Sábado, 23 de julho de 2011 - 05h42
VÃO TOMAR 200 MIL HECTARES DE DUAS
CIDADES PARA DAR A APENAS 132 ÍNDIOS
São quase 680 hectares – mais ou menos cinco vezes o tamanho da área central de Porto Velho – para cada indivíduo. O total é de 200 mil hectares para a “multidão” de 132 índios das etnias Kapivari, Karitiana e Karipuna. Grande parte da área pertence ao município de Porto Velho e o restante a Candeias do Jamary. Que é já uma cidade pequena e que ficará menor ainda. Todos os mais de 300 proprietários de toda a gigantesca área e mais todos a produção da chamada Bacia Leiteira de Rondônia terão que abandonar suas terras, onde vivem há décadas. Tudo está sendo feito como ocorreu com a tragédia da Reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima. O Incra criou uma comissão de sete membros, cinco dos quais não são daqui. São de São Paulo. Todos são “antropólogos”, alguns ligados a ONGs. O sexto membro é um representante indígena. O sétimo, da Funai de Rondônia. Nenhum representante do Governo do Estado (que, aliás, não sabe o que está acontecendo); nem da Assembleia Legislativa, nem dos produtores, nem de nenhum setor que represente a sociedade rondoniense. A intenção é passar os atuais 90 mil hectares que abrigam os 132 índios para 200 mil hectares. Para o mesmo grupo.
Foi assim que começou o crime lesa-Pátria ocorrido em Roraima, onde na reserva Raposa Serra do Sol quem manda não fala português direito e onde 1.300 índios ganharam um território do tamanho da Inglaterra. E não sabem o que fazer com ele. Todos os produtores, tudo que existia lá há décadas, foi extirpado. Gente, gado, plantações, tudo. E querem fazer o mesmo em Rondônia. E isso é apenas o começo. Outras áreas estão em estudo para serem devolvidos a meia dúzia de índios. Com apoio do Governo, do Ministério Público, do Judiciário. Sem consulta a ninguém, sem debater com ninguém, ignorando milhares de famílias que vivem há anos nessas áreas. O aviso está dado. Para que tudo se concretize, agora, é só questão de tempo.
PONTAPÉ INICIAL
No próximo dia 30 deste mês (um sábado), o Partido dos Trabalhadores de Porto Velho dá o pontapé inicial para a busca de nomes para disputar a sucessão de Roberto Sobrinho em 2012. Em reunião a ser comandada pelo presidente municipal Tácito Pereira, o partido que comanda a Prefeitura há seis anos e meio inicia a discussão que decidirá seu futuro na maior cidade do Estado.
CINCO NOMES
Pelo menos cinco nomes estão postos: o da ex-senadora Fátima Cleide: o da deputado estadual José Hermínio Coelho; o da deputada estadual e presidente regional do PT, Epifânia Barbosa e de dois vereadores. Um deles é Cláudio Carvalho, muito próximo a Sobrinho. O outro é Sid Orleans. É em torno de um nome dentro deste quinteto que os petistas vão buscar uma unidade que está muito distante, neste momento.
IRRESPONSABILIDADE
Tem que haver responsabilidade na atividade parlamentar. Foi o que faltou ao nobre vereador Nilton Cesar Rios, presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná. Sem conhecimento técnico, sem ouvir qualquer especialista, apenas por fotos, ele chegou a conclusão de que a ponte sobre o rio Machado ofereceria riscos. Lamentável a atitude, indigna de quem tem que servir à população.
DUPLO PECADO
A obra, construída pela GM Engenharia, é de qualidade e todos os laudos feitos comprovam isso. Ficou mal para o presidente do Legislativo de Ji-Paraná, que certamente deve correr aos microfones da Câmara para se retratar. Se não o fizer, estará cometendo duplo pecado. Fez uma burrada e não teria a humildade de reconhecer o erro. Tomara que tenha aprendido a lição, o sobre edil.
VAI DE NOVO
Depois de muito relutar, porque já havia decidido não concorrer à reeleição, o prefeito de Ouro Preto, Alex Testoni, acabou aceitando a pressão de amigos, correligionários e de eleitores da sua cidade. Vai sim buscar mais um mandato, em 2012. Um dos principais argumentos postos a ele é que seria importante mais quatro anos para concluir todos os projetos em andamento. Ele topou.
PUXÕES DE ORELHA
Reunião do prefeito Roberto Sobrinho com todo o seu secretariado, esta semana, teve momentos de comemoração, pelas muitas obras e realizações que estão ocorrendo na Capital, mas teve também momentos de puxão de orelha. O chefe quer que sua equipe trabalhe com mais agilidade e que tudo seja feito de acordo com a legislação. Sobrinho tambémreafirmou, no encontro, que as obras dos viadutos recomeçam em breve.
VÃO PRESOS?
Até ontem, 15 funcionários do Dnit já haviam sido demitidos. Todos envolvidos em maracutaias. Os chefes deles – ministro e diretor-geral – já foram para a rua. Agora, só falta a CPI para provar o que cada um fez. E a Justiça agir, mandando os quadrilheiros para a cadeia. Se isso não acontecer, ninguém vai acreditar que um dia esse país será sério. E que a lei vale para todos.
“ZONA” AÉREA
Continua a esculhambação na aviação brasileira. Já foram 83 acidentes só neste ano, incluindo mais de duas dezenas de mortes. O tráfego aéreo cresce, o número de passageiros explode e a estrutura de apoio é cada vez pior. Em todos os aeroportos do país. No de Porto Velho também. E isso que o Brasil está a poucos anos da Copa de 2014.