Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 23/08/11


Primeira Mão - 23/08/11 - Gente de Opinião
 
COMO COMPRAR UM CARRO ROUBADO
POR UMA BANANA, ALÉM DE FRONTEIRA
 
Apesar de já ter quase desaparecido da mídia, o tema da regularização de carros na Bolívia, pelo menos quatro mil deles roubados no Brasil, continua sendo motivo de grande discussão. Dos perto quase 130 mil veículos que circulam no nosso vizinho, sem qualquer documentação, milhares saíram principalmente das grandes cidades brasileiras e, trocados por droga ou vendidos a preços pífios, acabaram nas mãos dos bolivianos. Não havia saída para o impasse até que o governo do presidente Evo Morales teve uma ideia genial. Além de documentar os bens alheios, como se fossem dos atuais “proprietários”, os cofres bolivianos ficariam cheios com o pagamento das taxas necessárias para oficializar a maracutaia. Os quase 128 mil pedidos de regularização já feitos comprovam que o plano deu certo. Todos ganharam na Bolívia. Só nós, brasileiros, perdemos.
 
Claro que ninguém vai dizer que seu carro foi comprado por uma barbada porque é roubado. E a decisão do governo da Bolívia vai incentivar ainda mais essa prática imoral. Nos últimos onze anos, mais de 2,4 milhões de carros brasileiros foram roubados. Muitos deles foram para nossos vizinhos, como a própria Bolívia e o Paraguai, incentivando o contrabando, o tráfico de drogas e o crime organizado. Toda essa vergonha está sendo acompanhada de longe pelo governo brasileiro, que não quer se indispor com Morales, até pela ideologia que une os comandos dos dois países. O que se poderia imaginar é que os brasileiros, vítimas do roubo, pudessem fazer o caminho inverso: ir a Bolívia, roubar de novo e trazer para o Brasil o que era seu. Mas daí não ia dar certo. Porque seria crime e nós somos as vítimas, não os criminosos. Enfim, só nos resta assistir a mais esse acinte e ficar de boca calada. Como o fizemos quando as refinarias da Petrobras foram invadidas por tropas militares de Morales.
 
 
FEIRÃO DO CARRO
 
Ainda sobre o mesmo tema: na Bolívia, há feiras para venda de carros brasileiros, abertas ao público. Carros que aqui custam 27 a 30 mil reais são “comprados” por 5 ou 6 mil. Depois, basta pagar 50% deste valor em taxas ao governo boliviano e sair com o carro legalizado, sem qualquer problema. É um negócio altamente lucrativo, que vai incentivar cada vez mais o crime.
 
 
QUEM AVISA..
 
Mais uma vez o governador Confúcio Moura usou seu blog para dar uma dura em sua equipe. Avisa que quer menos festa e mais resultados práticos. “O povo deve sentir o governo de perto. Se possível o governo entrando em suas vidas e suas casas” . Traduzindo: Confúcio que menos conversa mole e mais trabalho com resultados. O aviso (de novo), foi dado.
 

 
MUDANÇA DE HÁBITOS?
 
Algo mudou na Polícia Militar, até há bem pouco tempo sempre de portas abertas à imprensa. Dois episódios precisam ser esclarecidos, para que não se imagine que a PM agora tem orientação contrária, querendo impor regras antidemocráticas aos jornalistas. Na primeira, houve uma série de tentativas do comando da corporação em impedir o Sargento Simplício, figura conhecida na tropa, a dar entrevista a uma emissora de TV. No dia seguinte, PMs cercearam o trabalho de jornalistas na cobertura de uma greve de trabalhadores. O que está acontecendo?
 
 
RESUMIU TUDO
 
“Nenhuma liderança dos partidos atingidos pela faxina na Esplanada dos Ministérios apoiou as demissões, condenou a corrupção e adotou providências contra filiados apanhados no malfeito. Nada. Donde se comprova o exercício doentio de uma política clientelista e patrimonialista, que precisa ter fim no Estado brasileiro.”
 
 
HORA DO VOTO
 
A opinião é da competente jornalista Mara Paraguassu, em seu blog. Em poucas palavras, a jornalista rondoniense e resumiu, com sabedoria, o que todos os brasileiros já sabem. Pena que, na hora de votar, a grande maioria esqueça quem é sujeira e quem pode ajudar a recuperar nosso país.
 
 
PRATOS QUEBRADOS
 
O mar não está pra peixe. Corre nos bastidores da política conversa de que duas importantes lideranças do Estado, que até recentemente eram muito próximas, quebraram os pratos. A fofoca vai mais longe: diz que a dupla trocou ameaças e por pouco não saiu no braço. Oficialmente, ninguém confirma nada, é claro.
 
 
PAI E FILHO
 
Um pouco sobre o novo ministro da Agricultura. Mendes Ribeiro é gaúcho, filho de um jornalista e político que fez história no Estado, o Mendes pai. Nos anos 70 e 80, Mendes Ribeiro, o patriarca,que faleceu há alguns anos, chegou a disputar o governo gaúcho. Ele foi um dos pioneiros do jornalismo esportivo em seu estado, foi deputado federal e ajudou o filho a se eleger. O filho, agora ministro, tem fama de ser um político de bom senso. Mas não leva desaforo pra casa.
 
 
OLHO NELES!
 
A fiscalização no trânsito na Capital melhorou muito, nas últimas semanas. Mas o que não pode ocorrer é que o conjunto de ações, seja apenas fogo de palha. Se o policiamento sair das ruas, volta toda a loucura anterior. O número de acidentes e de vítimas caiu bastante, desde que as multas começaram a ser aplicadas com rigor. Tem que manter...
 
 
CERTO PELO DUVIDOSO
 
O deputado federal Moreira Mendes trocou o certo pelo duvidoso. Deixou o PPS, que comandava no Estado, para ser membro do futuro PSD, que ainda não tem registro para existir. Moreira se diz grato ao PPS, mas acha que no novo partido terá mais espaço. Nos próximos meses, se saberá se a decisão do parlamentar rondoniense foi correta ou não.
 
 
DISCURSO FURADO
 
Mundo cão: na semana passada, uma criança de 12 anos, mãe de um filho e grávida de outro, foi agredida pelo ex-marido. Ela e o novo companheiro. A ocorrência foi num bairro pobre da Capital e, é claro, tinha droga no meio. Daí que se pergunta: como uma criança que nem chegou ainda a adolescência será mãe pela segunda vez e ainda tem dois casamentos? É a triste realidade da pobreza do Brasil, que contrasta com os discursos ufanistas de que tudo está bem.
 
 
VIADUTOS
 
Na próxima segunda, dia 29, o Ministério Público Federal comanda uma audiência pública sobre as obras dos viadutos da Capital. Será uma oportunidade para a comunidade ouvir do prefeito Roberto Sobrinho e de autoridades do Dnit, toda a situação que culminou com o atraso das obras. O evento ocorrerá no Teatro Banzeiros e os porto velhenses estão sendo chamados a participar do debate.
 
 
PERGUNTINHA
Ronaldinho é a salvação da Seleção brasileira e do emprego de Mano Menezes?
 
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

         O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)