Terça-feira, 24 de maio de 2011 - 06h59
BRASIL NA TORCIDA PARA QUE A SAÚDE
DE SUA PRESIDENTE MELHORE LOGO
O assunto tem que ser tratado com todo o cuidado, para não haver irresponsabilidade. Mas suspeita-se que possa haver algo de verdade, por trás da série de comentários sobre o estado de saúde da presidente Dilma Rousseff. Ouve-se, de algumas fontes não confiáveis, mas de outras que não têm nenhum interesse que o assunto de espalhe, que os últimos problemas de saúde da Presidente da República, são bem mais sérios do que a simples pneumonia anunciada pelo Palácio do Planalto. Um importante político rondoniense, que conhece os meandros palacianos, comentou com alguns comensais, esta semana, que Dilma estaria trabalhando muito pouco, inclusive que essa seria uma das causas da grande demora das nomeações negociadas com partidos aliados. Por trás de tudo, o risco da volta do câncer que a afetou antes e durante a campanha eleitoral para a Presidência. A falta de nomeações, aliás, estaria sendo motivo de uma série de pequenas crises internas no governo, já que os poderosos de plantão exigem os cargos de imediato.
Tomara que tudo não passe de boatos. Mais que nunca o Brasil vai precisar da mão firme da sua Presidente para enfrentar um momento de abalo econômico – por enquanto apenas leve, mas sempre com risco de crescer – e buscar soluções para os graves problemas nacionais que se avolumam. Dilma Roussefff surgiu pelas mãos do presidente Lula, que a escolheu pessoalmente para disputar a eleição. E ganhar. Ela tem todos os predicados para cumprir a missão com grandes avanços ao seu país e, ainda, tem uma forma diferente de governar. Fala menos que Lula e governa mais. Mas se estiver realmente doente, será algo muito negativo para a Nação. Deixar o país, nesse momento de dificuldades, nas mãos de Michel Temer e do PMDB, é uma temeridade. Para quem acredita, a hora é de rezar por Dilma. E pelo Brasil.
SURPRESAS À VISTA
Pairam no ar, até por causa da proximidade das eleições de 2012, o sintoma de futuros conflitos políticos. Aliados de antes podem se tornar adversários duros, em função da disputa pelas Prefeituras. Adversários ferrenhos já andam conversando. Muitas surpresas, daquelas que jamais se poderia imaginar, já estão sendo conversadas, para futuras alianças. Ou seja: 2012 já começou.
BOMBA POLÍTICA
Um dos casos comentados é que pode ser aberto e ampliado o diálogo, com chances de acordo, em Porto Velho, entre duas forças políticas que antes preferiram conviver perto do fogo do inferno do que aceitar proximidade com esses seus então adversários. Já houve pelo menos alguns contatos, troca de elogios, acenos. Agora só falta a compra da aliança para o casamento. Caso se concretizar o acordo, quando ele for a público, será uma verdadeira bomba política.
MELHOROU
Depois de levar muito cacete, ouvir críticas, muitas delas injustas, até pelo pouco tempo que teve para organizar a estrutura de governo, Confúcio Moura começa a curtir elogios e votos renovados de apoio. Os prefeitos do Estado, que receberam uma boa grana do Fitha para obras em suas cidades, já estão pra lá de satisfeitos. O governo está andando...
ANALFABETISMO
Embora sempre tenha que se dar desconto porque é adversária ferrenha do atual governo, não se pode ignorar algumas informações transmitidas à imprensa pela professora Victoria Bacon, que de vez em quando assina artigo nos sites desancando a educação rondoniense. Dessa vez, quando tratou do analfabetismo, ela está cheia de razão. Em dez anos, Rondônia diminuiu em apenas 14 mil o número de analfabetos.
HORA DE ACABAR
Dados compilados pela educadora apontam que no ano 2000, o estado tinha um total de 154 mil analfabetos. Numa população muito menor que a atual. Já hoje, segundo o próprio IBGE, ainda temos 140 mil rondonienses nessa faixa de ignorância total. Acima de 12% do total da população. Está na hora de ações objetivas e práticas para acabar com esse câncer.
MULTIMÍDIA
Radialista, homem de imprensa, locutor dos mais competentes e queridos no Estado, Clevis Serafim não pára de ampliar seus horizontes de serviços prestados à comunidade rondoniense. Agora, lançou o site www.todarondonia.com.br, que merece ser acompanhado. O homem é um talento multimídia!
LIMPOS NA MARRA
A Prefeitura de Porto Velho enfrentou, finalmente, os donos de terrenos baldios que infernizam a cidade. Nenhuma administração nos últimos anos teve coragem de colocar esses porcalhões sob o tacão da lei. Agora, mais de 500 foram multados. Vão pagar até 1.350 reais por cada terreno que abandonaram, deixando criar bichos, sujeira e infernizando os vizinhos. Até que enfim!
TERCEIRO ATO
Será no dia 14 de junho, uma terça-feira, a terceira sessão itinerante da Assembleia Legislativa desde que o presidente Valter Araújo assumiu o comando do poder. Depois de Cacoal e Vilhena, será a vez do encontro dos deputados rondonienses com a comunidade de Ariquemes. Vários temas importantes já estão sendo incluídos na pauta.
PURA MALDADE
No final de semana, ocorreu o primeiro casamento no civil entre dois homens. Muitos outros estão sendo preparados. Um gaiato, que gosta de ver o circo pegar fogo, está sugerindo que haja um casamento comunitário e que o deputado federal Jair Bolsonaro seja convidado para padrinho. Maldade pura!