Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 25/11/09



Primeira Mão - 25/11/09 - Gente de Opinião 
CENAS REAIS DE UMA CIDADE
COM UM TRÂNSITO SURREAL

Parece mentira mas não é. A mãe desce do carro de luxo e se preocupa em fechá-lo, ligar o alarme, olhar se está tudo bem. “Esqueceu” que estava com o filho e a criança sai correndo, atravessando a rua num momento de trânsito pesado. Foi salva, certamente, pelos anjos que protegem os pequenos. Logo adiante, um ciclista tenta passar por um carro que está manobrando para entrar na garagem. O motorista não o vê, é claro, e o ciclista é jogado longe. Sai ileso, não se sabe como. Num bairro residencial há uma igreja no meio das casas. Frequentadores do templo tomam conta das ruas próximas, inclusive obstruindo as garagens de quem mora por ali e não tem nada a ver com os cultos. Mais adiante, o motociclista estica o braço para a direita. E entra à esquerda, nunca decisão de última hora que quase lhe custa a vida.No sábado à noite, em pleno centro, sem um policial à vista, dois garotos, visivelmente alterados – não dá para dizer mais nada por falta de provas materiais – conversam, cada um em seu carro, na esquina de duas ruas movimentadas. Não esperam o sinal abrir e saem a mil. E no centro, sem vaga para estacionar, o motorista se pergunta porque paga tantas taxas se, para ficar alguns minutos parado, tem que pagar a flanelinhas com olhares ameaçadores.

Nada disso é ficção. Infelizmente, são cenas reais num cidade grande e que tem um trânsito maluco, descontrolado, mal sinalizado e ainda recheado de motoristas incompetentes e mal educados. Se Porto Velho é assim hoje, imagine-se daqui a alguns anos...

SÓ EM FEVEREIRO

A boataria e às vezes a desinformação correm soltas em todas as frentes. Uma delas é que o PT já teria resolvido todos os seus problemas internos. A verdade é outra: a decisão oficial sobre candidatura ao governo só sai após 18 de fevereiro do ano que vem, quando, em todo o país, o partido decide sobre seus rumos. É data também em que deverá oficializar também o nome de Dilma Roussef para a Presidência. 

PIOROU. DE NOVO!

O clima na Assembléia, que tinha melhorado há cerca de uma semana atrás, voltou a piorar. É que vários deputados querem “peitar|” a decisão do presidente Neodi Carlos de construir o novo prédio da ALE. Até há pouco tempo, não se ouvia qualquer voz contrária. De uma hora para outra, a situação mudou. A situação não está nada soft nos meandros do poder legislativo. Pelo contrário. 


BANDIDO OU VÍTIMA?


Afinal, o italiano Cesare Batista é um assassino sanguinário ou apenas uma vítima da injustiça? Condenado em todas as instâncias pelo Judiciário da Itália, acusado de ter cometido quatro assassinatos a sangue frio, em nome de sua ideologia, Cesare pode agora ser solto por decisão pessoal do presidente Lula. 


APOIO DE CIMA


Na semana passada, uma comitiva de parlamentares, incluindo a senadora rondoniense Fátima Cleide e (acredite-se!) representantes da CNBB, fizeram manifestação para que o italiano que está preso no Brasil seja solto e não regresse à Itália para cumprir sua pena. 


MAIS CUIDADO


Espera-se que haja a mesma mobilização por causas como as invasões absurdas do MST e o dinheiro público ilegal que jorra em seus cofres, por exemplo. E que os que não pensam como Cesare Batista ou o PT sejam respeitados. E é preciso cuidado: fazer manifestação a favor de alguém condenado por quatro mortes certamente não é o melhor exemplo de equilíbrio e respeito às leis. 


CASSOL E NEODI


A cada transferência do julgamento do caso do governador Ivo Cassol no STF, mais se tem a impressão que ele não sairá tão cedo. Talvez lá pelo início do ano que vem. Daí, se isso ocorrer e a sentença lhe favor desfavorável, quem ficaria no governo até o final seria o presidente da Assembléia, Neodi Carlos. 

O QUE DIZ A LEI

Eleição indireta para completar o mandato – na hipótese que a maioria dos rondonienses não quer nem pensar de Cassol perder o cargo – só se a decisão sair até o final de dezembro. Depois disso, a lei diz que é o presidente da ALE que completa o mandato. 


FIDELIDADE

Secretariado de Cassol começa a se movimentar com força. Há uma dezena de pré-candidatos a algum cargo eletivo na equipe do primeiro e segundo escalões do governo. Obviamente, todos juram que seguirão a orientação do chefe. Por enquanto, não há dúvida quanto a isso. Já no futuro, não se sabe. 


PÉSSIMO EXEMPLO


Acusado de vender sentenças – crime gravíssimo, pelo qual deveria ser exemplarmente punido – o juiz federal João Carlos da Rocha Mattos está livre, solto e andando por aí como se nada tivesse acontecido. Uma brincadeira com o brasileiro comum que cumpre religiosamente a lei. São essas coisas que deixam a gente com um pé atrás e se perguntando se esse é, mesmo, um país sério... 

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário  franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)