Domingo, 24 de julho de 2011 - 07h39
LEMBRA-TE QUE É APENAS MORTAL:
UMA LIÇÃO QUE CÉSAR NÃO APRENDEU
Reflexões de um domingo. O poder acaba mudando muitas as pessoas, trocando sua alma, tornando-as seres que se acham semideuses. Não vislumbram o futuro. Deixam os antigos parceiros pelo caminho, patrolam o bom senso, ignoram o passado. Imaginam que serão eternamente poderosos, que não precisarão de ninguém, que nunca mais baterão em portas, para pedir socorro. Quando acordam do abrigo ilusório do poder, estão sozinhas. Na política, esse tipo de personalidade é cada vez mais comum. Quando se esvai o tempo, que voa e não perdoa, a antes personalidade abraçada anda solitária pelas ruas, à procura de alguém para conversar, sem entender como acabou só e na na amargura.A carapuça cabe em muitas cabeças. Em algumas especialmente. Muito mais nas que, imaginando-se mais inteligentes, mais criativas, mais malandras, mais preparadas do que qualquer um, de uma hora para outra se veem rebaixadas à condição de gente normal. Daí, o arrependimento é tardio e a perda, irreversível.
“Como podia um homem que fizera tantas coisas grandiosas, durante tanto tempo, desaparecer assim, de uma hora para outra? Quando generais romanos eram homenageados com triunfos, um sacerdote os acompanhava na carruagem que os levava, com a tarefa de dizer-lhe a intervalos regulares: "Lembra-te de que és mortal". César foi lembrado desse fato da maneira mais implacável possível: apesar de tudo o que fora e fizera, não podia haver dúvida de que continuava a ser mortal, pois não escapou à ação do caos inerente que rege a existência humana - depois de sobreviver a tantas batalhas, foi morto por pessoas em quem confiava, num lugar que deveria ser seguro". Este texto da história romana deveria servir de lição para esses poderosos de plantão, que se acham os tais. Nada um dia depois do outro, nada do que o correr do tempo, para mostrar-lhes a verdadeira face humana. Não esqueçam, poderosos de hoje, a lição que o Imperador César não aprendeu: és apenas mortal”.
TOMANDO CONTA
Por enquanto, nenhuma palavra, nenhuma posição do Palácio Presidente Vargas sobre a tentativa da Funai, que criou uma comissão para, no final, entregar 200 mil hectares de área de Porto Velho e Candeias para apenas 132 índios. Depois, quando decidir agir, pode ser tarde demais. Daí as ONGs e outros “amigos” podem já ter tomado conta de tudo. Como ocorreu na Raposa Serra do Sol, em Roraima.
NEM UM PIO
Como a Assembleia Legislativa está em recesso e a bancada federal também, não se ouviu qualquer posicionamento nos dois parlamentos sobre o assunto denunciado por produtores e pela Confederação Nacional da Agricultura. Nem um pio. Espera-se, obviamente, que tão logo retornem às atividades normais, os parlamentares comecem a se preocupar com o assunto.
PORGUGUÊS NÃO!
É sempre bom lembrar. Dois anos depois da ação lesa-Pátria na Reserva Raposa do Sol, os poucos índios que ganharam uma área de 1 milhão e 700 mil hectares estão vivendo em regime de miséria. E quem manda por lá não sabe falar português corretamente. Brasileiro mesmo não pode entrar nem sair da área, sem autorização dos estrangeiros que mandam. Veremos esse filme de novo aqui em Rondônia?
MAIS FORTE
Miguel de Souza, comandante do PR no Estado, reuniu muita gente no fim de semana. Saiu fortalecido e tem seu nome cada vez mais comentado para uma possível candidatura à Prefeitura de Porto Velho. O PR nacional está no olho do furacão, por causa da roubalheira no Ministério dos Transportes e Dnit, mas por aqui Miguel, que nada tem a ver com isso, se prepara para a batalha de 2012.
VAI COMANDAR
O governador Confúcio Moura, em seu blog esta semana, reclamou que a campanha de trânsito lançada por Governo e Prefeitura está indo muito devagar. Depois de afirmar que ações como essa devem mobilizar a todos, Confúcio escreveu: “Vou ver no fim do mês. Se a campanha não der resultado esperado- eu mesmo que serei o Comandante. Aí vocês verão como é que se faz”. Esperemos, pois...
FIM DA PICADA
Uma vergonha. O subprocurador-geral da República Rodrigo Janot afirmou, em parecer divulgado nesta semana, que o exame da OAB viola o princípio constitucional do direito ao trabalho e à liberdade de exercer uma profissão que se faz”. É o apoio oficial à malandragem para que os incompetentes e as faculdades fajutas encham o mercado de maus profissionais. Como muitos deles sempre sonharam.
DUPLA DINÂMICA
Quase na surdina, dois fortes candidatos à Prefeitura de Porto Velho em 2012 estão dando duro desde agora, visitando bairros, trocando ideias com moradores, falando em projetos futuros. Os dois são deputados federais. Tanto Lindomar Garçon (PV) quanto Mauro Nazif (PSB), estão bem posicionados nas primeiras pesquisas sobre 2012. E vão concorrer.
VIADUTOS
Agosto está chegando. Antes de terminar o próximo mês, se não houver nem um novo problema, recomeçam as obras de pelo menos dois viadutos sobre a BR 364. Um deles, dos mais importantes, na avenida Jatuarana. O outro na Campos Sales, em direção ao João Paulo II. A intenção da Prefeitura é entregar os dois antes do final do ano. Tomara!