Quarta-feira, 8 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 23/06/10


Primeira Mão - 23/06/10 - Gente de Opinião

SÓ DOIS EXEMPLOS QUE OBRIGAM
A PENSAR MUITO ANTES DE VOTAR

Há governos e governos, governantes e governantes. Ficam na história, de forma positiva, os que antes de pensar em si, em sua ideologia, em  agradar a grupelhos e apaniguados, pensam no todo, na coletividade, no futuro. Dois exemplos do que decisões tomadas na base da ideologia político-partidária podem representar de prejuízos à maioria da população ocorreram no Brasil, e, em ambos os casos, vindos de dois nomes importantes do Partido dos Trabalhadores. O primeiro deles ocorreu há mais de uma década, quando o então governador gaúcho Olívio Dutra impediu que uma fábrica da Ford de instalasse próximo a Porto Alegre. A indústria iria revolucionar a produção do setor no país e dar um salto na industrialização gaúcha. Dutra, pensando só em si, ouvindo apenas “cumpanheiros” e esquecendo-se de ter uma visão de futuro, não aceitou dar incentivos fiscais à Ford, que foi correndo para Salvador, enriquecer a economia baiana (foto). Onde está Olívio Dutra hoje? Muito perto do esquecimento. Seu erro foi vital para praticamente destruir uma carreira política que era promissora.

Agora, tanto tempo depois, Luiziane Lins, prefeita de Fortaleza, comete pecado semelhante. Não aprendeu a lição. Também por questões ideológicas, abriu mão da construção de um estaleiro, num investimento de 300 milhões e que daria 1.200 empregos diretos aos cearenses. A obra, que construirá de cara oito navios, a um faturamento de mais de meio bilhão de dólares, será feita em Pernambuco. Dutra e Luiziane passarão mas o mal que causaram ao seu povo durará décadas. Por isso, é muito importante saber votar. Gaúchos e cearenses que se queixam agora, se tivessem votado certo, não precisariam lamentar até hoje. Os dois exemplos são de petistas mas há dezenas de outros, de todos os partidos, que também esqueceram-se para o que foram eleitos. Azar de quem os escolheu.   

 

DUAS CAJADADAS...

PMDB e PDT conseguiram atrair o PC do B para sua coligação. Além de ser uma soma importante, o partido de Valdir Raupp ainda alcançou outro feito: afastou os dois possíveis aliados do PT. Sem pedetistas e comunistas, o PT de Eduardo Valverde vai, se não fragilizado, ao menos bem menos fortes para a disputa pelo governo. Raupp está dando de goleada nas negociações, até agora.

 

PLANEJANDO

O que falta ainda, pelo menos em termos das principais candidaturas, são definições para as alianças do PSDB de Expedito Júnior e do PPS de João Cahulla. Os tucanos só têm como aliado importante, até agora, o DEM de José Bianco e companhia. Cahulla ainda não arregimentou grandes forças mas vai para a campanha com um pacote de pequenos e médios partidos. Pelo menos esse é o plano.

 

OLHO NA TV

Acima de ideologias e projetos de governo, nesse momento a grande preocupação dos pré-candidatos é com o horário eleitoral gratuito. Cada partido somado em uma coligação pode representar mais alguns minutos e até preciosos segundos na propaganda eleitoral. Todos negociam de olho nesse quesito. PMDB, PDT e PC do B, unidos, saíram na frente. 

 

NOVO DEPUTADO

Mais uma mudança na composição da Assembléia Legislativa. O deputado Wilber Coimbra está deixando sua cadeira para assumir uma vaga vitalícia como conselheiro do Tribunal de Contas. Em seu lugar deve assumir o jovem David Chiquilito, do PC do B. David, aliás, é o nome mais forte do seu partido para tentar se reeleger e puxar pelo menos mais um representante comunista na ALE, a partir de 2010.

 

CADEIRA DO PAI

Com mais de 5.300 votos conseguidos na última eleição para deputado, David Chiquilito chega à Assembléia com muitos planos para o futuro. Um deles, depois de uma eventual reeleição, é concorrer novamente à Prefeitura da Capital. Na última disputa, ele fez bonito. Filho de Chiquilito Erse, o jovem sonha um dia em sentar na cadeira que já foi do seu pai.

 

REFRATÁRIO

Ainda na lista dos nomes que podem ser parceiro de João Cahulla, como vice, representante o grupo governista, o ex-prefeito de Porto Velho, Carlinhos Camurça, montou uma grande estrutura para chegar a uma cadeira na Assembléia, seu primeiro alvo. A turma de Cahulla continua sonhando com Camurça. Ele é que está refratário à idéia e quer mesmo ser deputado.

 

NÓS PODEMOS...

O espírito do jeitinho e de levar vantagem em tudo não abandona o brasileiro. Mesmo que seja ilegal, imoral, antiético ou engorde, coisas que no Brasil a grande maioria considera as melhores entre todas, o que vale é ganhar. Enquete nacional aponta que a grande maioria, no país, achou normal o atacante Luis Fabiano ter feito um gol depois de ajeitar a bola com o braço.

 

...OS OUTROS NÃO!

Quando o argentino Maradona fez o mesmo, também numa Copa, o Brasil veio abaixo. Jornalistas esportivos, políticos, defensores da moral e dos bons costumes caíram de pau no baixinho portenho, que alegou que quem fez o gol dele foi a mão de Deus. Hoje, como foi a nosso favor, daí vale. Ética boa, lei boa, moralidade boa é a que serve só para os outros.

 Fonte: Sergio Pires
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 8 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta

Gente de Opinião Quarta-feira, 8 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)