SANDRO PERDEU TUDO QUE TINHA POR
FALTA DE SEGURANÇA NA ZONA LESTE
Não se pode fechar os olhos para o drama do pequeno empresário Sandro Alves, de Porto Velho, uma entre tantas vítimas do crime que corre solto em Porto Velho. Com grande esforço, ele lutou e conseguiu abrir uma loja de equipamentos eletrônicos e celulares na zona leste, bairro Tancredo neves, ao lado da agência da Caixa Federal. Apostou tudo o que podia no negócio, que tinha tudo para dar certo. Mas Sandro, como tantos outros comerciantes, esqueceu uma coisa importante: a total falta de segurança. Em menos de um mês, sua nova loja foi assaltada quatro vezes. Três delas em pleno dia. Uma delas, com os criminosos fortemente armados, ameaçando seus funcionários e clientes e causando pânico. Em todas as ocasiões, não havia a quem pedir socorro. Sandro tomou então a decisão de fechar as portas, arcar com um prejuízo de mais de 100 mil reais, já que todo o seu estoque foi roubado. E pensar numa outra maneira de ganhar a vida.
O que diferenciou Sandro Alves dos outros comerciantes, muitos deles também desesperados e que já desistiram do comércio por falta de segurança, é que ele decidiu protestar. Colocou uma faixa na frente da loja recém fechada, explicando à comunidade os motivos que teve e foi à imprensa, contar tudo. Uma reportagem da TV Candelária/Record, mostrou a história toda.“É uma tristeza. Não há segurança pública, os assaltos ocorrem em plena luz do dia. Outros lojistas já tiveram que fechar suas portas, mas preferiram não falar. Decidi pelo menos protestar, denunciar o que está acontecendo. Não dá mais para a zona leste continuar sofrendo com a total falta de segurança. É uma coisa absurda”, contou o agora ex comerciante. E os bandidos que levaram tudo dele? Ah, esses continuam andando normalmente pelas ruas, atacando em pleno dia, destruindo a vida de famílias inteiras. Segurança? Onde? Onde?
ESCURIDÃO POR 35 HORAS
Depois dizem que a gente é “reclamão”. A ex Ceron deixou parte do bairro Igarapé, na rua Cristina e proximidades, mais de 35 horas seguidas sem energia elétrica, no último final de semana. Protestos, pedidos de socorro desesperados, ligações intermináveis, em que o reclamante ficava longo tempo esperando sem qualquer explicação, tudo foi inútil.
MP NELES!
Bem faz o Ministério Público que está investigando o péssimo serviço prestado à comunidade, pelo tal 0800, que funciona à beira mar. Os atendentes estão a milhares de quilômetros daqui, recostados no ar condicionado, no Rio de Janeiro. Muitos certamente nunca ouviram falar de Porto Velho. Mas são eles que nos atendem. Quando atendem, aliás.
MEIO SÉCULO
Este 25 de agosto marca uma data inesquecível na recente história brasileira. Foi nesse dia, há exatos 50 anos, que Jânio Quadros renunciou, de surpresa, à Presidência da República. Imaginouque voltaria, numa espécie de golpe branco, pelos braços do povo. Se deu mal. O ato de Jânio apressou o golpe militar, que começou menos de três anos depois. O resto da história, todos sabem.
E O CONGRESSO?
A OAB está propondo mudanças na lei, a partir de propostas que partam dela, como entidade nacional. Várias decisões tomadas esta semana são direcionadas principalmente em defesa dos homossexuais, do casamento gay e da criminalização da homofobia.Muito preocupada com este tema vital para o Brasil, a grande entidade, certamente por falta de tempo, não tem se pronunciado sobre a brutal violência que assola o país. Mas certamente o fará, quando der.
“NÃO É COMIGO”!
Mais uma vez, apenas porque há uma orientação nacional, o Movimento dos Atingidos por Barragens fechou a BR 364, na altura de Itapuã do Oeste, no início da semana. Tais movimentos, orquestrados à distância e com fundo político, ignoram o sofrimento das pessoas que precisam ir e vir pela BR, todos os dias. Fazem o que querem, quando querem e ainda se acham cheios de razão. As autoridades ditas competentes, que deveriam proibir esses abusos, fazem de conta que não é com elas.
SEM PENA
Os grandes traficantes continuam a usar muitas mulheres, jovens incautos e até crianças e adolescentes para tentar passar drogas da Bolívia para Porto Velho, para, daqui, enviá-la a outros estados e outros países. Muitos dos chamados “malas” são presos. No geral, gente pobre, primária, desesperada por dinheiro fácil. Todos sabem o que estão fazendo, o risco que correm e os danos que a droga pode causar. Portanto, quando aparecem presos, não se tem que ter pena. Eles é que precisam penas duras.
O NOVO PSD
A papelada já foi entregue. Agora, depende do TRE rondoniense, o registro do PSD, o novo partido – que volta com o nome antigo de uma das tradicionais siglas da história da política brasileira - que, no Estado, ficará sob o comando do deputado federal Moreira Mendes. O PSD batalha para conseguir registro em outros oito estados, para se tornar viável perante a legislação eleitoral. Moreira está otimista.
PERGUNTINHA
Até quando os brasileiros vão continuar pagando os mais altos impostos do mundo, em alguns casos acumulados três a quatro vezes no mesmo produto?
Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)