Terça-feira, 21 de setembro de 2010 - 23h22
UMA ELEIÇÃO IGUAL MARCA RETA DE
CHEGADA NA DISPUTA PELO GOVERNO
Definida a eleição presidencial, com Dilma Roussef chegando a mais de 30 pontos de vantagem sobre José Serra, seu principal adversário, na cor local todos os olhos se voltam para a acirrada disputa pelo governo rondoniense. A apenas onze dias do primeiro turno da eleição – poucos duvidam ainda que haverá segundo turno – chega-se à reta final com uma das mais equilibradas eleições da história de Rondônia. Com exceção de Marcus Sussuarana, que está no páreo apenas para marcar presença do seu PSOL, todos os demais candidatos não podem ser excluídos do páreo. Entre o quarteto que pode se considerar com chances, o que está em situação menos confortável é Eduardo Valverde, do PT. Com toda a sua experiência e o bom trabalho realizado como deputado federal, inclusive como coordenador da bancada estadual no Congresso, Valverde não cresceu como esperava e, pelo menos até agora, parece ter sido um pouco abandonado pela sempre atuante militância do seu partido, o PT. Restam três nomes, dois dos quais estarão no segundo turno. E um deles, Expedito Júnior, ainda depende da decisão do STF nesta quarta, para saber se fica ou não na corrida pelo governo.
Se Expedito permanecer no páreo, que é o que esperam seus companheiros e apoiadores, a disputa ferve. Será entre ele, João Cahulla e Confúcio Moura a grande corrida em direção ao turno decisivo da eleição. Se por acaso o tucano ficar fora, Cahulla e Confúcio é que, certamente, chegarão lá. É uma eleição complicada, disputada voto a voto, com os candidatos trabalhando ainda mais duro na reta final da disputa. Nenhuma previsão pode ser feita, nada aponta a vantagem de um e outro. Esse é o quadro de hoje, na eleição que promete ficar para a história da política de Rondônia. Agora, é só esperar. Falta muito pouco.
ESSE FOI QUENTE
O grande debate promovido pela TV Candelária – que, aliás, marcou um feito histórico nas comunicações do Estado, com o seu novo sistema de transmissão em HD – foi o melhor de todos, até agora, entre os cinco postulantes ao Governo. Teve momentos de grande tensão. O apresentador Léo Ladeia teve que usar de toda a sua experiência para segurar as pontas.
QUASE FERVEU
Uma platéia de mais de 120 convidados ilustres lotou o auditório da Candelária, na avenida rio Madeira. O ex-governador Ivo Cassol, candidato ao Senado, era um deles. Cassol protagonizou um momento tenso do encontro, ao protestar contra críticas a ele e a Cahulla dirigidas por Expedito Júnior. O clima mais que esquentou. Quase ferveu.
AVALIAÇÃO
Como cada assessoria distribui nota à imprensa considerando que seu candidato foi o melhor, as opiniões se dividem. Uns acham que foi Expedito, outros apostam em Valverde, outros em Confúcio e em Cahulla. O atual governador, alvo de todos os demais concorrentes, manteve-se bem. Sussuarana, sem compromisso algum, atirou para todos os lados.
GRANDE VENCEDOR
O encontro desta segunda, na TV Candelária, em rede estadual e via satélite para mais de 80% da população do Estado, teve sim um grande vencedor, o principal de todos. Foi o empresário Everton Leoni, comandante geral do Sistema Imagem de Comunicação. Ele e sua equipe deram um show de competência, organização e qualidade no maior debate da TV rondoniense.
DIA D
Esta quarta-feira é o Dia D para as candidaturas que estão pendentes em função da confusa situação da Lei Ficha Limpa. O caso Roriz será julgado pelo Supremo e, a partir da definição, se saberá se ela vale mesmo ou não para esta eleição. O candidato ao governo de Rondônia, Expedito Júnior, será um que terá definida sua situação hoje.
IBOPE
No próximo dia 28, terça da próxima semana, será um dia muito importante para se saber quem é quem na corrida pelo Palácio Presidente Vargas. Neste dia, será lançada a última pesquisa do Ibope, em Rondônia, antes do primeiro turno. A pesquisa abrangerá também as candidaturas ao Senado. Aguardemos, pois!
NÃO TEM VOLTA
Por falar em pesquisa, a última, nacional, divulgada na noite de segunda, dá 30 pontos de vantagem de Dilma Roussef sobre José Serra. Ou seja, não há mais o que fazer em relação ao comando do país. Dilma Lula Roussef estará eleita, com grande vantagem, já no primeiro turno da disputa.
MEDIDA PRÁTICA
O deputado estadual Jesualdo Pires tomou uma decisão prática e importante. Tirou o caso da criação da Universidade Estadual do discurso e partiu para a prática. Ou seja, quer definir agora, verba no orçamento do Estado para 2011, permitindo assim a implantação da nova estrutura. Agora sim, pode-se dizer que foi feito algo objetivo para que a Universidade rondoniense saia do papel.
ADEUS DE SERRA
José Serra, que sempre sonhou em ser Presidente, provavelmente dá adeus a esse projeto. Perdeu suas chances. A partir de agora, o grande nome da oposição ao PT, será o governador mineiro Aécio Neves. Ele vem com tudo para 2014. Serra ficará com seus domínios restritos ao seu estado, São Paulo
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno