Quinta-feira, 24 de setembro de 2009 - 05h49
EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA: UMA
POLÊMICA QUE NÃO TERMINA NUNCA
O tema é passível de profundas discussões, cada um defendendo seu pensamento. Mas há que se discutir mais profundamente a questão de uma eventual proibição de cartilhas sobre doenças sexuais a crianças e jovens, em Porto Velho. Em pleno século 21, ainda há quem defenda as trevas da ignorância para os meninas e meninos que podem ser salvos só pela informação. De uma hora para outra, cartilhas que orientam as pequenas a evitar a gravidez (há meninas de onze anos que estão esperando o segundo filho, aqui mesmo, na Capital) e meninos a não ficarem doente (alguns aos 15 anos já estão contaminados com o vírus da Aids) são contestadas. Não se pode negar o direito do protesto de grupos religiosos e até de autoridades, afinal, a democracia serve para isso. Mas também é importante, embora a complexidade do assunto, que se defenda uma educação sexual baseada na realidade e não em histórias da carochinha. Como, por exemplo, evitar que continue crescendo o número de meninas grávidas? No ano passado, do total de novas mães atendidas no município, 25% tinha idades entre 11 e 19 anos. Como impedir o aumento de doenças sexualmente transmissíveis como a Aids, a sífilis e tantas outras atingem nossos jovens sem uma orientação esclarecedora e recheada de imagens claras? Só teorias e pensamentos religiosos, infelizmente, não curam esses males. Mas a educação, a orientação e os cuidados, desde cedo, podem salvar parte dessa geração.
ALTA PLUMAGEM
Os tucanos podem estar preparando mais surpresas para o encontro de amanhã, na casa de shows Quéops, quando Expedito Júnior assina ficha com o partido e será lançado como pré-candidato do PSDB ao Governo. Pássaros de alta plumagem poderão estar presentes para prestigiar o partido em Rondônia.
EM COMUM
Tiziu Jidalias, Joarez Jardim, Carlos Magno, Amado Rahhal, Cláudia Carvalho, secretária de Turismo do Estado e viúva do inesquecível deputado Sérgio Carvalho: o que eles têm em comum? Entre outras coisas, são as novas estrelas do PP de Ivo Cassol. Todos estão prontos para serem candidatos em 2010.
REPETIÇÃO
O deputado Jesualdo Pires, do PSB, disse ontem que toda a sociedade rondoniense, ao lado de suas lideranças de todos os calibres, têm que se manter unidas e atentas em relação à segunda votação da PEC da Transposição. Para ele, a mobilização de todos foi fundamental para a vitória em primeiro turno. E tem que se repetir para a votação final.
NA FRENTE
Por falar em Transposição, o deputado Miguel Sena, do PV, correu na frente e pediu a criação de um grupo de estudos para realizar todo o planejamento sobre a passagem de servidores do quadro estadual para a União. Tão logo o assunto seja definido em Brasília, Sena quer começar a tratar dele de uma forma clara e transparente. Pensou bem, o parlamento do PV.
COM CASSOL
Ainda sobre o PV: Lindomar Garçon, o próprio Sena e o deputado Luizinho Goebel devem permanecer na legenda, mesmo com o ingresso de Marina Silva como principal nome nacional. Os três ficam no partido mas permanecem, por aqui, mais que aliados do governador Ivo Cassol. Que, por sinal, não suporta a Marina...
INDIGNAÇÃO
Continua a briga sobre a “ponte que nunca saiu do papel” no bairo da Balsa. Moradores indignados com os preços oferecidos pelo Dnit por suas casas não querem nem ouvir falar em sair. E ainda querem que o local da ponte seja trocado mais para baixo no rio Madeira. O deputado Mauro Nazif foi ouvir as reivindicações e concordou com elas.
EM PESO
Ainda sobre a ponte e outras obras federais em rodovias do Estado, a Assembléia realiza audiência pública dia 5 de outubro para tratar destes temas. O clima vai esquentar, porque a comunidade do bairro da Balsa, em Porto Velho, vai estar em peso no encontro, exigindo solução diferente do que a planejada pelo Dnit. A audiência foi proposta pelo deputado Professor Dantas, do PT.
QUASE NADA
Só para lembrar: como indenização para famílias que vivem no local onde serão realizadas as obras do lado do rio na Balsa, o Dnit está oferecendo o valor máximo de 15 mil reais. Não importa o tamanho do imóvel e nem há quanto tempo as pessoas vivam ali. Há que esteja na mesma casa há mais de 30 anos.
CIRCO DOS HORRORES
O circo dos horrores, montado no Tribunal do Júri de Rio Branco, no Acre, deve terminar hoje com mais uma condenação do ex-deputado Hildebrando Pascoal, o homem que matou usando uma motosserra. Mais de 13 anos depois, os detalhes do crime ainda arrepiam e faz a gente se questionar se aquilo foi coisa de um ser humano ou de um animal irracional.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do
USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?
Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do
Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol
Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita