Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 25/03/10



Primeira Mão - 25/03/10 - Gente de Opinião
PEDOFILIA É CRIME EM QUALQUER
LUGAR, INCLUSIVE NA IGREJA

Há um tema que não se pode mais fugir. Em todo o mundo, é hora da Igreja tomar medidas concretas, drásticas, definitivas para acabar com a onda que envolve dezenas de padres, acusados de pedofilia. Em vários países os escândalos se sucedem. Além de indenizações enormes e seguidos pedidos públicos de perdão, pela Igreja, não se tem notícia de prisões, penas pesadas, de retirada imediata dos envolvidos – obviamente quando declaradamente culpados – do meio da sociedade. A pedofilia é hoje uma grave doença social que espalha seus tentáculos por todas as nações. Combatê-la é uma obrigação das pessoas de bem e principalmente das autoridades. Principalmente as da Igreja. Não é possível mais conviver com tanta impunidade quando se sabe que o problema é grave, envolve um número expressivos de religiosos e de histórias sem fim, algumas terríveis e impressionantes.

Não dá mais para se ficar de braços cruzados, assistindo a tudo isso sem que haja uma mobilização para acabar com esse câncer dentro da religião. Não se pode mais aceitar que, dentro da Igreja, o assunto seja tratado com benevolência e os culpados apenas afastados – quando o são – de suas dioceses, podendo voltar a praticar os mesmos crimes em outras paróquias. Se a Igreja não agir com rigor e fizer uma profunda depuração em seus quadros, os governos e a Justiça são obrigados a fazê-lo, sob pena de também correr o risco de serem acusados de tratar de forma diferente o mesmo problema: para alguns, penas duras, para outros, complacência e olhos fechados.

PASSARINHO

Um bem informado passarinho contou à coluna: pode estar surgindo – e ao menos teria havido conversações secretas a respeito – uma nova chapa que a ser formada para a disputa das eleições de outubro. Se tiver algum fundo de verdade e se for mesmo criada, a composição pode mudar os rumos do pleito.



FÀTIMA NA CABEÇA

A coisa estaria sendo tratada mais ou menos assim: Fátima Cleide encabeçaria uma chapa ao governo. Confúcio Moura poderia ou não manter sua candidatura mas, no projeto, ele chegou a ser falado como um pretenso vice de Fátima. Eduardo Valverde seria candidato à reeleição à Câmara Federal e Valdir Raupp o candidato do grupo ao Senado.



OBSTÁCULO

Raupp disse em entrevista na TV Candelária que seria um erro estratégico ter três candidatos da base aliada ao Senado. Não disse, mas se depreende, que esse fato poderia gerar negociações em Brasília para que Fátima Cleide disputassse, o governo, por exemplo. Ou a vice de Confúcio.



OHA O TIZIU!

Outra informação que, mais dia menos dia, deverá ser confirmada. A chapa oficial, ou seja, da turma do governador Cassol à sua sucessão, será encabeçada por João Cahulla e o vice será o deputado estadual Tiziu Jidalias, que é de Ariquemes e que poderia dividir os votos de Confúcio Moura naquela importante cidade rondoniense.



FORÇA PARA PERDER

Até que enfim! O governador José Serra, esta semana, não negou que pretenda disputar a Presidência. Não falou abertamente que será mas teve a audácia (dentro do raciocínio tucano, anunciar candidatura é mais que isso), de dizer que “pode” disputar contra Dilma. O PSDB continua fazendo de tudo para perder a eleição.



SALTO

Já dona Dilma nada de braçada. Saiu lá de trás nas pesquisas e já está passando Serra, o que é mas não é mas pode ser candidato. Com o apoio de Lula e toda a estrutura de um governo que tem a maior aprovação da história, Dilma Roussef, até há pouco desconhecida, pode estar saindo do (quase) anonimato para a Presidência.



GOSTA DE OUVIR

Em público, Roberto Sobrinho, como bom petista, deixa claro seu apoio à pré-candidatura de Eduardo Valverde ao governo, inclusive se tornando coordenador dela. A portas fechadas, Sobrinho continua sendo instado a esperar, porque pode ainda ter chances de disputar o Governo. Ele diz que não quer mas gosta de ouvir o que tem ouvido.



ESTRADA LONGA

A eleição de outubro será disputadíssima, em todos os níveis. Mas a corrida pelas duas vagas ao Senado será, sem dúvida, uma das mais quentes dos últimos anos. Se a eleição fosse hoje, Cassol estaria eleito e tomaria fácil uma das cadeiras. Raupp e Fátima disputariam a segunda vaga. Mas como tem muita estrada pela frente, tudo pode mudar.

FOTO DO MOMENTO

Nas pesquisas não oficiais, atualmente, Expedito Júnior está à frente para o governo. Confúcio vem depois, seguido por Valverde e Cahulla. Acir Gurgacz, que diz que é candidato mas até agora nada fez nesse sentido, está no bolo na fila de trás. Cahulla assume o governo na semana que vem e, aí sim, nas pesquisas daqui a um ou dois meses, se terá uma realidade mais próxima. E realista.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pesquisa que tem crédito coloca Cassol como nome viável ao governo e os dois marcos à frente para o senado

Pesquisa que tem crédito coloca Cassol como nome viável ao governo e os dois marcos à frente para o senado

          A imensa maioria dos institutos de pesquisa não merece qualquer crédito, já que se viu para o que eles servem ou a quem servem, nas última

“Se eles mandarem um porta aviões até o Lago Paranoá, daí a gente vê!”, ironiza Moraes sobre pressão americana

“Se eles mandarem um porta aviões até o Lago Paranoá, daí a gente vê!”, ironiza Moraes sobre pressão americana

         “Não vai privatizar. A saúde é para todos e a gente precisa combater a desinformação. O que sabemos fazer é um trabalho sério, com compromi

Privatizações, hospital/escola, ampliação de ações no interior: a saúde pública pode dar um salto

Privatizações, hospital/escola, ampliação de ações no interior: a saúde pública pode dar um salto

  Se tudo o que está sendo planejado para a área da saúde pública se concretizar, tanto a Estadual quanto Municipal, a partir de agora, certamente e

Anistia para assassinos, assaltantes, torturadores, mas não para a mulher que sujou a estátua com batom

Anistia para assassinos, assaltantes, torturadores, mas não para a mulher que sujou a estátua com batom

Entre 1966 e 1974, os guerrilheiros que queriam implantar o comunismo no Brasil (nada a ver com Democracia, como confessaram seus líderes, anos depo

Gente de Opinião Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)