Sexta-feira, 3 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 22/12/09



NÃO SE PODE TRANSFORMAR COLONOS
EM VILÕES APENAS POR UMA CANETADA

O 2009 está chegando ao fim e, se houve importantes avanços para Rondônia, há também muitas questões continuam em aberto. Uma delas refere-se à situação de centenas de famílias que ocupam algumas áreas há anos, sempre foram consideradas pioneiras e fundamentais para o desenvolvimento da região mas, de uma hora para outra, estão sendo tratadas como os piores bandidos deveriam ser. Há casos em que uma determinada região foi transformada em floresta nacional ou área de preservação, portanto intocada, com gente morando nelas há anos e anos, senão décadas. Ou seja, os desbravadores de ontem, por leis criadas depois que eles já estavam na terra, trabalhando e produzindo, estão se transformando de quase heróis em vilões num a canetada. Há, sem dúvida, abusos e destruição da floresta que precisam ser combatidas. O meio ambiente tem que ser preservada da fome por dinheiro de muita gente que suga nossas riquezas, enche os bolsos de dinheiro e depois nos deixa só com a terra arrasada. Mas não se pode dar o mesmo tratamento aos pequenos colonos, aos que vieram geralmente de tão longe para realizar seus sonhos, e, quase sempre, incentivados por governos do passado. Mudou o governo mas o Brasil é o mesmo, seu povo sofredor é o mesmo. Não se pode tratar o assunto como se todos fossem criminosos, destruidores, irresponsáveis.

Se há uma questão que precisa ser resolvida em 2010 é essa. Milhares de rondonienses que adotaram essa terra como sua têm que ser respeitados e não tratados com violência, bombas de efeito moral e cassetetes de militares da Força Nacional. Esse absurdo precisa ser corrigido. Esperemos que o seja neste ano que chega.

PISTOLAGEM

Dois anos e nove meses depois, a polícia pegou os bandidos que mataram o advogado Valter Nunes Almeida, de Cacoal. Foi um crime de pistolagem, a sangue frio e os dois bandidos tem qaue apodrecer na cadeia. Mas falta ainda o personagem principal. Quem mandou matar? Até agora, essa pergunta está sem resposta. 



FALTA O PRINCIPAL


Se não colocar atrás das grades quem pagou para que dois criminosos executassem o crime, a polícia não poderá dizer que o caso está esclarecido e encerrado. O mandante tem que sofrer a dureza do peso da lei. Senão, fica como o caso Olavo Pires, em que até hoje não se sabe quem mandou matá-lo. 



AGUACEIRO


A chuvarada do domingo atrapalhou muita festa que estava programada para Porto velho. A começar pela grande promoção, preparada com várias atrações e prêmios pela Prefeitura e passou pelo Bingão da Solidariedade. Se não fosse chuva, as duas festas teriam público muito maior. 



PREJUÍZOS


Também o comércio do centro da Capital teve prejuízos. Os lojhistas se cotizaram e investiram pesado para chamar o público às compras exatamente no domingo que antecede o Natal. A chuvarada, que começou na madrugada e seguiu durante quase todo o dia, fez com que a presença nas lojas fosse menor que a esperada. 



VAI SAIR FAÍSCA

Debandada geral dos políticos. Nessa época de festas, a maioria se concentrou no interior, para ficar perto da família e do eleitorado mais próximo. Depois do Ano Novo, começa a preparação real para uma das mais duras campanhas que se pode antever em Rondônia. Vai sair faísca... 



NÃO É FERIADO


Nesta terça, Rondônia comemora mais um aniversário, o primeiro com a nova data, aquela da verdadeira criação e da transformação de território em Estado. Uma grande festa promovida pelo Governo do Estado será realizada ao lado do Palácio Presidente Vargas, nas escadarias da Unir. Mas é bom lembrar que a terça não é feriado. Felizmente. 



JUSTA HOMENAGEM


Várias autoridades vão receber a Medalha Marechal Rondon, pelos serviços prestados a Rondônia. É uma honraria incomparável. Um dos que receberá a distinção é o coordenador da Governadoria e diretor do Shopping Cidadão, o competente e dedicado Carlos Canosa. Mais que merecido. 



OUTROS AGRACIADOS


Também recebem a comenda, entre várias outras personalidades, o empresário José Bonifácio, do grupo Odebrecht, responsável pelas obras da hidrelétrica de Santo Antonio; a secretária Jaqueline Cassol, p titular da Secretara de Finanças, José Genaro e a comandante da PM, coronel Angelina. Tudo na festa desta terça, comandada pelo governador Ivo Cassol.

FALTA POUCO

Falta pouco para que o Estado ganhe, finalmente, um Centro POlíticvo e Administrativo à altura da sua grandeza. O diretor do Deosp, Alceu Ferreira, anunciou que 70% dos trabalhos da gigantesca obra na Esplanada das Secretarias estão prontos. Os prédios serão entregues dentro do prazo previsto. O governador Cassol, que sempre sonhou em entregar o CPA aos rondonienses, está comemorando. 

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta

Governador oferece apoio de técnicos a Léo Moraes. Novo prefeito ainda não montou sua equipe de governo

Governador oferece apoio de técnicos a Léo Moraes. Novo prefeito ainda não montou sua equipe de governo

          Não é exato como um bom relógio, mas numa conta simples, faltam pouco mais de 144 horas para que Porto Velho tenha um novo Prefeito. Léo M

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)