Quarta-feira, 8 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 25/07/10


Primeira Mão - 25/07/10 - Gente de Opinião

NOSSA EDUCAÇÃO ESTÁ MELHORANDO E

OS NÚMEROS MOSTRAM ISSO COM CLAREZA

A professora Irany Freire Bento (foto), que assumiu o comando da Secretaria de Educação do Estado na reta final do governo Cahulla, dando continudiade ao bom trabalho realizado pela ex-secretária, a professor Marly, anda que é só sorrisos. Mesmo num setor tão complexo, onde as fortunas investidas nunca são suficientes, a educação em Rondônia melhorou muito nos últimos tempos. Os últimos índices do Enem, que colocaram 86% dos educandários rondonienses com médias acima do mínimo exigido pelo Enem e a informação do Ideb, instituto ligado ao Ministério da Educação, de que temos por aqui a melhor educação entre todos os estados do norte e nordeste, representaram um prêmio para uma estrutura que, há uma década atrás, por exemplo, era muito deficitária. É claro que os desafios na área do ensino são imensos. Por isso mesmo, cada avanço deve ser considerado um passo importante no contexto de que, num estado pequeno da federação, já temos conquistas que nos colocam, numa média nacional, acima de várias outras regiões do país.

Outros dados importantes que merecem ser destacados – como a professora Irany fez neste sábado, numa entrevista ao programa Candelária Debate da TV Candelária/Record – foram os investimentos de mais de 360 milhões no transporte escolar e as obras em mais 60 escolas. Obviamente que, pinçadas da grandeza do sistema, estas informações parecem pequenas no contexto do sistema educacional que leva às salas de aula, no Estado, quase 300 mil estudantes em cerca de 400 escolas. Mas mesmo assim estamos evoluindo. Tanto na estrutura das escolas quanto na qualidade do ensino. Falta ainda melhorar o salário das escolas professores e aumentar a segurança perto dos educandários. Falta muito mais. Mas que há avanços importantes, isso há!

POLVO ALEMÃO

No café da manhã, no restaurante, no mercado, na rua. Onde quer que um jornalista que conhece a política local esteja, sempre é questionado sobre quem vai ganhar a eleição para o governo. Como se jornalista fosse vidente ou tivesse parentesco com o polvo alemão, que acertou tudo. A responsta invariavelmente é: “se eu soubesse, já estaria rico”.
 

ABANDONADOS

Risco de conflito armado na fronteira Brasil-Bolívia. Pequenos produtores brasileiros que trabalharam longos anos em áreas situadas do lado bolivianos e que foram expulsos de lá, para que plantadores de folha de coca fossem assentados pelo governo de Evo Morales, estão abandonados.

NO TRASEIRO

Eles tinham promessa de apoio do governo brasileiro, mas até agora nada receberam. A não ser um pontapé no traseiro, perdendo tudo o que tinham.m Há quem queira reagir até usando a violência, se for o caso. As autoridades fazem de conta de que nada está acontecendo. Mas está sim.

COLHER DE CHÁ

Como se previa, muitos mototaxistas não conseguiram regularizar sua documentação junto à Secretaria Municipal de Trânsito até a última semana. A Prefeitura da Capital deu mais uma colher de chá até a quarta-feira, dia 27. Mas avisou: não prorroga mais o prazo.

TRISTES NÚMEROS

O primeiro semestre foi de tristes números em termos de assassinatos e vítimas do trânsito em Porto Velho. Foram 85 pessoas mortas em crimes violentos, quase todas na periferia e quase todas jovens. No trânsito, outras 27 vítimas fatais. No total, 112 porto-velhenses perderam a vida. Lamentável.

AGORA VAI!

O Ministério Público entrou na jogada, finalmente. Está investigando sobre o porquê dos seguidos apagões em Rondônia e os constantes cortes de energia em vários bairros da Capital. Foram seis apagões em meio ano. O MP quer apurar responsabilidades, bem como garantir a prestação dos serviços de energia elétrica à população, de forma contínua e sem interrupções. A Ceron, que agora tem outro nome, pomposo, vai ter que dar explicações.
 

“ELOGIOS”

Por falar no assunto, torcedores que ficam vidrado nos jogos do campeonato brasileiro, entraram em parafuso no último domingo. Quando seus times jogavam, numa rodada muito importante, os jogos fervendo, os torcedores ficaram furiosos. A energia em suas casas, no bairro São João Bosco – pela centésima vez nesse ano - foi embora. A raiva passou cerca de 10 minutos depois, quandoa luz voltou. A Ceron, é claro, recebeu muitos “elogios” da torcida do bairro, que fica no centro da Capital.
 

AMIGUINHO

O PT botou Fernando Collor a correr do Palácio do Planalto. A história, todo o mundo conhece. Hoje, candidato ao governo de Alagoas (de novo), Collor usa um jingle dizendo ser amiguinho do presidente Lula e da ex-ministra Dilma Roussef. Os petistas alagoanos foram à Justiça pedir que o jingle seja proibido. Não conseguirão. Vão ter que agüentar o “cumpanheiro” Collor. Demais!!!!
 

MELHOROU

Há ainda um longo caminho a percorrer. Mas a Policlínica Osvaldo Cruz tem sim melhorado o atendimento a população, mesmo aumentado para mais de 25 mil o número de consultas prestadas mensalmente. De gente da Capital e interior. Há uma nova mentalidade na atuação dos 385 funcionários da instituição de saúde e o serviço melhorou. Registre-se pois o trabalho do diretor Daniel Tomás e sua equipe.

Fonte: Sergio Pires  - ibanezpvh@yahoo.com.br
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 8 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta

Gente de Opinião Quarta-feira, 8 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)