Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 24/02/10



AGORA O SANTO DAIME ESTÁ LIBERADO E
NÃO É MAIS CONSIDERADO COMO DROGA


Uma polêmica que se arrastou durante anos, está chegando ao fim, ao menos em termos legais. Em nome da liberdade religiosa, preceito constitucional, o governo federal liberou geral o uso do chá ayahuasca, conhecido popularmente como Santo Daime. Com centenas e centenas de seguidores na Amazônia, no Brasil – muitos artistas famosos adoram - e inclusive em Porto Velho, onde um grupo se reúne há décadas para tomar o chá, ele agora não pode mais ser condenado como uma droga alucinógena. A decisão do governo deixou de cabelos em pé várias autoridades, inclusive da área de saúde, que consideram o Santo Daime como nocivo, uma droga perigosa, que vicia, que causa danos ao cérebro e ao corpo. Mas, de outro lado, foi um alívio para os seguidores da religião, que viveram longos anos temendo que, de uma hora para outra, o principal ingrediente da religião acabasse por ser proibido. Há quem mantenha suas críticas ao chá e à decisão do governo. Mas há outra ala, incluindo médicos renomados, que dizem que o Santo Daime é uma droga parecida com o álcool e que, ingerida eventualmente, apenas nas sessões religiosas, não causa dependência ou qualquer outro dano.

A liberdade religiosa e a Constituição brasileira liberaram geral a droga, que não é nem parecida com as perigosas cocaína e heroína, por exemplo, e muito menos que o mortal crack. Mas, não importa a decisão, o ayahuasca continua sendo uma droga alucinógena. Liberada. Mas droga.

ALERTA

O susto que o deputado estadual Alexandre Brito, o Doutor Alexandre levou neste final de semana, com um ataque cardíaco, deve servir de alerta a todos os que viverão muitas emoções e preocupações com este ano eleitoral. Com o coração não se brinca. 

ESQUECEU DE SI

Alexandre, ainda jovem, considerado um excelente cirurgião e empresário do setor de saúde, envolveu-se em várias frentes de trabalho ao mesmo tempo e, certamente, esqueceu de cuidar da própria saúde. Com o susto do colega, vários deputados correram para seus cardiologistas, para saber como está a própria “máquina”. 



OUTRO BRITO

Alexandre Brito se recupera em São Paulo. Não há previsão para que ele volte às atividades normais. Se precisar se licenciar, por exemplo, quem assume sua vaga interinamente é o atual secretário de Meio Ambiente do Estado, o conhecido Brito do Incra. Que, aliás, é candidatíssimo a deputado federal neste ano. 



FOI LONGE


Numa sala, fechados e numa longa conversa, dois políticos entre os mais destacados em Rondônia. Num lado da mesa, o pré-candidato ao governo, Expedito Júnior. No outro, o presidente regional do PSB, Mauro Nazif. O assunto foi longe. 



CONVERSANDO


As conversações políticas, aliás, não param. Todos os grupos andam conversando entre si e com possíveis parceiros. A hora de fechar acordos é agora. Depois de abril, praticamente todos os acertos terão sido feitos. PSDB, PMDB, PT e PDT, que já tem candidaturas postas ao Governo, querem aliados. Quanto mais melhor. 



MUDA O QUADRO

O surgimento do nome do ex-deputado federal Agnaldo Muniz, apresentando-se como o ungido (com o perdão do trocadilho), dos evangélicos para disputar uma das duas vagas ao Senado, mexe sim com a estrutura da disputa. Se vier mesmo com o aval de toda a liderança evangélica, Muniz entra no páreo com chances. 

PAZ E AMOR?

Nem tudo são flores entre os parlamentares rondonienses. Na Assembléia, grupos com interesses diferentes – em alguns casos, muito diferentes – se preparam para o enfrentamento. O clima na volta aos trabalhos normais no último ano da atual legislatura não está nem perto de ser de paz e amor. 



COITADINHO!

Sensacional. Um dos bandidos que participou da morte de uma criança no Rio, arrastada pelo cinto de segurança do carro roubado durante sete quilômetros, não só está solto. Mais que isso, o queridinho dos direitos humanos vai ganhar nova identidade e um salariozinho, porque, afinal, ninguém é de ferro.

TARDE DEMAIS

As autoridades e os defensores dos criminosos ainda vão se arrepender muito em continuar dando munição para a bandidagem. Pode ser que, quando tentarem acordar, seja tarde demais. A sociedade já não suporta mais esse tipo de deboche, em que as vítimas vão para o cemitério e os criminosos são tratados como vítimas. 

ESTILO CASSOL

Em rede nacional, ao ser entrevistado pelo conhecido jornalista Carlos Chagas, o governador Ivo Cassol repetiu seu estilo. Falou com grande franqueza sobre vários assuntos,. Inclusive sobre a reforma agrária. Disse que, no assunto, o que vale é peito e barriga. O governo domina no peito e empurra com a barriga. Fez jus ao seu jeito de dizer as coisas com sinceridade. 

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário  franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)