Sábado, 25 de dezembro de 2010 - 05h16
PASSADA A FESTA E A GASTANÇA,
A HORA É DE APERTAR O CINTO
Passado o Natal e a farra das compras, a hora agora é do brasileiro puxar o freio de mão, colocar um fecho no bolso e se cuidar. A fase do crédito fácil e longo, dos financiamentos a perder de vista – mesmo com juros absurdos – está para terminar. O governo da presidente Dilma Rousseff deve anunciar, senão logo, dentro de algumas semanas, que o momento é de apertar cintos. Mesmo contra a exigência do presidente Lula, por exemplo, ela vai mesmo cortar o orçamento e reduzir o volume de investimentos nas obras do PAC. A torcida dos rondonienses é que esse corte não atinja obras importantes para nós, como a ponte sobre o rio Madeira, no bairro da Balsa, os viadutos sobre a BR 364, a implantação do sistema de água e esgoto na Capital e a futura ponte de ligação com o Acre. Mas que haverá cortes, ninguém duvide.
O brasileiro comum vai voltar a sofrer um pouco mais. Com a redução do crédito e o novo aumento dos juros, que deve ser oficializado na primeira reunião do Copom durante o início do mandato de Dilma, a coisa volta a ficar difícil principalmente para os mais pobres poderem comprar. O cartão de crédito também sofrerá restrições, inclusive com aumento do pagamento mínimo de 10% para 15%. O número de prestações, agora a perder de vistas, deverá ser muito reduzido. O governo Dilma começa com restos a pagar de 700 vezes em relação ao que o governo FHC deixou para Lula. A coisa está complicada. Portanto, cuidado com a gastança. O 2011 que chega aí e vem com mudanças fortes na economia. Quem não estiver preparado, pode se dar muito mal.
SÓ O TEMPO...
Dentro de uma semana, assume o novo governo do Estado. Exatamente no próximo sábado. A amálgama de lideranças e representantes de diversos partidos, unidas dentro da administração Confúcio Moura dará certo? Só o tempo pode dizer. Com o presidente Lula, por exemplo, a mistura funcionou. Veremos como será por aqui.
PC DO B NO PODER
Confúcio tem ao se redor representantes de praticamente todos os partidos que o apoiaram no segundo turno, incluindo os de menor expressão. Terá muitos representantes do seu PMDB, mas a verdade é que o PDT e o PT também terão fatias importantes. E do PC do B, até há pouco nanico e agora com vários representantes no poder.
LÁ NA FRENTE...
Desde a eleição, Confúcio Moura tem demonstrado que vai agir diferente dos seus antecessores. Teve que perder muito tempo com a armação do seu secretariado, teve que costurar muitos acordos e até que abrir mão de algumas convicções. Por tudo isso, certamente deixou de lado a questão da Assembléia Legislativa. Mas ele sabe: lá na frente, poderá ter problemas, se seu grupo perder o controle da Casa de leis.
TODOS OS GOSTOS
A fofocalhada em torno da sucessão na Assembléia é tão intensa, tão densa, tão cheia de teorias até verossímeis, mas outras impossíveis, que na verdade não se pode dizer com qualquer chance de acertar o que realmente está acontecendo. Há informações e contra informações para todos os gostos.
COISA COMUM
Já se ouviu os maiores absurdos, mas também coisas coerentes. A verdade é que a questão da Presidência e da nova Mesa Diretora está prá lá de complicada. Por enquanto, as negociações continuam só nos bastidores. Em breve vão sair de lá e valerá até golpes abaixo da linha da cintura. Como é comum nas disputas políticas.
NÃO VEM DA ALMA
Em todas as entrevistas que deu nos últimos dias, o ex-governador e agora senador Ivo Cassol tem desejado sucesso ao governo Confúcio. Certamente não é do fundo da alma, mas o que vale é o que está gravado. Cassol, contudo, tem alertado que a confusão de partidos no próximo governo pode virar racha. Diz que não é uma torcida. Apenas um alerta.
SANGUE DOCE
Quem está de sangue doce é o novo presidente nacional do PMDB. Valdir Raupp volta ao Senado como campeão de votos em seu Estado, é próximo da nova presidente Dilma Rousseff, está em alta dentro do seu partido e ainda elegeu o governador rondoniense. Só não dá palpite sobre o secretariado de Confúcio. Jura que não indicou ninguém.
VIADUTOS
As obras dos viadutos em Porto Velho estão paradas. Problemas nos projetos, na falta de mão de obra, no aumento dos custos e até por causa das chuvas. Mesmo assim, há esperança que eles estejam prontos no final de 2011, conforme o cronograma inicial. Oremos, pois.
HOMENAGEM
Nesta semana, 83 personalidades do Estado receberam a Medalha Marechal Rondon, em solenidade ocorrida no auditório da Emater. Políticos, policiais, gente do mundo das artes e jornalistas fazem parte do novo grupo de comendadores, pois receberam a principal condecoração rondoniense. O governador João Cahulla presidiu a cerimônia.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno