Terça-feira, 25 de maio de 2010 - 06h36
FICHA LIMPA TEM QUE SER ASSINADO
LOGO PARA COMEÇAR A DEPURAÇÃO
Há uma grande pressão de parte da sociedade – aquela que pensa, que tem alguma formação educacional, que não aceita voto vendido e voto comprado – para que o presidente Lula promulgue, com a máxima urgência, a nova lei chamada “Ficha Limpa”, que impede políticos com um passado de sacanagens e mutretagens disputar as eleições no país. Obviamente que o assunto ainda será tema de grande discussão jurídica, que não deve valer para essas eleições, que ainda há um longo caminho a ser percorrido. Mas convenhamos: foi uma grande vitória do Brasil, como pais, como democracia, como povo, ter chegado ao ponto em que estaremos legalmente aptos, seja agora, seja no futuro, para tirar do páreo eleitoral aquelas figuras sinistras que se perpetuam no poder para escapar das garras da Justiça. O outro lado da moeda é que, num país com uma maioria da população com algum discernimento político, não haveria necessidade de uma lei como essa para extirpar da disputa nas urnas, esse tipo de gente. Mas não podemos pensar pelo ideal, mas sim pelo real. O brasileiro comum, embora o número de politizados aumente cada vez mais, ainda é, em sua maioria, levado pela lábia e pelo dinheiro, pela dentadura e pela telha, pelo assistencialismo e pelas promessas falsas destes políticos que transformaram o país e seus redutos eleitorais em escudo para falcatruas e assaltos aos cofres públicos. Mas estamos melhorando.
Agora, a sociedade – a mesma que se mobilizou e levou mais de 1 milhão e 600 mil assinaturas ao Congresso, exigindo a aprovação do “Ficha Limpa” - precisa estar atenta novamente. Não podemos aceitar que o assunto seja empurrado com a barriga. É o começo do fim da eleição de tantos canalhas que, com seus golpes e escondidos sob o manto da impunidade, causaram tantos danos ao nosso país durante décadas.
ACABOU
Não se poderia esperar outra coisa. A diretoria da Aspro, entidade responsável pela Expovel, cancelou a cavalgada de abertura da feira, um evento tradicional, que reunia milhares de pessoas. Devem estar comemorando os que não querem que as feiras agropecuárias cresçam e nem que o setor progrida. Não se sabe agora que medidas restritivas serão tomadas em relação às cavalgadas de outras cidades.
CRITÉRIOS
Como agirá o Ministério Público e a Justiça em relação a outros eventos com milhares de pessoas, que são tradicionais na Capital, como a Banda do Vai Quem Quer e a Parada Gay, por exemplo? Imporá tantas proibições como as que impôs à Expovel? Também decidirá que tais eventos não podem ser realizadas nas ruas e muito menos ter apoio, por exemplo, de ambulâncias?
ALERTA
Esse ano, a maior festa popular de Porto Velho, a mostra de quadrilhas e boi-bumbás Flor do Maracujá será realizado num local diferente e precisará de grande apoio e incentivo para atrair o público, depois de mais de duas décadas de realização na área próximo a Esplanada das Secretarias. Será que haverá também tantas restrições que essa será mais uma festa que a Capital poderá perder? Esperemos que não.
DECLAÇÃO DE GUERRA
O deputado federal Ernandes Amorim e membros da Lica dos Camponeses Pobres – aquela mesma acusada de utilizar táticas de guerrilha em Rondônia – estão em estado de beligerância declarada. Amorim insinua que a LCP tem algo a ver com o assassinato de um policial rodoviário na região de Jacinópolis. A Liga emitiu nota (embora sem ser assinada por ninguém), chamando o parlamentar de tudo um pouco. O pau quebrou.
NO ANONIMATO
Um dos problemas da LCP é que ela existe só no mundo virtual. Não tem CIC, não tem endereço, não tem responsável. Vive apenas de ações em relação a invasão de terras, muitas vezes com homens e mulheres armados, sim, e as acusações contra o grupo são pesadas. A LCP, contudo, se diz vítima da Justiça, da polícia e de pistoleiros contratados por fazendeiros. Pena que use seus argumentos sempre anonimamente. Não há a quem processar ou responsabilizar.
NANICOS
Agora vai. O PMDB anuncia que está próximo a um acordo com o Partido da Mobilização Nacional (PMN) e o Partido Humanista da Solidariedade (PHS) em Rondônia. Ah,bom! Essas duas siglas importantes deverão ter grande influência no pleito de outubro. Como, aliás, os vários nanicos que pululam em torno da aliança governista. Brincadeira!
“IMEXÍVEL”
Por falar em eleições, Eduardo Valverde anda que é só sorrisos. Até agora, o PMDB rondoniense não conseguiu mexer uma vírgula sequer no projeto petista de manter a chapa ao governo, que Valdir Raupp quer que tenha Fátima Cleide na cabeça. A turma do presidente Lula e da ex-ministra Dilma Roussef não interveio no assunto, como queria o comando peemedebista rondoniense.
PRESIDENCIÁVEIS
Nesta terça, um grupo de parlamentares de Rondônia viaja a Belo Horizonte, onde participará do encontro nacional da Unale. A grande atração do evento será as palestras de três presidenciáveis. José Serra, Dilma Roussef e Marina Silva vão falar aos deputados representando todos os estados brasileiros.
O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio
O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic
Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa
Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta