Terça-feira, 24 de agosto de 2010 - 07h14
AVISO NÃO FALTOU, MAS O DESRESPEITO
AINDA CAUSA ACIDENTES NO RIO MADEIRA
Não foi por falta de aviso. Durante várias semanas, a Capitania dos Portos avisou que o rio Madeira, muito baixo para a navegação, tinha se tornado um perigo. Chegou a proibir o vai e vem de barcos à noite e apelou para que os transportadores evitassem andar sobrecarregados de carga e passageiros. Foi a mesma coisa que falar ao vento. Tanto barcos continuam subindo e descendo o rio com superlotação, quanto levam passageiros até acima do máximo que a segurança permite e, há ainda os que se arriscam à navegação noturna. Não poderia ser diferente. Balsas encalhadas, caminhões que caem de balsas, barcos lotados correndo o risco de virar e matar muita gente: tudo isso se soube nas últimas semanas, simplesmente porque os alertas constantes foram ignorados.
O rio Madeira é a principal via de ligação de Porto Velho com toda a região da Amazônia onde não há rodovias. Todos os dias, centenas de pessoas se deslocam por ele, por não ter opção e as populações ribeirinhas podem ficar até desabastecidas, caso as cargas que para elas são levadas não cheguem. Os pequenos produtores também correm o risco de ficar sem nada, caso não consigam mandar suas mercadorias pelo rio. O problema é que em tempos de seca, quando o Madeirão está baixo demais, há necessidade de que se duplique os cuidados, para evitar grandes prejuízos materiais e, pior, mortes. A ganância de algumas empresas e de alguns empresários tem que ser contida. Não se pode aceitar que as orientações da Marinha, que conhece tudo do rio e sabe interpretar sua situação, não sejam ouvidas e respeitadas. Multas pesadas e até cadeia para os irresponsáveis talvez sejam as únicas formas de conter esses abusos.
BAMBURRANDO
Rondônia continua bamburrando. Em sete meses, criou quase 19 mil novos postos de trabalho; mais de 2.100 só em julho. Não há, em qualquer outra região do país, um crescimento tão volumoso no número de pessoas que entram para o mercado de trabalho. Temos que aproveitar a boa maré e tornar a vida de grande parte da população melhor. Não dá prá tudo ficar nas mãos só de alguns.
PÁGINA POLICIAL
Porto-velhense em viagem pelo sul do país foi ler um jornal do Rio Grande do Sul e lá estava Rondônia. Mas não por seu excepcional crescimento, mas sim nas páginas policiais. A operação da Polícia Federal contra o roubo de diamantes na Reserva Roosevelt, dos índios Cinta-Larga, foi notícia nacional.
BURRICE TOTAL
O governo federal, aliás, mantém sua política em relação à uma das maiores reservas de diamantes do mundo, localizada em Rondônia. Prefere investir milhões de reais e mobilizar centenas de policiais no encalço de contrabandista a legalizar o garimpo, sob seu controle. É sem dúvida uma das maiores burrices que se tem notícia.
ENTENDEU?
A confirmação, pelo TSE, da candidatura de Cassol ao Senado, ocorrida na semana passada, só confirmou o que todos sabiam: mesmo com a certeza de que ele seria liberado na instância superior, o TRE rondoniense ignorou decisão anterior do TSE. Não dá para entender essas coisas,. Daí se passa a compreender porque a maioria das decisões do tribunal rondoniense têm sido reformadas.
ESTÁ NO PAPO
A eleição presidencial, se não ocorrer alguma coisa muito drástica que determine uma mudança inesperada de rumos, está no caminho de ser decidida no primeiro turno. O Brasil está dizendo não a José Serra, de novo e votando em Dilma Rousseff, uma iniciante na política. Na verdade, a maioria dos eleitores está escolhendo Lula. É o nome indicado por ele que corre solto para a vitória.
VOTO A VOTO
Estamos chegando ao fim de agosto e agora que as coisas começam a dar uma esquentada na campanha pelo governo. Como se previa desde o início, a disputa está acirrada entre pelo menos três dos quatro candidatos principais. E o que apareceu em último na pesquisa do Ibope, Eduardo Valverde, também deu uma boa reagida. Quem ganhará? Nem com bola de cristal...
DINHEIRO PERDIDO
Tem candidato à Câmara Federal gastando dinheiro com pesquisa. É grana jogada fora. Não existe – pelo menos até hoje nunca existiu – alguma pesquisa confiável numa disputa proporcional. Os dados podem ser manipulados se a pesquisa for feita na região onde um ou outro candidato é forte, deixando os demais fora. Mas, como há dinheiro sobrando, pode-se gastar até com inutilidades.
CENSURA TOTAL
Mais uma decisão ditatorial na Venezuela, partida é claro do caudilho Hugo Chávez. Agora, nas próximas três semanas – a decisão foi anunciada dias atrás – nenhum jornal do país poderá publicar notícias sobre crimes violentos e mortes que se espalham pelo país. Chávez quer eleger maioria no Congresso e não quer que sua população saiba sobre o que aconteceu. No Brasil, houve muita gente importante que aplaudiu a medida.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro
O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa
O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio
O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic
Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa