Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 24/05/09


Primeira Mão - 24/05/09 - Gente de Opinião
NO BRASIL, A REALIDADE É OUTRA
E TEORIAS SÃO TIRO PELA CULATRA

Fosse num país sério, com instituições acima de qualquer suspeita, com uma classe política amadurecida e patriota, a idéia do fortalecimento dos partidos através do voto em listas fechadas e com financiamento público das campanhas não seria ruim. A intenção parece boa, a teoria recheada de qualidades, incentivando o poder dos partidos e ampliando as forças democráticas. Mas não nos esqueçamos que estamos no Brasil, o país da impunidade, da Justiça que anda a passos de cágado, de uma classe política onde, com as exceções de sempre, cada um só quer ver o seu lado. Neste contexto da realidade, a tentativa da reforma política baseada na pureza teórica obviamente será outro tiro pela culatra. Como o foram o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Código Penal, que teoricamente serviriam para melhorar o País mas, na vida real, trouxeram apenas apoio ao aumento da criminalidade, ao crime organizado, à participação de jovens – e crianças – nos mais violentos delitos. A lista fechada servirá, aqui no Brasil, para que os coronéis que mandam e desmandam nos partidos decidam quem deve ser eleito, excluindo seus adversários ou qualquer um que não pense como o chefe. O financiamento público de campanha obviamente será ludibriado por outros tipos de Caixa 2, porque neste Brasil ninguém gasta em campanhas apenas aquilo que declara oficialmente. Podemos até sonhar. Mas é sempre bom lembrar que a realidade, por aqui, é muito pior que a teoria e o sonho do ideal.

NÃO MERECE

O presidente da Assembléia, deputado Neodi Carlos, está sendo alvo de atos covardes, que infelizmente sempre envolvem a política. A última, a de que ele estaria ameaçando um juiz de Ji-Paraná foi daquelas coisas absurdas. Mas antes de tudo, lamentáveis. Neodi, por seu perfil e sua história, não merece ter seu nome envolvido nessas baixarias.

 

FIM DA NOVELA

Enfim, se não houver nenhuma reviravolta, o PSDB fecha a novela que o envolveu, em Rondônia, com a decisão de ficar ao lado do grupo do governador Cassol para 2010. Acordo fechado em Brasília, essa semana, mantém o ex-deputado Casara na sigla, traz de volta Expedito Júnior e prepara palanque para José Serra. Fim.

 

FRENTÃO MENOR

Com essa decisão, ocorre o primeiro racha num frentão que estava sendo preparado por políticos como o deputado federal Moreira Mendes, do DEM e o empresário Acir Gurgacz, do PDT. Eles contavam com o PSDB para se tornar uma terceira via na corrida pelo governo. Pelo jeito, perderam o parceiro tucano, que tanta esperavam.

 

SEM O PMDB

O PT fez mais uma reunião regional, ontem, também pensando em 2010. Todo o comando petista, incluindo os dois principais pré-candidatos ao Governo – Fátima Cleide e Eduardo Valverde – participaram. Os petistas buscam novos caminhos, até porque parece que perderam mesmo a aliança com o PMDB.

 

SÓ EM NOVEMBRO

O encontro foi em Vilhena e reuniu petistas de Cacoal, Castanheira, Ministro Andreazza, Pimenta Bueno, Espigão D'Oeste, Primavera de Rondônia, Chupinguaia, Vilhena, Colorado, Cabixi, Cerejeiras, Corumbiara e Pimenteira. Por enquanto, nenhuma decisão final sobre candidaturas. O assunto só será decidido em novembro.

 

COLONOS E BANDIDOS

“O Governo Federal agora trata humildes colonos como bandidos, empregando táticas de guerra. Usa o Exército, Polícia Federal e Polícia Militar, mas se esquece que num passado recente, a propaganda espalhada em todo o país, era convidando estas pessoas a virem para a Amazônia.  Integrar para não entregar. O Governo não fez seu dever de casa, estas pessoas não são bandidos para serem tratados desta forma”.

 

EM CHEIO

O comentário, indignado, foi feito na tribuna da Assembléia Legislativa pelo deputado Alexandre Brito (PTC), mais um que protestou contra a forma como os milhares de ocupantes da Flona Bom Futuro estão sendo tratados. Resumiu bem a verdade.

 

DESENHO

Dilma Roussef está fora da corrida presidencial? Se realmente não puder concorrer por causa da doença que enfrenta, qual seria o Plano B do governo e do PT? Por enquanto, a única terceira via seria mais um mandato para o Presidente Lula. É o que está se desenhando. Pelo menos nesse momento.

 

NÃO ACREDITA

Com relação a um terceiro mandato para Lula, que se estenderia também aos atuais governadores, Ivo Cassol diz que não pensa no assunto e nem acredita que essa possibilidade ocorra. Ele argumenta que o próprio Presidente tem repetido, sempre, que não aceita a opção do terceiro mandato. Portanto, não há o que falar. A não ser ouvir especulações, lembra Cassol.

 

NOVA CHANCE

Detido depois de uma tentativa de assalto e com uma arma, menor em Rio Claro, interior de São Paulo, voltou às ruas pouco depois. Não perdeu tempo: invadiu uma casa num condomínio fechado e, sem qualquer motivo, atirou na cabeça de uma criança de oito anos, sua refém. É isso que faz a lei brasileira que protege criminosos: dá a  eles a chance de matar de novo.

Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br 
ibanezpvh@yahoo.com.br 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário  franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)