Terça-feira, 25 de agosto de 2009 - 05h48
COMEÇA A FASE DECISIVA PARA A
GRANDE ELEIÇÃO DO ANO QUE VEM
Setembro está chegando e as decisões sobre a grande eleição de 2010 começam a tomar corpo. Praticamente todos os partidos, dos grandes aos nanicos, colocam a cabeça de fora, já falando em nomes, alianças, acordos futuros, propostas e metas. A verdade, contudo, é que nada está fechado ou decidido, até agora. Dos poderosos PMDB e PT, que ainda não definiram se estarão no mesmo palanque ou não no ano que vem aos pequenos PSOL, PTC, PRDB e outros quetais, além do PP de Cassol, que surge como nova força política no Estado, todos só pensam em outubro, daqui a um ano e um mês. PSB ( e não PSDB como divulgou as coluna no domingo), PSDC, PR, PTN e mais alguns partidos que cresceram em Rondônia podem se unir ao grupo de Cassol, junto com vários nanicos. O senador Valdir Raupp continua numa sinuca de bico e terá apenas alguns meses para definir tudo: o partido que preside no Estado, o PMDB, vai mesmo com candidatura própria ou será vice de um petista de novo? Os petistas se dividem entre Roberto Sobrinho, Eduardo Valverde e Fátima Cleide e não aceitam não encabeçar a chapa para o Governo. Começa uma fase decisiva dos preparativos para 2010. Até março, ou seja, daqui a sete meses, todas as cartas terão sido postas na mesa. Até lá, muitos preparativos, conversas e negociações políticas, encontros, desencontros e notícias frias e quentes. O ano que vem, portanto, será o único tema por aqui, a partir de agora.
CRISE
Só o futuro nas urnas poderá avaliar se a confusão interna no PT, que ignorou seu passado e decidiu fechar com José Sarney, apesar de todas as denúncias, trará prejuízos ao partido. O presidente Lula diz que não mas certamente não é exatamente o que pensa.
MARINA
Certamente não por ingenuidade mas sim por esperteza, o presidente Lula diz que Marina Silva, se candidata à Presidência pelo PV, não tirará votos do PT. Lula quer vender a idéia de que petista não muda de lado. Sabe que se engana. Há alguns, inclusive históricos, que estão prá lá de insatisfeitos com os rumos do partido.
BARBÁRIE
Rondônia teve que conviver com mais um final de semana de grande violência. Proporcionalmente, pelo menos na barbárie, estamos sendo informados de crimes que parecem ser executados pelos chefes do tráfico no Rio de Janeiro. No sábado, por exemplo, um pai e seu bebê de dois anos foram mortos a pauladas, em Fortaleza do Abunã. Para onde estamos caminhando?
NINGUÉM CUMPRE
O deputado Wilber Coimbra, do PSB, tem razão. Rondônia tem uma lei que proíbe o fumo em locais fechados há muito tempo, muito antes da mesma medida ser tomada em São Paulo ou qualquer outra cidade brasileira. O problema, e o deputado sabe muito bem disso, é que por aqui ninguém obedece a lei. Mas que ela existe, existe.
VOLTANDO...
E A CPMF está voltando, agora com novo apelido. No final, não interessa como chamamos esse novo imposto, porque teremos que pagá-lo e pronto, sem discussão. Novamente a conversa é que essa grana toda vai para a saúde. Alguém ainda acredita nisso?
PÉ NO SACO
Todos querem tirar sua “casquinha” das hidrelétricas. Há uma verdadeira encheção de saco que envolve processos, mobilizações deste ou daquele grupo, tentando parar a obra e um manancial de problemas tentando atrapalhar Santo Antonio e Jirau. Mesmo assim, com minorias fazendo o diabo para aparecer e atrapalhjar, as duas obras cumprem seus cronogramas.
ENGOLINDO
Semana passada, por exemplo, o Tribunal de Contas arquivou nada menos do que cinco processos contra a construção de Jirau. Nada foi encontrado de irregular, diz o TCU. Mas é bom esperar. Muitos outros percalços virão pela frente. Há gente que não consegue agüentar o progresso e o desenvolvimento. Mas, como diz Zagalo, terão que engolir.
FAÇA O QUE EU DIGO...
O deputado rondoniense Moreira Mendes enfrentou uma saia justa com a revista Veja. Entrevistado sobre sua defesa do projeto que impede candidatos com currículo sujo candidatar-se, Moreira foi questionado pela revista nacional como ficaria o caso de processos contra ele. Experiente, tentou sair pela tangente nas respostas. Será que conseguiu?
DEU E PEDIU
Com uma mão, o presidente Lula deu mais de 320 milhões de dólares para o presidente boliviano Evo Morales construir uma rodovia em seu país. Com a outra, pediu pelos brasileiros que moram na área de fronteira e serão expulsos em dezembro, perdendo tudo. Morales pegou a grana mas não prometeu nada em relação aos nossos colonos. Ficou o dito pelo não dito.
Não é exato como um bom relógio, mas numa conta simples, faltam pouco mais de 144 horas para que Porto Velho tenha um novo Prefeito. Léo M
Há milhares (milhões até) de mensagens de Natal e Ano Novo. Praticamente todas falam em paz. Em reencontros. Em amor verdadeiro. Mas há al
Que se engane quem quiser, mas nosso Brasil anda célere para trás, com tantos recordes lamentáveis
Claro que o Brasil vai de bom a muito melhor, na visão distorcida dos fanáticos; dos cegos pela ideologia, que fazem de conta que não enxe
A podridão toma conta de parte do mundo político e chega à instituições que deveriam nos proteger. A associação com o crime, com as facçõe