Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 24/10/09


Primeira Mão - 24/10/09 - Gente de Opinião 
A SUPERCARGA DE IMPOSTOS E A
OBESIDADE MÓRBIDA DO PODER


A União tem hoje perto de 550 mil servidores. Mais de 10% deles foram contratados nos últimos seis anos, sob o governo do presidente Lula. Nos Estados, o inchaço da máquina pública não é diferente. Nem nas Prefeituras, nem nas Assembléias Legislativas, nas Câmaras Municipais ou no Judiciário. Tem servidor saindo pelo ladrão – sem qualquer trocadilho infame – e há disputa por cadeiras para colocar os casacos. E daí? Daí que o Brasil que não é servidor público, ou seja, a imensa maioria da população, tem que trabalhar duro e pagar alguns dos impostos mais caros do mundo. Para, entre outras coisas, bancar o festival de cargos, geralmente os melhor pagos, presenteados a quem jamais passou perto de um concurso, como manda a Constituição. É também por isso que se paga 39% de impostos na compra de eletrodomésticos ou perto de 48% quando se vai construir uma casa popular. Paga-se nesse país impostos absurdos para uma contrapartida ruim, despreparada, sem sentido de prestação de serviço a quem realmente precisa. O serviço público sempre foi usado, em toda a história, como abrigo de apaniguados, amigos, eleitores. E continuará sendo para todo o sempre, provavelmente. Ou até que algum governo com sentimento patriótico, com olhos voltados para a modernidade e o futuro, com pena dos brasileiros que trabalham tanto para sustentar máquinas públicas com obesidade mórbida tenha coragem de mudar tudo isso. Mas daí já é sonhar demais, não é?

COISA ANTIGA

As autoridades federais começam a falar agora sobre o assunto como se tivessem descoberto a cura do câncer. A questão do tráfico de armas pesadas da Bolívia (via Rondônia) para os traficantes do Rio é assunto velho. Mas ainda é tratado como se fosse uma surpresa. Não é. 


COM ATRASO

A Polícia Federal anuncia que até o final do ano terá pelo menos cinco postos de fronteira para tentar controlar o tráfico de armas para os bandidos que dominam o Rio de Janeiro. Agora? Há vários anos a rota é utilizada e os criminosos sabem muito bem como contornar a fiscalização. Os resultados do trabalho da PF poderá ser muito pequeno, por atrasado. 


JÁ É UM AVANÇO!

A primeira queda de braço foi vencida. Mesmo contra todo o poder e resistência do governo, a oposição conseguiu as assinaturas necessárias para a CPI do MST. Falta ainda muito para que ela funcione mesmo. E se sabe que, se chegar a funcionar, será boicotada pelos governistas. Mas o simples fato da criação da CPI já é um avanço. 


PODRES NA CAIXA


O problema, contudo, é que será muito difícil – por tudo o que seus membros enfrentarão – descobrir todos os podres que envolvem o movimento social que hoje é taxado de criminoso pelas pessoas de bem do Brasil. Tem tanto rolo que, se abrir a caixa de Pandora, pode ser até perigoso para muita gente poderosa. 


EM ALTA


Em Ji-Paraná e região, sua base eleitoral, só cresce o prestígio do deputado Jesualdo Pires (PSB). Um dos mais atuantes parlamentares na atual legislatura da ALE, Jesualdo está entre aqueles nomes que se têm como certo que conseguirão a reeleição. Isso se ele não almejar vôos mais altos. 


NOVOS DESAFIOS


Ao lado de Neodi Carlos, o presidente, Jesualdo tem tido a preocupação de ajudar a mudar, para muito melhor, a imagem do poder. Houve já vários avanços, graças também as ações de vários outros parlamentares. A Assembléia melhorou. Mas precisa melhorar e avançar ainda mais. 


EM CIMA DA HORA

O PDT começa a se movimentar, em busca de aliados para 2010. O número de partidos que ainda não estão comprometidos diminui a cada semana. Acir Gurgacz tem que correr atrás, senão não conseguirá viabilizar sua candidatura ao governo, que já está posta há bastante tempo. 


NOMES NÃO FALTAM


Odacir Soares quer voltar a ser senador. Nilton Capixacaba sonha em ser senador. O ex-prefeitão Carlão Magno gostaria de ter seu nome incluído na relação de candidatos a candidato ao Senado. O deputado Tiziu Jidalias só pensa no Senado. São apenas alguns dos parceiros do governador Cassol que gostariam de ser o companheiro dele na disputa pelas duas vagas. Uma já é de Cassol, ao que tudo indica. 


SORRY!


Confusão da coluna. Quem deixou o PMDB e causou uma confusão no partido não Fo o deputado federal Natan Donadon. Foi na verdade o irmão dele, Melki , que saiu do partido onde estava há anos e ingressou no PHS. Pedimos desculpas aos leitores pela falha. 


EMOÇÕES


Gauchada de Rondônia se prepara para domingo. Tem Grenal. A tendência é que vença o menos ruim. Os dois grandes do sul estão pelas tabelas.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

 Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

          Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita

Gente de Opinião Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)