Sexta-feira, 25 de setembro de 2009 - 05h43
CIRO TAMBÉM TIRA VOTOS DE DILMA E A
DIVISÃO DA ESQUERDA BENEFICIA TUCANOS
O plano criado foi consistente e realista desde o princípio. Ao escolher a ministra Dilma Roussef como sua candidata à Presidência, o presidente Lula somava a alta popularidade do seu governo com a continuidade dos projetos e, ainda, nas mãos de uma mulher reconhecidamente competente. Tudo parecia ir bem até que o quadro político começou a mudar. A entrada de Ciro Gomes (foto), do PSB na corrida pelo Palácio do Planalto complicou ainda mais a situação para dona Dilma. Com ele, a candidata de Lula fica estagnada nas pesquisas, dividindo os votos dos eleitores lulistas entre o próprio Ciro, mais Marina Silva e Heloísa Helena, do PSOL. Nesta semana, mais uma pesquisa nacional apontou grande vantagem para José Serra, do PSDB, em qualquer quadro. Mas ela era menor quando Ciro ainda não se havia declarado candidato. Os quatro – Dilma, Ciro, Marina e Heloísa – dividem os votos da chamada esquerda, que apóia em peso o governo Lula. José Serra, do PSDB, é o grande beneficiado. E já pode ser considerado o nome tucano porque, nas mesmas pesquisas, quando sai Serra e entra o governador mineiro Aécio Neves, Ciro Gomes fica em primeiro. Lula e Dilma tem um ano pela frente para mudar o quadro atual e não ter que devolver o poder aos tucanos.
FESTA TUCANA
O presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, é presença confirmada nesta sexta pela manhã na casa de shows Quéops, em Porto Velho, quando o senador Expedito Júnior ingressa no partido e já será lançado como pré-candidato ao governo. Outros tucanos de renome nacional poderão aparecer de surpresa.
NO NINHO
Nomes que estão já acertados para ingressar no PSDB: o deputado estadual Alexandre Brito; a ex-deputada e ex-prefeita Mileni Mota, de Rolim de Moura; a ex-vereadora Silvana Davis; e Val Ferreira, esposa de Expedito e suplente na Câmara Federal. Outros nomes serão anunciados durante o evento desta sexta.
A VEZ DE ELCIDE
Expedito, aliás, aguarda apenas a segunda votação da PEC da Transposição para licenciar-se do Senado. Em seu lugar, assume o vice Elcide Lanzarin, empresário do setor frigorífico. A decisão confirma a intenção do agora senador tucano em dedicar-se desde agora à preparação de sua campanha para 2010.
NOVA DUPLA
Enquanto isso, aparece como uma nova possibilidade concreta a formação de uma chapa PMDB/PC do B para a disputa ao Palácio Presidente Vargas no ano que vem. Os dois partidos estão fechando um acordo. O caminho seria uma chapa encabeçada por Confúcio Moura, de Ariquemes, com o jovem David Chiquilito como vice.
EMBRIONÁRIO
Embora embrionário, o acordo entre os dois partidos tem o aval de ambos os comandos nacionais. Obviamente que essa formação de chapa só se formaria se o PMDB desistisse de manter sua aliança com o PT. As conversações entre todos continua e a definição só mesmo para o início do ano que vem.
HORA DA DECISÃO
Pode surgir mais uma surpresa importante nesta final de semana em termos da política porto-velhense. O ex-prefeito Carlinhos Camurça, atualmente no PMDB, foi convidado a ingressar num novo partido. Ele pode anunciar se aceita ou não o convite ainda nesta sexta. Camurça é candidato à uma vaga na Assembléia Legislativa.
AVAL IMPORTANTE
Crescem as chances de Eduardo Valverde ser o nome do PT ao governo. Ele deve ter o domínio do diretório regional a partir de novembro e a desistência, ao menos momentânea, do PT manter o nome do prefeito Roberto Sobrinho como pré-candidato beneficia o deputado federal. O próprio Sobrinho já deu aval público ao nome de Valverde.
E A FÁTIMA?
Com isso, a senadora Fátima Cleide perde espaço dentro do PT para sair como candidato ao governo. Embora domine ainda uma ala importante do diretório, Fátima está perdendo espaços para Valverde, hoje a principal pedra no caminho dos planos da senadora. Fátima pode tentar a reeleição ao Senado ou buscar outra alternativa, caso perca a indicação ao governo.
LONGO PRAZO
Em vários entrevistas dadas à imprensa nesta semana – percorreu os principais programas de TV da Capital – o governador Cassol deixou claro: vai para o Senado, continua apoiando Cahulla e, se tudo der certo, volta a concorrer ao Governo em 2014. Planos a longo prazo mas bastante viáveis.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno