Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 25/02/11


 Primeira Mão - 25/02/11  - Gente de Opinião

UM DISCURSO DE QUASE DOIS MIL

ANOS QUE AINDA É MUITO ATUAL

“Até quando, ó Catilina, abusarás da nossa paciência? Por quanto tempo ainda hás de zombar de nós essa tua loucura? A que extremos se há de precipitar a tua audácia sem freio? Nem a guarda do Palatino, nem a ronda noturna da cidade, nem os temores do povo, nem a afluência de todos os homens de bem, nem este local tão bem protegido para a reunião do Senado, nem o olhar e o aspecto destes senadores, nada disto conseguiu perturbar-te? Não sentes que os teus planos estão à vista de todos? Não vês que a tua conspiração a têm já dominada todos estes que a conhecem? Quem, de entre nós, pensas tu que ignora o que fizeste na noite passada e na precedente, em que local estiveste, a quem convocaste, que deliberações foram as tuas?”

O texto acima é do primeiro dos quatro discursos de Cícero (foto), em 63 antes de Cristo. O primeiro e o último destes foram dirigidos ao senado de Roma, os outros dois foram proferidos diretamente ao povo romano. Todos quatro foram compostos para denunciar explicitamente Lúcio Sérgio Catilina, senador romano que planejava um golpe de Estado. Quase 1950 anos depois, o discurso ainda tem frases que poderiam ser consideradas atuais, adequando-se, é claro, à situação. “Até quando abusarás da nossa paciência?”, por exemplo, não cai como uma luva sobre autoridades, políticos e membros de diversos poderes que ignoram as necessidades e a vontade do povo e continuam trabalhando apenas para si mesmos? Há coisas na história que, mesmo passado séculos, ainda podem servir de lição. Cícero e suas poderosas palavras são prova concreta disso.

 

QUATRO ANOS

Valter Araújo vai presidir a Assembleia por quatro anos. Depois de vencer a corrida pela Mesa para o período 2011-2013, ele e seus aliados decidiram não correr mais riscos e votaram novo mandato até 2015. Com a decisão, ao que parece, Valter abre mão de disputar a Prefeitura da Capital. Prefere ficar onde está.

NOME DA HORA

Bem falante, preparado, ainda jovem para os padrões da política, Valter está se consolidando, em pouco tempo, como a mais promissora liderança rondoniense. Em pouco tempo, passou de um ex-vereador para um deputado atuante; para o mais votado no Estado e para a presidência da Assembleia. Vai longe.

PASSEIO EUROPEU

Patrocinados por ONGs internacionais, aquelas mesmo, que representam os grandes interesses internacionais na Amazônia, três índios estarão em Paris e Londres, hoje e amanhã, para “denunciar” obras de construção de hidrelétricas na região. Ora, ora! Essa história já se conhece. É investimento feito pelas ONGs porque só elas querem determinar os destinos da Amazônia.

FÁCIL DE ENTENDER

Entre os índios que estão em Paris e Londres, está o rondoniense Almir Suruí, que vai protestar contas as usinas do Madeira, devidamente patrocinado por entidades como Survival International,.A viagem europeia da delegação é financiada pelas ONGs Amazon Watch, International Rivers e Rainforest Foundation UK. Deu prá entender?

“ISOLADOS”, ONDE?

O estranho é que as ONGs anunciam que “qualquer contato entre índios isolados e pessoas da sociedade brasileira poderão ser fatais para os índios”. Índios isolados? Onde exatamente em Rondônia? Só se for aqueles da mesma foto que, de vez em quando, é divulgada, mostrando “índios que nunca tiveram contato com brancos”. Brincadeira dessa gente!

FESTANÇA

O carnaval começa dia 25 deste mês e vai até 8 de março, em Porto Velho. Nada menos do que 35 blocos sairão nas ruas. Mais o desfile oficial promovido pela Prefeitura. É festança prá ninguém botar defeito. Desse jeito, vamos acabar tendo um carnaval perto do da Bahia, que dura mais ou menos uns dez meses.

SEM MOLEZA

Quando o ano começar de verdade no Brasil, depois do carnaval, infelizmente a tendência é que caiamos na realidade. Teremos menor crescimento, muito menos crédito, a inflação maior do que a projetada e 50 bilhões a menos em dinheiro do governo federal circulando. Não vai ser mole o 2011 que inicia depois do carnaval.

ORDEM DE CIMA

A ordem veio de cima! As obras do Centro Político-Adm,inistrativo (CPA), que passará a se chamar Centro Rio Madeira, devem ser aceleradas. O governador Confúcio Moura determinou ao diretor do Deosp, Abelardo Castro Neto celeridade total. Quer ver os quatro mil servidores do Estado ali instalados até o meio deste ano. Abelardo corre para cumprir a missão.

LÍNGUAS OPOSTAS

Alguns dos mais importantes assessores do governador Confúcio Moura não estão falando a mesma linguagem. Fala-se, Palácio afora, que um servidor de segundo escalão quer centralizar decisões como se fosse o comandante. O assunto ainda vai render muita confusão.

Gente de Opinião

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

         O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)