes questões ainda pendentes em Brasília e das quais Rondônia depende muito, não saíram do lugar. Tanto o caso da dívida absurda do extinto Beron quanto o da transposição dos servidores do ex-Território para a folha da União ficaram onde sempre estiveram: totalmente parados.

ATÉ O LULA!

Houve tentativas aqui e ali, discursos aqui e ali e até o governador Cassol levou os dois temas, pessoalmente, ao presidente Lula. Mas de prático...nada. Ou seja, todos os meses continuam ficando retirados em Brasília os mais de 10 milhões do Beron e os custos dos salários de quase 20 mil servidores. Nenhum avanço.

SÓ NEGÓCIOS

Não importa para o senador Valdir Raupp as posições político-ditatoriais de Hugo Chávez. O representante rondoniense acha que está na hora de abrir a porta do Mercosul para a Venezuela, para ampliar o volume de negócios com o Brasil. A Câmara já aprovou mas o Senado quer distância de Chávez. A começar pelo presidente, o senador José Sarney.

SEM FUMAÇA

O ministro Carlos Minc andou por aqui, falastrão como sempre e doido por câmeras e microfones. Falou mais “soft” sobre a questão da Floresta Nacional do Bom Futuro. E nenhuma palavra sobre a liberação da maconha, que ele defende até em passeatas no Rio de Janeiro.

EXPOVEL

A Expovel está chegando e pelo menos a Justiça tomou uma decisão de bom senso, permitindo a grande carreata que abre a feira. Mas o problema maior, de tanta gente atrapalhando, torcendo contra, colocando obstáculos, continua sendo uma realidade. Repetindo: para ajudar, alguns poucos. Para prejudicar, uma multidão.

VERMELHOS

O conhecido advogado Amadeu Machado e um grande grupo de torcedores do Internacional de Porto Alegre já andam animados. A continuar assim, no Brasileirão, os colorados do Rio Grande podem ser considerados favoritos em 2009. A torcida vermelha em Rondônia é grande e anda tendo muito o que comemorar. 

Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br  /  www.opiniaotv.com.br 
ibanezpvh@yahoo.com.br 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

 Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

          Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita

Gente de Opinião Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)