Quinta-feira, 23 de dezembro de 2010 - 07h10
BANDIDÕES DO RIO DE JANEIRO
JÁ CHEGARAM A PORTO VELHO
Atenção Secretaria de segurança do Estado! Atenção comando da Polícia Militar! Atenção Polícia Federal! O crime organizado do Rio de Janeiro já chegou em Rondônia e especialmente em Porto Velho. Embora temerosos, alguns comerciantes já foram informados que em plena área central da Capital rondoniense estão sendo implantados pontos de máquinas caça-níqueis, trazidas por membros de grupos de traficantes do Rio que fugiram para cá. Pistoleiros ficam vigiando acintosamente os locais – já seriam pelo menos meia dúzia de pontos dominados por eles – e deixando claro as ameaças para quem se aventurar a chegar mais perto para saber o que está acontecendo. Um dos locais, avisa-se às autoridades competentes, está localizado em pleno centro. Mas já há vários outros. Parte do bando que a gente viu fugindo da polícia no Morro do Alemão, no Rio, se espalhou por várias cidades brasileiras. Uma delas é Porto Velho.
O aviso está dado. Depois que não venham dizer que ninguém sabia. Agora é hora de agir, porque o crime organizado ainda não se solidificou em Porto Velho, porque recém está se instalando. Mas se não for combatido agora, depois não adiantar chorar sobre o leite derramado. Quem avisa, amigo é.
NA ASSEMBLÉIA
Por enquanto, não passa de boataria. Mas o que se ouve nos bastidores da Assembléia Legislativa é que a disputa pela presidência e Mesa Diretora já estaria definida. O grupo do ex-governador Ivo Cassol, com a participação direta dele, já teria pelo menos 14 votos. Não se sabe se é real, mas que a boataria anda forte, anda...
OPOSIÇÃO FORTE
O grupo de Confúcio Moura ainda vai tentar reverter o quadro. Tudo o que novo governador não gostaria de ter é uma Assembléia fazendo oposição dura. Mas, por enquanto, ele ainda monta seu secretariado. Deixou o tema da ALE para janeiro. Se não for tarde demais...
ENFIM, O ACORDO!
Como se esperava, o PT terá espaço no governo Confúcio Moura. As conversações não foram fáceis, mas no final, tudo ficou acertado. No primeiro escalão, apenas a Secretaria da Agricultura fica nas mãos de petistas. Emater e Idaron, dois órgãos importantes e com grande orçamento, também.
NÚMERO DA SORTE?
O ex-governador e agora senador Ivo Cassol ocupará o gabinete número 13 do Senado Federal. Para muitos, o número é o símbolo do azar. Mas Cassol diz que é da turma do treinador Zagalo, que considera o 13 marca da sorte. Entre os assessores atuais que irão para Brasília com Cassol, está o jornalista Marco Antonio Santi.
VERGONHA NACIONAL
ACPI da Pedofilia, comandada pelo senador Magno Malta, entregou seu relatório. Muitos dos casos investigados são escabrosos. Autoridades de todos os níveis estão envolvidas com o crime contra crianças e adolescentes. É uma vergonha nacional, exposta claramente.
IMPUNES
O Pará é o estado líder neste triste contexto. Pena que, mesmo com legislação pesada, os culpados nunca vão parar na cadeia. Sabemos quem são, mas eles, com a grande maioria dos criminosos, ficam impunes. E continuam autoridades. No Brasil, como sempre acontece, ser criminoso não quer dizer necessariamente que alguém vá pagar pelo que fez.
NOSSO NOVO LÍDER
Na próxima semana, assumem os novos deputados e senadores. Como diria o inesquecível Ulysses Guimarães, no Brasil um Congresso consegue sempre ser pior que o anterior. E melhor do que o que virá. O grande líder nacional, campeão de votos, é o palhaço Tiririca. Precisa dizer mais?
ESPERANDO A VEZ
A senadora Fátima Cleide, petista de primeira hora e nome de destaque do partido em nível nacional, até agora não foi chamada pela presidente Dilma Rousseff para assumir alguma função importante no seu governo. Ela continua aguardando. Certamente terá algum espaço na área federal, já que a partir de 1º de fevereiro não terá mais mandato parlamentar.
NÃO PREVIU
A Eletrobrás Rondônia, ex-Ceron, alega que um dos problemas mais sérios para a constante falta de energia é o grande aumento no consumo. Deve ser mesmo. Mas a estatal, tão rica e cheia de dinheiro, não teve como prever um enorme crescimento, principalmente em Porto velho, por causa das usinas? O que fazia sua direção, que nada planejou, durante todo esse tempo, para corrigir a deficiência?
DESPEDIDA
É bom se precaver. Fala-se que este Natal que chega será o último com gastança liberada. A partir de 2011, a gente terá que apertar os cintos. Será verdade?
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro
O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa
O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio
O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic
Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa