Terça-feira, 7 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 24/04/10


Primeira Mão - 24/04/10 - Gente de Opinião
ROSSEVELT E OS DIAMANTES: UM 
FESTIVAL DE INCOMPETÊNCIA  

Nessa semana um velho assunto voltou ao cenário rondoniense, trazido pelo deputado estadual Tiziu Jadalias, que também é pré-candidato ao Senado. Ele fez um vigoroso pronunciamento na Assembléia, denunciando o vergonhoso contrabando de diamantes, riqueza da nossa terra, que está sendo levada embora por esquemas fraudulentos sem deixar um só tostão para ninguém. Nem para o Estado, via impostos e muito menos para os índios, verdadeiros donos da terra. A comunidade indígena na Reserva Roosevelt, no geral, vive na penúria, com uma qualidade de vida lamentável. Apenas um ou outro cacique mais chegado aos “visitantes” que levam o que temos de riqueza embora, conseguem algum benefício em negociações sempre não explicadas. È impressionante como uma questão tão importante como essa não se define. O governo federal não permite a extração legal dos diamantes, alegando proteção aos índios e a Polícia Federal isolou a área. Não funcionou e não funciona. Os contrabandistas, aliados a alguns líderes indígenas, continuam agindo, levando tudo para seus países de origem, vendendo a peso de ouro – afinal, Roosevelt tem diamantes de qualidade comparáveis aos da África do Sul, segundo especialistas – e deixando, para a maioria dos índios, só pobreza e miséria.

Será que não surgirá alguma solução de bom senso para a reserva Roosevelt? Será que terá que haver outros massacres, como os de 2004 - quando 29 garimpeiros ilegais foram brutalmente assassinados – para que alguma coisa seja feita? E até quando nossa riqueza encherá os bolsos ilegais sem deixar sequer migalhas para nossos índios e para os cofres públicos? Parece que, por enquanto, ninguém sabe responder a essas perguntas.

CACHAÇA E VOLANTE 

Uma simples blitz realizada pela PM e Detran, num pequeno trecho da avenida Rio Madeira, dias atrás, acabou com pelo menos um resultado de arrepiar todos os cabelos. De 20 motoristas que fizeram o teste do bafômetro, quatro estavam bêbados. São 20%. Não é de assustar?

  

VOLTA AO NORMAL

Virou, mexeu, sacudiu e...tudo voltou ao que era. Depois de uma experiência sem brilho e sem molho em 2009, quando o aniversário de Rondônia foi comemorado em 22 de dezembro, a Assembléia bateu o martelo, via projeto de Jesualdo Pires, e colocou as coisas nos seus devidos lugares. A festa volta para o tradicional 4 de janeiro.

 

CONCENTRANDO

O PT vai ter vários candidatos à Assembléia por Porto Velho. O primeiro nome é o do deputado Ribamar Araújo, que vem cumprindo um mandato com muito trabalho e resultados. A cúpula do partido, contudo, concentra seu apoio para a ex-secretária de educação, Epifânia Barbosa. Só para ela.

 

PRATOS QUEBRADOS

O problema é que vem mais gente por aí. Pelo menos mais dois vereadores petistas estarão na corrida por cadeiras na ALE. Tanto o presidente da Câmara, José Hermínio Coelho como o vereador Cláudio Carvalho querem chegar lá. E certamente também vão exigir apoio do comando partidário. Hermínio, por causa da preferência por Epifânia, já andou quebrando os pratos com a turma do seu partido.

 

NADA MUDOU 

Eta, Eletrobrás, ex-Ceron! Mudou o nome mas o serviço continua o mesmo. Nesta semana, metade de Porto Velho ficou sem energia por mais de uma hora. Houve quem fizesse papel de bobo e tentasse ligar para o 0800, onde atendentes que chiam como cariocas, falam à beira mar, prometendo soluções. A 3.500 quilômetros de distância, ninguém resolve nada.  

 

ÁGUA MOLE... 

Mais uma semana se passou e todos os envolvidos andam escorregadios, como sabonetes. Não sai nenhuma decisão mas o PMDB de Valdir Raupp continua pressionando, nos bastidores, o PT de Eduardo Valverde. Quer porque quer aliança mas com Confúcio Moura na cabeça. Até agora, não conseguiu nada. Mas água mole em pedra dura...

 

FONTES RESPEITÁVEIS 

Apesar de comentários, boatos, tentativas de jogar um grupo contra o outro, nada mudou, pelo menos até agora, em relação à chapa governista para a eleição de outubro. João Cahulla será o cabeça e o presidente da Assembléia, Neodi Carlos, será seu vice. Não há, pelo menos entre as fontes respeitáveis que se ouve, qualquer mudança à vista nesta questão.

 

FORMIGA 

Expedito Júnior tem feita também um trabalho de formiguinha, muito conhecido em suas campanhas passadas. Pelo menos dois dias por semana anda pelos bairros de Porto Velho, buscando adesões ao seu partido, o PSDB e à sua pré-candidatura. O restante do tempo vive no interior. Correndo também atrás das lideranças políticas e do eleitor.

 

CAMPANHA ABERTA 

A campanha eleitoral (pré-campanha é só no linguajar da justiça eleitoral) começou com tudo. Dilma Roussef e José Serra, os dois principais presidenciáveis, estão andando pelo país fazendo campanha política aberta, a pouco mais de seis meses da eleição. Nos Estados, a situação é a mesma. Pré-campanha? Onde? 

Fonte: Sergio Pires 
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião no Twitter  /   YouTube 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 7 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta

Gente de Opinião Terça-feira, 7 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)