Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 23/09/11


Primeira Mão - 23/09/11 - Gente de Opinião 

É HORA DE PENSAR NUMA SEGUNDA
CHANCE PARA TANTAS MULHERES?
 
Mais de 86% das mulheres que estão cumprindo pena em presídios de Rondônia, foram pegas como “mulas” do tráfico de drogas. No Brasil inteiro, esse percentual não é muito diferente. Cometeram um crime grave, sabiam o que estavam fazendo, queriam ganhar dinheiro fácil. E se deram mal. Que tudo isso fique bem claro! O que se pode dizer em defesa dessa multidão de mulheres é que, na grande maioria dos casos, elas estão apavoradas, arrependidas e loucas para sair da prisão. Muitas tiveram filhos na cadeia e sonham em voltar à liberdade. Muitas entraram na fria também empurradas por namorados, companheiros e maridos, que as usaram para o tráfico e pouco se importaram com o que poderia acontecer a elas. Poucas reincidirão no crime. Não é preciso ser jurista, psicólogo ou especialista de alguma forma para entender deste assunto. Qualquer leigo o compreende. Por isso, essas mulheres, embora devam ser punidas, mereceriam uma segunda oportunidade. A elas, se deveria dar a segunda oportunidade e a chance de reintegração à sociedade.
 
Mas nossas leis espúrias as tratam da mesma forma que trata uma Suzane Von Richthoffen, que assassinou barbaramente os próprios pais; aos assassinos psicopatas que destroem vidas; à gente como o jovem porto-velhense que trucidou uma mulher porque ela não queria ser sua namorada; ao neto que matou a avó a facadas, também na Capital. Matadores bárbaros têm a complacência das leis e das autoridades. Não dá para entender como pessoas que cometem pequenos delitos tenham penas duras, enquanto assassinos, tarados, bêbados que dirigem e trucidam famílias inteiras no trânsito, sejam todos tratados com complacência e compreensão. Os mortos pela violência chamam pela verdadeira Justiça. Mas ela, ao que parece, tirou longas férias nesse Brasil complexo e cheio de desigualdades.
 
 
 
DA ONU A CACOAL
 
De Nova York para Cacoal. Depois de abrir a sessão da ONU, nesta semana, a presidente Dilma Roussef retorna ao Brasil e, na segunda semana de outubro, exatamente no dia 9 (um domingo), virá a Rondônia. Vai inaugurar o Hospital de Cacoal, certamente uma das obras que mais tempo levou para ser concluída na história do Brasil.
 
 
 
PAPAGAIOS
 
Dias atrás, quando esteve em Porto Velho, na Feiron, o ex-presidente Lula teve atrás de si um séquito de papagaios de pirata. Com Dilma não deverá ser diferente. Os candidatos às Prefeituras em 2012, dos partidos aliados ao Governo, certamente vão querer aparecer nas fotos e cenas de TV ao lado, em frente e atrás da Presidente. Não aparecerão em cima porque ainda não aprenderam a voar. Ainda...
 
 
 
TESTE
 
Começa hoje, mais uma edição do Rock in Rio. Muitos rondonienses já estão por lá, curtindo alguns dos maiores artistas do mundo do rock, num evento que pode servir como uma espécie de teste para os grandes acontecimentos esportivos que o Rio sediará daqui para a frente. Tomara que a segurança funcione, que segure a onda de violência que já dura mais de uma década e que todos voltem inteiros para casa. É esperar. E rezar...
 
 
 
LENDA DO ROCK
 
O jornalista Léo Ladeia, talentoso e sessentão, é um símbolo local dos amantes do rock. A tal ponto que abre mão das suas noites de sábado para apresentar ao vivo, o programa “Lendas do Rock”, na Rádio Parecis FM. Léo não vai ao Rio para o festival – embora tenha ido no primeiro - até pelos seus muitos compromissos por aqui. Mas ficará de olho nas transmissões, com a mesma paixão com que as velhinhas beatas ficam, quando assistem à missa na TV.
 
 
 
PRÉVIAS?
 
Ainda dividido internamente, com pelo menos três pré candidaturas postas – Cláudio Carvalho, Epifânia Barbosa e Fátima Cleide, não necessariamente nessa ordem – o PT porto-velhense ainda não decidiu seus rumos para 2012. Lá na frente, pode até haver prévias dentro a partir de decisão do diretório municipal, caso dois terços dos seus membros prefiram esse caminho.
 
 
 
MAIORIA
 
Por enquanto, o poder maior estaria nas mãos do grupo da deputadaEpifânia Barbosa e do Roberto Sobrinho, aliados. Com maioria no diretório municipal e comandando praticamente toda a Executiva do partido na Capital, o grupo do Palácio Tancredo Neves já teria fechado com Epifânia. Cláudio poderia abrir mão, mantendo-se no mesmo grupo. A ex-senadora Fátima Cleide e seu grupo querem prévias. Não está fácil para os petistas resolverem a questão.
 
 
 
PESQUISAS
 
Adversários do atual prefeito da Capital tentam dizer que sua popularidade estaria baixando. Não é o que dizem duas pesquisas feitas recentemente em cerca de três dezenas dos principais bairros – os mais populosos – da cidade. Nelas, Sobrinho nada de braçada. Nos bairros, onde tem realizado inúmeras obras, está sua principal base de apoio.
 
 
 
TREMEU
 
As relações entre os poderes – Executivo e Legislativo, leia-se Governo e Assembleia – azedaram de novo. O deputado Edison Martins, do PMDB, líder do governo, criticou a centralização do poder que estaria sendo praticada pelo presidente Valter Araújo. Quem conhece Valter sabe que ele não deixará barato. A crise, que tinha diminuído, voltou com força. Onde vai parar, ninguém sabe.
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia perde mais um rico personagem: Jorge Peixoto sai de cena depois de fazer grande sucesso

Rondônia perde mais um rico personagem: Jorge Peixoto sai de cena depois de fazer grande sucesso

Não é fácil resumir a grandeza de um personagem do tamanho do professor Jorge Peixoto, um dos Dinossauros do Rádio e da TV e que se transformou, em

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

         O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)