Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 24/06/11


Primeira Mão - 24/06/11 - Gente de Opinião

É NA DECISÃO BASEADA NA IGNORÂNCIA

QUE OS PODEROSOS MAIS SE APEGAM

No Brasil da saúde pública em estado de pré putrefação; com a educação decante; com o risco da volta da inflação; com a violência dominando praticamente todas as cidades; com a classe política vivendo em função do seu bolso, atira-se à responsabilidade da população mais uma conta bilionária. Isso mesmo. Bilhões de reais do dinheiro público vão ser gastos para reformar e construir estádios e vias de acessos para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016. Dirigentes de clubes, malandros com curso superior em viver de grana que sai dos cofres da União e dos Estados, estão batalhando para que jorre grana em seus canteiros, ou seja, nos seus bolsos. Para que eles possam construir estádios que serão utilizados durante um mês apenas e depois ficarão ali, como elefantes brancos, deixando um buraco nas finanças públicas. E a eles, os de sempre, milionários.

Uma pesquisa nacional apontou que mais de 44% dos brasileiros são contra o uso da grana dos cofres públicos para essas obras faraônicas. Surpreende, contudo, os quase 30% que disseram que não têm opinião formado, que não sabem de nada, que estão por fora, que o assunto não lhes diz respeito. É isso. São esses pobres coitados, a quem sempre os poderosos negaram a verdadeira cidadania, que surdos, mudos e cegos pela ignorância, imaginam que não lhes afetará em nada se o país gastar mais do que pode. Não imaginam o quanto custará à Nação e a cada brasileiro em impostos, novos tributos e desvio de recursos das nossas verdadeiras necessidades.Como carneiros, vão para o matadouro. Acham que se “os homi” decidiram assim, é o melhor. Vivem do cabresto. E são adorados pela classe dominante., Quanto mais ignorantes tivermos, melhor para eles.E assim vamos, como Nação, caminhando qual caranguejo. Para trás.
 

NÃO SE FALE EM TRABALHO

Estamos em pleno feriadão. Desde ontem, servidor público tem o famigerado ponto facultativo. Comércio fechado. Empresas sem produzir. Botecos lotados. Parecemos, no fundo, um país de abastados. Não trabalhar é meta. Não está na hora de rever essa moleza toda? Claro que não. Quem manda no Brasil é quem menos gosta de dar duro...

 

PENSANDO NO FUTURO

Governo, Detran, Prefeitura, Polícia Rodoviária, enfim, instituições e entidades se unem na batalha por um trânsito melhor. Há, claro, formas de melhorar a situação, a começar pela discussão no assunto nas escolas. Prepararemos uma geração de futuros motoristas ao menos mais preparados. O problema é que não há campanha que funcione com tanta impunidade.

 

CAMPANHAS INÓCUAS

Nesta, que começa a ser executada na semana que vem, um dos principais alvos das autoridades são os motoristas que dirigem depois de beber. Mas, e daí? O que acontece com esses irresponsáveis, verdadeiros criminosos das nossas ruas e estradas? Absolutamente nada. Podem matar quantos quiserem.

 

OUTRAS PRIORIDADES

Vão se incomodar um pouco, gastar com advogados, mas nada além disso. Com as leis que temos, protegendo criminosos em geral, inclusive os do trânsito, não há campanha que consiga resultados à altura do que a sociedade almeja. Enquanto isso, o Congresso discute se o próximo Presidente terá cinco anos de mandato único ou se ele poderá se reeleger. Não dá vontade de vomitar?

 

POBRE DILMA!

A pressão do fisiologismo político sobre a presidente Dilma Rousseff se amplia, agora com ameaças públicas e não mais veladas, vindas dos partidos da dita base aliada. Todos querem mesmo é carguinho e poder. Pensar nos interesses maiores do país é para os otários. Os profissionais da política só querem mesmo ver o seu bolso e os seus interesses eleitorais. Pobre Dilma!

 

VEM COM TUDO

O empresário Robson Doerner, comandante geral da Dydio Refrigerantes, ainda jovem, mas com uma história de vida exemplar, está com um pé na polítoca. Cortejado por vários partidos, é pule de dez, segundo a linguagem do turfe, para concorrer à Prefeitura de Porto Velho. E vem com chances reais de chegar lá.

 

TROCANDO TIROS

Depois dos duros ataques que fez ao prefeito Roberto Sobrinho, o fogo amigo que estremeceu o PT rondoniense, agora o deputado José Hermínio Coelho está se transformando em alvo. Membros do partido, lideranças de entidades e associações que são ligadas ao grupo do Prefeito da Capital estão devolvendo, também com munição pesada, os tiros de canhão disparados pelo parlamentar. A coisa está esquentando.

 

SÃO 260 HORAS

Do alto da sua proximidade com a presidente Dilma, o senador Valdir Raupp anunciou, segundo ele oficialmente, que ela vem mesmo a Porto Velho no próximo dia 5 de julho, uma terça-feira. Dilma vai visitar as obras das usinas, mas isso é secundário. O importante mesmo é que, garante Raupp, a Presidente vai assinar aqui mesmo a PEC da Transposição. Faltam apenas onze dias, ou alguma coisa em torno de 260 horas.

 

UM ANO ANTES

A fase final das obras da hidrelétrica de Santo Antônio está começando. O principal acontecimento das próximas semanas será o desvio do rio Madeira do leito normal. A partir de dezembro deste ano – 12 meses antes do previsto – a usina deve começar a gerar energia. Grande avanço para o Brasil, que está muito carente de energia abundante e renovável.

Gente de Opinião

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

 Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

          Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita

Gente de Opinião Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)