Quarta-feira, 8 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 24/06/10


Primeira Mão - 24/06/10 - Gente de Opinião

OLHO NO CONGRESSO: TEM GENTE

QUERENDO MUDAR O FICHA LIMPA

Que ninguém se engane. Ainda há riscos para o projeto Ficha Limpa. Ele ainda pode ser mexido no Congresso, onde um grupo de parlamentares pretende mudar “algumas coisinhas”, de forma a que ele tenha que ser votado novamente. Um deles é Paulo Maluf, o probo. Gozador da nossa cara, Maluf disse que é um dos maiores “ficha limpa” do Brasil, por nunca ter sido condenado. Já foi sim mas esse “detalhezinho” ele ignora. Já oficializou sua candidatura a deputado federal por São Paulo e a tendência é que se reeleja com um recorde de votos. Porque o eleitor prefere um Paulo Maluf, com toda a sua história, do que buscar um nome correto, alguém decente, alguém com passado limpo e que não entre para a vida pública para deixar um rastro de lama atrás de si. O que anima um pouco é o que disse o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lewandowski. Para ele a lei do Ficha Limpa "vai pegar". E garantiu que isso vai acontecer porque é o desejo da sociedade, que quer ver moralizados seus costumes políticos.

Há ainda um longo caminho a ser percorrido. O “Ficha Limpa” tem que ser justo, não pode ir contra a Constituição mas tem que ser aplicado sim, porque se depender do eleitor médio brasileiro, ele continuará negociando seu voto, trocando-o por migalhas e apertos de mão e colocando na vida pública figuras como as conhecemos as centenas. Se fôssemos um país com menos gente facilmente “enganável”, não haveria necessidade de leis para controlar em quem devemos votar. Mas do jeito que somos, na maioria, não há outra saída. Ou o ficha limpa imposto ou os fichas sujas de sempre.

  

ÚLTIMA HORA

 Os acordos políticos envolvendo o PMDB e o PDT não mexeram, como se imaginava, com a estrutura e os planos dos governistas de João Cahulla e companhia. Segundo um importante membro da equipe da Frente Progressista, “esses acordos de última hora mostram a preocupação de alguns opositores, que só agora está se mexendo. Nós estamos fechados há muito tempo e com resultados cada vez mais positivos”.

 

HÁ OTIMISMO

A Frente Progressista, levando o nome de Cahulla, está formada por dez partidos. As alianças serão formalizadas nas convenções, até o final do mês. Na turma governista, há claro otimismo em relação à pré-candidatura do atual governador, que estaria crescendo em várias regiões do Estado. O lançamento da chapa Confúcio-Airton Gurgacz, ao que parece, não mexeu com as expectativas dos governistas.

 

SEM CIMENTO

Está faltando cimento no mercado. Empresários do setor não conseguem comprar o produto há dias e a fábrica da Votorantin está aceitando pedidos para só depois de 1º de julho. É uma forma de pressionar o mercado para aumentar os preços, denunciou novamente nesta semana o deputado estadual Jesualdo Pires, do PSB. E ainda sublinhou que o produto fabricado aqui é de qualidade inferior ao de outras regiões do País.  

 

ÔNIBUS E AR

A Câmara de Vereadores da Capital aprovou projeto do presidente José Hermínio obrigando a instalação de ar condicionado em todos os ônibus que circulam na cidade. Aprovado em primeira votação, entra novamente na pauta nesta semana e daí vai para as mãos do prefeito Roberto Sobrinho, que terá que descascar o abacaxi.  

 HORA DE AGIR

Por falar em Cahulla, o governador está mesmo atento aos problemas do Estado. Esta semana, anunciou um grande plano de combate à criminalidade. A (in) segurança da população é questão prioritária. Cahulla sentiu que a hora de agir é agora e anunciou várias medidas contra a criminalidade. Todas muito bem vindas.

 

PENSANDO BEM...

Ainda sobre a questão da transposição, há um detalhe importante, que precisa ser levado em conta.Servidorque decidir pela transposição, não terá mais vantagens de tempo na aposentadoria. Valerá o mesmo critério federal: só a partir dos 60 anos para homens e 55 para mulheres. Então, é bom pensar bem antes de achar que ir para a turma paga pelo Lula é o maior negócio da vida.

 

EPIDEMIA

O drama nacional, já chamada de calamidade, que envolveu os acidentes, feridos, aleijados e mortos em acidentes com motos chega a um patamar insuportável. O número de vítimas do trânsito envolvendo motoqueiros chegou a mais de 65%. Em Porto Velho, de cada dez acidentes, oito têm motos envolvidas. Está na hora das autoridades começarem a tratar o problema como epidemia.

 

ALÍVIO

O Brasil respira aliviado. Apesar de Dunga, da sua visão reacionária dentro e fora dos campos; da sua idolatria ao futebol feio, ainda temos craques que podem decidir jogos e ganhar uma Copa. Embora com um gol ilegal – mesmo belo – o Brasil melhorou muito. Já podemos ter alguma esperança. Nesta sexta tem mais. Portugal está no nosso caminho.

 Fonte: Sergio Pires 
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 8 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta

Gente de Opinião Quarta-feira, 8 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)