Quinta-feira, 24 de março de 2011 - 05h48
O CRESCIMENTO DA CORRUPÇÃO
RESSUSCISTA A LEI DE GERSON
O que está acontecendo realmente neste país? Nos últimos dias, uma sucessão de denúncias e escândalos, registrados em vários estados, nos deixa a todos muito preocupados. Fala-se que pelo menos algumas centenas de prefeitos estão com sérios problemas na Justiça. A Rede Record apresentou uma extensa reportagem, mostrando prefeitos que mandaram roubar equipamentos; outros que são denunciados por envolvimento em concorrências dirigidas; outros envolvidos até com tráfico de drogas. E há ainda casos de assédio sexual dentro dos gabinetes. A existência da chamada “Máfia dos Pardais”, feita pela Rede Globo, mostrou governos e prefeituras, Brasil afora, junto com empresas especializadas,cometendo falcatruas e roubalheiras, em contratos para instalação de lombadas eletrônicas, onde o consumidor é sempre a vítima. Dezenas de obras de pequeno, médio e grande portes em várias regiões do país – inclusive aqui por Rondônia – são apontadas pelo Tribunal de Contas da União como superfaturadas, dirigidas para sempre os mesmos grupos e muitas outras coisas “cabeludas”.
A corrupção desenfreada, a falta de fiscalização das comunidades, que não acompanham o que fazem de errado seus gestores; a reeleição de políticos que já respondem a dezenas de processos – por culpa única e exclusivamente do eleitor, que é conivente – e, mais que tudo, a absurda impunidade que impera nesta terra, é uma questão que teremos que enfrentar. Mais dia, menos dia. Está de volta, com toda a sua força, a famigerada Lei de Gerson, aquele do “eu quero levar vantagem em tudo, certo”? Evoluímos em algumas coisas mas, quando se trata de respeito aos cofres públicos, o retrocesso é impressionante. Até quando vamos assistir a tudo isso de braços cruzados, como se nada disso não fosse conosco, é o que não se sabe.
NÃO ADERE
Nada muda. Pelo menos em Rondônia, o DEM, comandado pelo ex-governador e prefeito de Ji-Paraná, José Bianco, não só ficará como está, sem perder nenhuma das suas lideranças, como está se reestruturando para enfrentar os próximos passos da disputa política. Como, em nível nacional, alguns democratas se bandearão para o novo PSD de Gilberto Kassab, havia essa preocupação em Rondônia.
CHEIO DE PLANOS
José Bianco garantiu que não há qualquer risco de perda de membros do DEM no Estado. O presidente regional assegura que o partido está coeso e que não só manterá os nomes que abriga hoje, como ainda está buscando novas adesões. O DEM está cheio de planos para 2012.
NÃO MEXE
Não há, ao menos por parte de quem decide – o próprio governador Confúcio Moura – nenhuma intenção de mexer profundamente em sua equipe, pelo menos a curto prazo. Há sim ou outro caso que está sendo analisado. Mas mudança radical, como chegou a anunciar a boataria que cerca o Palácio Presidente Vargas, nem pensar.
CASOS PONTUAIS
Confúcio tem alguns problemas sérios. O primeiro deles é na área de apoio à Governadoria, onde os conflitos têm sido constantes. O outro na saúde, onde titular e seu adjunto não podem ser convidados para a mesma mesa. Afora isso – e assim mesmo se decidir mexer nesses dois setores – Confúcio não programou, até agora, nenhuma mudança.
ALGO DE PODRE
Na pequena Alto Paraíso, dois assassinatos de pessoas ligadas à política, em pouco tempo, assustam a comunidade. A primeira vítima foi o vereador Pipi. No final de semana, o comerciante Guerino Góes, conhecido como César da Farmácia, também foi morto a tiros. Na frente dos filhos. Algo de podre há na política daquela cidade.
DE EMOCIONAR
Numa reunião sobre o novo Código Florestal, realizado na Câmara Federal, o agricultor Edegar Manoel, de Boca do Acre, emocionou a todos. Contou que desde 1980 tem uma pequena área de terras, de onde tira o sustento. Agora, foi multado em 270 mil pelo Ibama, por derrubadas que foram feitas há anos atrás. O homem chorou e deixou muito deputado com os olhos marejados.
POBRES COITADOS
É isso, aliás, que está acontecendo Brasil afora, mas principalmente na Amazônia. Pobres coitados, que vieram para cá convocados por antigos governos, hoje são tratados como bandidos. Como pode ser aplicada uma multa milionária nessa gente que vive apenas para comer o que planta? Só o novo Código Florestal pode corrigir esses absurdos.
RICA HISTÓRIA
O PMDB comemora 45 anos de fundação. Foi o mais importante partido político na era da ditadura. Seu líder, o inesquecível Ulysses Guimarães, promulgou a nova Constituição Brasileira. Hoje o partido mudou muito, é sempre aliado ao poder, mas sua rica histórica jamais pode ser esquecida.
MÚLTIPLAS FACES
Em Rondônia, o PMDB hoje tem o governador do Estado; tem o senador mais votado da história rondoniense – Valdir Raupp -, uma liderança nacional; tem a campeão de votos Marinha Raupp e tem nomes como os do novo presidente regional, Orestes Muniz. É um partido de múltiplas faces, muito parecido com o Brasil.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro
O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa
O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio
O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic
Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa