Sábado, 24 de julho de 2010 - 06h55
FEDERAIS JÁ APREENDERAM MAIS DE
TRÊS MIL QUILATES DE DIAMANTES
Desde que se iniciou a Operação Reserva Roosevelt, com a Polícia Federal tentando combater o tráfico e contrabando de diamantes das terras que pertencem aos índios Cinta-Larga, em Espigão do Oeste, nada menos do que 3 mil quilates de pedras brutas foram apreendidos. Só nessa semana mais dois contrabandistas foram presos, com 161 quilates de diamantes extraídos ilegalmente da reserva. Os federais fazem todo o possível para impedir que as riquezas de Rondônia sejam levadas daqui para fora, enriquecendo ladrões, patrocinando o crime organizado e fazendo aumentar as fortunas de milionários em vários países. Nós, rondonienses, é claro, não ficamos com nada.
Os olhos dos contrabandistas se iluminam quando eles põe nas mãos os diamantes de alta qualidade que existem em profusão nas terras indígenas. O Governo Federal tem que investir pesado, mantendo grandes equipes para impedir a entrada ilegal de garimpeiros e a venda das pedras, que saem daqui a preços insignificantes para chegar ao mercado internacional valendo fortunas. De vez em quando, conflitos entre os Cinta-Larga e os invasores acaba em extrema violência, como o caso de abril de 2004, quando 29 garimpeiros foram trucidados pelos índios dentro da Reserva.
Não é então de se perguntar porque não se caminha para o óbvio, organizando o garimpo, instalando agência de um banco oficial na região para receber as pedras, dando aos índios parte importante do que é retirado da área, e, apenas, por pessoas credenciadas? Será que manter a situação como está resolver alguma coisa? Porque embora 3 mil quilates de diamantes tenham sido apreendidos, o que preocupa é quanto saiu de lá sem que ninguém soubesse.
AINDA É CEDO?
Os cinco candidatos ao governo do Estado continuam muito mais no corpo a corpo com o eleitorado do que qualquer outro tipo de investimento na campanha. De Expedito Júnior a João Cahulla; de Confúcio Moura a Eduardo Valverde, os quatro que têm chances não pensam em gastar antes de meados de agosto. A grana anda curta para todos.
TRANQUILIDADE
Quem não se preocupa com isso é Marcos Sussuarana, do PSOL. Está na disputa apenas como participante. Não precisa gastar, não precisa perder os sono com questões complexas como de onde tirar grana para pagar marqueteiro, formiguinhas,advogados e assessorias. Não tem chance mas pelo menos não se incomoda.
LÍNGUA DOS SINAIS
Ainda é tímida também a campanha de candidatos à Câmara Federal e Assembléia Legislativa. Hoje são poucos os carros plotados, não se vê mobilização nas ruas, não se ouve barulho, como em anos anteriores. Com raras exceções. A continuar assim, no futuro as campanhas terão que ser feitas em silêncio, pela linguagem dos surdos.
BARBAS DE MOLHO
Além da correria Estado afora, uma hora aqui, duas horas depois acolá, fazendo até cinco visitas a municípios num só dia, os candidatos ao governo ainda tem que pisar em ovos para não ultrapassar os limites de uma das mais legislações eleitorais mais complexas e difíceis de cumprir em todo o mundo democrático. É tanta lei e tanta proibição que todos ficam com a barbas de molho.
NÃO DÃO BOLA
Quem não se preocupa muito com isso são os presidenciáveis e seus aliados. Tanto do lado de Dilma Rousssef como de José Serra, os dois nomes principais, poucos ligam para a lei eleitoral. Ambos já foram multados várias vezes. O campeão é o presidente Lula, que faz campanha aberta por Dilma. Marina Silva tenta se cuidar mas também já recebeu punição do TSE.
OTIMISMO
Odair Cordeiro, sempre atento às coisas do PT, não concorda com a coluna sobre os rumos da eleição presidencial no Acre. E reafirma: Dilma vai ganhar no primeiro turno. Inclusive no Acre, onde hoje ela está em terceiro, na primeira pesquisa realizada pelo Ibope. Como Odair tem o hábito de acertar resultado de eleições, é bom esperar para ver.
OUVINDO TODOS
Todos os candidatos ao governo e Senado serão ouvidos pelos empresários que formam o Sinduscon-RO, a principal entidade do setor da construção civil. Num sorteio, os dois primeiros a participarem de encontro na entidade serão João Cahulla e Ivo Cassol. O encontro está agendado para a próxima semana. Depois, os demais participarão de encontros no sindicato.
QUEM DECIDE
Dos cerca de 135 milhões de eleitores brasileiros, 27 milhões ou são analfabetos ou nunca freqüentaram uma sala de aula, apesar de saber ler e escrever. Mais da metade não sabe nada sobre a maioria dos candidatos, milhões estão por fora do que acontece no dia a dia do seu país. Podem ser os 20% dos brasileiros que decidem uma eleição e o futuro de todos. Trágico.
PIOROU
Onde anda a Lei Maria da Penha? Nunca, na história desse país, tantas mulheres foram brutalizadas como agora. E o número de criminosos que as atacam e que estão cumprindo pena é ínfimo. De que adianta lei se os agressores não pagam por seus crimes?
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno