Sexta-feira, 23 de julho de 2010 - 07h07
JÁ HÁ NO AR SINAIS DE QUE PODEMOS
CRESCER MANTENDO NOSSA FLORESTA
O combate ao desmatamento e ao comércio ilegal de madeira, a preocupação dos madeireiros sérios em trabalhar dentro da lei e um sistema de fiscalização rigoroso, estão trazendo resultados concretos em termos de preservação da floresta, em Rondônia. Prova disso é a queda de mais de 50% nas áreas desmatadas entre 2008 e 2008, segundo dados do Ibama. No ano passado, por exemplo, foram apreendidos mais de 100 mil metros cúbicos de madeira que tentava sair ilegalmente do Estado. Neste primeiro semestre, o número foi bem menor. Cerca de 20 mil metros cúbicos de madeira foram apreendidos no primeiro semestre, a maioria do Portal da Amazônia, em Vilhena, quando os caminhoneiros tentavam sair com a carga sem a documentação necessária. Num cálculo por baixo, criando-se um preço médio de 300 reais por metro cúbico de tora, seriam algo em torno de 6 milhões de reais em dinheiro, o valor da mercadoria presa. E a tendência é de cair ainda mais esse comércio ilegal, porque não só as autoridades competentes e os órgãos fiscalizadores estão atuando com rigor como também os empresários que querem trabalhar dentro da legislação contribuem para que os ilegais caiam fora do mercado.
Os avanços para que se manter a economia do setor crescendo e, ao mesmo tempo, preservando a floresta, já tem resultados práticos, transformados em números. Em quatro anos, o desmate caiu quatro vezes, em Porto Velho, Espigão, Machadinho do Oeste, Cujubim e Nova Mamoré, por exemplo. Em 2005, foram desmatadas áreas equivalentes a quatro mil hectares apenas nestas cinco cidades. Em 2009, o número caiu para pouco mais de 1 mil hectares. Com bom senso, apoio de autoridades fiscalizando e de empresários sérios fazendo as coisas certas, Rondônia está achando o caminho para crescer sem destruir. Tomara que continue assim.
CARA NOVA
Um nome ainda desconhecido na maioria das regiões do Estado, mas já figura militante na política em Cacoal e cidades vizinhas, deve ser o novo ocupante de uma cadeira na Assembléia Legislativa. O ex-vereador cacaolense Donizete da Sucam, deve assumir no lugar do deputado Tiziu Jidalias, que se licencia para dedicar-se apenas à campanha política. Tiziu é o vice na chapa de João Cahulla, na corrida pelo governo.
MUITA DIFERENÇA
As pesquisas continuam pululando em Rondônia. Todas locais, daquelas que, infelizmente, não se pode considerar como totalmente isentas. Nesta semana, por exemplo, duas delas, feitas no mesmo período, deram resultados tão diferentes que quem as viu poderia imaginar que teriam sido feitas em estados diferentes. Mas ambas são sobre a corrida ao governo rondoniense.
BEM À FRENTE
Na primeira, um dos candidatos, que começou a campanha mais cedo, está bem à frente do segundo colocado com mais de 10 pontos. O segundo aliás, era um dos últimos há poucos dias e saltou para a vice. O terceiro está perto do segundo. E o quarto, representante do partido que está no poder nacional, está bem atrás.
EMPATE TRIPLO
Na outra, divulgada inclusive na imprensa local, os três primeiros nomes – Expedito Júnior, João Cahulla e Confúcio Moura estariam tecnicamente empatados. Eduardo Valverde viria mais atrás, com quase 10 pontos menos que os três. Enfim, não dá para se ter idéia qual a verdade.
FALTA O IBOPE
O Ibope, que já fez pesquisa no Acre, anunciou que faria uma também em Rondônia no mês passado. Não fez. Aguarda-se a presença de um instituto nacional, com respeitabilidade em todo o país, para daí sim se saber, pelo menos com um pouco mais de segurança, a quantas anda mesmo a disputa pelo Palácio Presidente Vargas. Até agora, não há qualquer informação verdadeiramente confiável.
ATRÁS DO PREJUÍZO
Já a pesquisa no Acre deu zebra. Colocou Serrra bem à frente de Marina Silva e Dilma Roussef em terceiro. Os petistas andam correndo atrás para tentar virar o quadro, já que há muitos anos não perdem uma eleição na casa dos nossos vizinhos. Os Viana vão entrar de sola na campanha pró-Dilma. E o presidente Lula vai lá, tentar mudar a situação.
FALTA DECOLAR
Em Rondônia a campanha de Eduardo Valverde ainda não decolou mas sua turma considera normal, até porque ela recém começou. A mobilização vai andar dentro do planejado, para chegar com força total na reta final. Valverde acha que o apoio direto de Lula e Dilma, na hora certa, vão ajudar e muito sua busca pelo segundo turno.
PROJETO SÉRIO
O governo federal começa a dar pequenos mas sólidos passos para o combate à exploração sexual de adolescentes. O Projeto Vira Vida vai dar apoio financeiro, educacional e familiar para esses jovens que vivem da prostituição. É um programa sério com chances de ter resultados práticos. Ele começa em breve em Porto Velho e merece o apoio da comunidade.
TRISTES NÚMEROS
O primeiro semestre foi de tristes números em termos de assassinatos e vítimas do trânsito em Porto Velho. Foram 85 pessoas mortas em crimes violentos, quase todas na periferia e quase todas jovens. No trânsito, outras 27 vítimas fatais. No total, 112 porto-velhenses perderam a vida. Lamentável.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno