NÃO TEMOS UM MILAGRE ECONÔMICO MAS
RONDÔNIA CRESCE BEM MAIS QUE O BRASIL
Mais que o dobro do ano passado. Os números não mentem. Nunca em Rondônia houve tantas pessoas empregassem período tão curto como agora. Segundo dados oficiais do Sine, foram 5.351 trabalhadores contratados apenas no mês de janeiro. Destes, quase a metade foi para a construção civil, o setor que mais cresce e que, por conseqüência, mais emprega no Estado e em especial em Porto Velho. As obras das hidrelétricas do Madeira são explicação lógica para esse crescimento, porque além delas mesmo absorverem tantos novos trabalhadores – serão mais de 25 mil empregos diretos no auge das obras, entre 2011 e 2012 - possibilitam uma geração de riqueza que afeta todos os demais setores. É só andar pela Capital do Estado e contar: pelo menos uma centena de novos prédios estão sendo construídos e não há um só canto da cidade em que um edifício ou uma casa não estejam sendo reformadas. A mão de obra escasseou de tal forma que em alguns casos, quem quer reformar ou melhorar sua casa tem que entrar na fila de espera dos trabalhadores.
Tudo isso reflete na economia com um tudo, colocando a construção civil bem à frente dos demais setores mas ampliando o emprego também no comércio e nos serviços. Rondônia é o estado da região norte que mais cresce e seus índices de desenvolvimento, hoje, superam os mais otimistas índices nacionais. Perdemos um longo tempo, ficando à margem do crescimento brasileiro. Mas agora, a hora é de recuperar o tempo perdido.
MOBILIZAÇÃO
Semana decisiva para as comunidades da Ponta do Abunã. No próximo domingo, dia 28, ocorre o plebiscito que é passo decisivo para a separação de Porto Velho dos distritos daquela área, que começarão a batalha pela criação de um novo município. A dificuldade ainda é mobilizar a população para sair de casa e votar.
TIRAR DE CASA
Todos os eleitores de Porto Velho – e não só os moradores dos distritos da Ponta do Abunã – têm que votar. É obrigatório. Espera-se uma semana de grande movimentação para tirar o eleitor de casa no domingo, para que a votação alcance pelo menos o índice mínimo previsto pela legislação para ter validade.
COISA DE LOUCO
Outro problema que surgiu com força é a mobilização das populações de parte dos distritos da Ponta do Abunã que, para surpresa geral, não querem o plebiscito por não ser a sede do futuro município. É coisa de louco. Depois de tantos anos de batalha, interesses de pequenos grupos e ciumeira podem prejudicar o esforço pela emancipação. Pena.
SEXTETO
Alguma coisa não está bem contada nessa história. Uma trabalhadora do Porto Velho Shopping denunciou que foi assaltada na rio Madeira, perto do shopping, por um grupo de seis mulheres. As assaltantes estavam em três bicicletas e armadas de facas. Seis mulheres? De onde saiu essa quadrilha feminista, equipada com suas bikes? A polícia não tem nem pista delas.
AGUACEIRO
As chuvas não param e já atingem milhares de pessoas no centro-sul do Estado. Em Porto Velho, a Defesa Civil está de olho no Madeirão, que não pára de subir e já acena com seus conhecidos sinais de que sairá do leito e atingirá a zona ribeirinha. E isso que estão previstos ainda pelo menos mais dois meses de chuva intensa. Problemão.
PATROLHANDO
A ministra Dilma Roussef foi oficializada como o nome do PT à Presidência. Mais que nunca, toda a estrutura do poder estará colocado aos seus pés, para que ela suceda Lula. Aliás, o próprio presidente disse que fazer sua sucessão será a maior obra do seu governo. Os petistas vêm com retro-escavadeira e todos os implementos pesados para tentar por cima da oposição. Conseguirão?
AZEITADA
O governador Ivo Cassol, levando sempre consigo o seu pré-candidato ao governo, João Cahulla, continua andando Rondônia afora. A dupla que hoje comanda o Palácio do Planalto está azeitada, falando a mesma linguagem e dando duro para que a candidatura de Cahulla esteja solidificada, quando chegar a hora. Os dois estão otimistas.
ORDENS DE CIMA
As demais pré-candidaturas também estão postadas e em franca campanha. Por exemplo, Confúcio Moura, do PMDB, ainda sonha que o PT nacional mande ordens diretas para que o PT indique o vice na chapa peemedebista, tirando Valverde da disputa. Os petistas não querem nem sequer ouvir falar nisso. Mas que o comando do PMDB regional se movimenta em Brasília nesse sentido, não há dúvida alguma.
TUCANOS
Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)