Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 24/09/09


Primeira Mão - 24/09/09 - Gente de Opinião
 
EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA: UMA
POLÊMICA QUE NÃO TERMINA NUNCA


O tema é passível de profundas discussões, cada um defendendo seu pensamento. Mas há que se discutir mais profundamente a questão de uma eventual proibição de cartilhas sobre doenças sexuais a crianças e jovens, em Porto Velho. Em pleno século 21, ainda há quem defenda as trevas da ignorância para os meninas e meninos que podem ser salvos só pela informação. De uma hora para outra, cartilhas que orientam as pequenas a evitar a gravidez (há meninas de onze anos que estão esperando o segundo filho, aqui mesmo, na Capital) e meninos a não ficarem doente (alguns aos 15 anos já estão contaminados com o vírus da Aids) são contestadas. Não se pode negar o direito do protesto de grupos religiosos e até de autoridades, afinal, a democracia serve para isso. Mas também é importante, embora a complexidade do assunto, que se defenda uma educação sexual baseada na realidade e não em histórias da carochinha. Como, por exemplo, evitar que continue crescendo o número de meninas grávidas? No ano passado, do total de novas mães atendidas no município, 25% tinha idades entre 11 e 19 anos. Como impedir o aumento de doenças sexualmente transmissíveis como a Aids, a sífilis e tantas outras atingem nossos jovens sem uma orientação esclarecedora e recheada de imagens claras? Só teorias e pensamentos religiosos, infelizmente, não curam esses males. Mas a educação, a orientação e os cuidados, desde cedo, podem salvar parte dessa geração.

ALTA PLUMAGEM

Os tucanos podem estar preparando mais surpresas para o encontro de amanhã, na casa de shows Quéops, quando Expedito Júnior assina ficha com o partido e será lançado como pré-candidato do PSDB ao Governo. Pássaros de alta plumagem poderão estar presentes para prestigiar o partido em Rondônia.

EM COMUM

Tiziu Jidalias, Joarez Jardim, Carlos Magno, Amado Rahhal, Cláudia Carvalho, secretária de Turismo do Estado e viúva do inesquecível deputado Sérgio Carvalho: o que eles têm em comum? Entre outras coisas, são as novas estrelas do PP de Ivo Cassol. Todos estão prontos para serem candidatos em 2010.

REPETIÇÃO

O deputado Jesualdo Pires, do PSB, disse ontem que toda a sociedade rondoniense, ao lado de suas lideranças de todos os calibres, têm que se manter unidas e atentas em relação à segunda votação da PEC da Transposição. Para ele, a mobilização de todos foi fundamental para a vitória em primeiro turno. E tem que se repetir para a votação final.

NA FRENTE

Por falar em Transposição, o deputado Miguel Sena, do PV, correu na frente e pediu a criação de um grupo de estudos para realizar todo o planejamento sobre a passagem de servidores do quadro estadual para a União. Tão logo o assunto seja definido em Brasília, Sena quer começar a tratar dele de uma forma clara e transparente. Pensou bem, o parlamento do PV.

COM CASSOL

Ainda sobre o PV: Lindomar Garçon, o próprio Sena e o deputado Luizinho Goebel devem permanecer na legenda, mesmo com o ingresso de Marina Silva como principal nome nacional. Os três ficam no partido mas permanecem, por aqui, mais que aliados do governador Ivo Cassol. Que, por sinal, não suporta a Marina...

INDIGNAÇÃO

Continua a briga sobre a “ponte que nunca saiu do papel” no bairo da Balsa. Moradores indignados com os preços oferecidos pelo Dnit por suas casas não querem nem ouvir falar em sair. E ainda querem que o local da ponte seja trocado mais para baixo no rio Madeira. O deputado Mauro Nazif foi ouvir as reivindicações e concordou com elas.

EM PESO

Ainda sobre a ponte e outras obras federais em rodovias do Estado, a Assembléia realiza audiência pública dia 5 de outubro para tratar destes temas. O clima vai esquentar, porque a comunidade do bairro da Balsa, em Porto Velho, vai estar em peso no encontro, exigindo solução diferente do que a planejada pelo Dnit. A audiência foi proposta pelo deputado Professor Dantas, do PT.

QUASE NADA

Só para lembrar: como indenização para famílias que vivem no local onde serão realizadas as obras do lado do rio na Balsa, o Dnit está oferecendo o valor máximo de 15 mil reais. Não importa o tamanho do imóvel e nem há quanto tempo as pessoas vivam ali. Há que esteja na mesma casa há mais de 30 anos.

CIRCO DOS HORRORES

O circo dos horrores, montado no Tribunal do Júri de Rio Branco, no Acre, deve terminar hoje com mais uma condenação do ex-deputado Hildebrando Pascoal, o homem que matou usando uma motosserra. Mais de 13 anos depois, os detalhes do crime ainda arrepiam e faz a gente se questionar se aquilo foi coisa de um ser humano ou de um animal irracional. 

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/ 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

 Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

          Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita

Gente de Opinião Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)