Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 22/07/09


 Primeira Mão - 22/07/09 - Gente de Opinião

GOVERNO MORALES EXPULSARÁ
MAIS DE TRÊS MIL BRASILEIROS


O Brasil tem uma posição elogiável na questão dos imigrantes. São milhares e milhares, abrigados sob o manto do respeito e da solidariedade. Recentemente, aliás, o governo abriu as portas para regularizar a situação de um grande número de pessoas que, vindas de outros países, aqui encontraram seu novo chão. Já a Bolívia e seu governo que vive ainda nos tempos da Guerra Fria, faz o contrário. Vai expulsar mais de três mil brasileiros – quase todos pobres, a maioria de colonos, seringueiros e castanheiros – que vivem numa área de 50 quilômetros de fronteira, numa região próxima a Rondônia e ao Acre. Algumas famílias estão há mais de três décadas nas terras que em formaram suas vidas e delas sobrevivem. Pois Evo Morales, seguindo ideologia absurda e desumana para com os estrangeiros, deu prazo até dezembro para que todos os brasileiros residentes na área saiam do país, abandonem tudo o que produziram, esqueçam onde viveram e caiam fora. Para que? Para dar a mesma terra a bolivianos que devem ir para a região produzir a folha de coca, uma “riqueza” nacional, essência para a produção de cocaína.

Morales e seu governo têm sorte. Em outras épocas, suas loucuras seriam tratadas como merecem. Mas o atual governo brasileiro quer ser amiguinho de aprendizes de ditador. Então, que se danem os compatriotas que vão perder tudo o que conseguiram na vida!

FARPAS

Quebrou o pau entre o prefeito Roberto Sobrinho e o deputado federal Mauro Nazif, que, aliás, foi seu adversário na última disputa pela Prefeitura. Nazif criticou a Prefeitura por ter perdido verbas de um convênio de inclusão digital. Foi criticado tanto por Sobrinho quanto pelo secretário Jair Ramires. As farpas trocadas não foram poucas.

OUSADIA

Assalto à casa do comandante do 5º BPM, no último final de semana, foi mais um deboche dos bandidos contra as autoridades. O coronel Cláudio Cunha Santos estava fora e os ladrões levaram até uma jóia rara dele, herança de família. Protegidos por leis espúrias, que os protegem, os bandidos andam casa vez mais ousados.

ALVO DE TODOS

O recesso parlamentar, tanto da Assembléia como do Congresso, não aplacou a andança de muitos políticos rondonienses para lá e para cá e Rondônia. Poucos tiraram férias. A maioria anda correndo os municípios, aproveitando para estar mais perto do eleitor. Todos de olho nas urnas em 2010, é claro.

NA MÍDIA

Da ALE, todos os dias chegam releases de assessores de vários deputados, contando seus passos pelo interior, o que conseguiram para os municípios, os contatos com lideranças políticas e comunitárias. Pelo menos uma dezena de parlamentares não esqueceu que precisa manter-se na mídia, mesmo no recesso.

NOMES

Os que mais têm gerado informações nos últimos dias são Jesualdo Pires, Tiziu Jidalias, Miguel Sena, Euclides Maciel, Néri Firigolo, Ribamar Araújo, Alexandre Brito, Valter Araújo e o presidente Neodi Carlos. Pelo menos até agora.

INCÊNDIO

Na Câmara Municipal de Porto Velho, continua a pressão contra o Palácio Tancredo Neves. Alguns vereadores aliados de primeira hora do prefeito Sobrinho andam querendo virar a casaca. O líder do governo na Câmara, Marcelo Reis, te se virado para apagar incêndios. Por enquanto não conseguiu muito.

CARTEIRINHA

A maior surpresa veio do presidente José Hermínio Coelho, petista de carteirinha e sempre aliado do prefeito Roberto Sobrinho. Ele exigiu a cabeça de pelo menos dois secretários (Fernanda Moreira, da Semtran e Jair Ramires, da Semob), no que foi seguido por outros edis. Sobrinho não lhes deu atenção, ao menos até agora.

DIFERENTE

Enquanto a CUT e (vale o mesmo para a União Nacional dos Estudantes) estáo cada vez mais ligada ao governo federal, a quem não faz restrição e muito menos se mobiliza em nome dos seus associados, nos estados onde não é o PT o governo a coisa é diferente.

BARULHO E SILÊNCIO

Em Rondônia, por exemplo, sindicatos filiados à CUT estão sempre prontos para protestos, greves, mobilizações, ainda mais quando chega perto de um ano político como 2010. Em relação ao governo federal, contudo, silêncio total. Afinal, aliado político não pode ser contestado.

PARTIDÃO

Entre os novos nomes que o PC do B apresenta para as eleições de 2010, estão dois ex-deputados Silvana Davis e Daniel Pereira. Os comunistas andam atrás de outras lideranças para reforçar seu time para a disputa de cadeiras na Assembléia e no Congresso 

Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br 
ibanezpvh@yahoo.com.br 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

 Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

          Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita

Gente de Opinião Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)