Quinta-feira, 26 de maio de 2011 - 07h12
SURRAR UMA IDOSA NÃO É NADA, MAS
MATAR UM PAPAGIO DÁ CADEIA DURA
Há uma pequena esperança de que quatro criminosos – um deles menor de idade, muito violento – possam se dar mal dessa vez. Não por terem assaltado uma casa, agredido uma anciã de 84 anos e o genro dela. Afinal, os bandidos fazem coisas muito piores todos os dias e pouco depois estão soltos de novo, por conta do incentivo oficial que a legislação brasileira dá ao crime, ao assassinato, à violência, a brutalidade. Mas podem se ferrar, os bandidões, porque os defensores dos animais certamente vão se mobilizar para vê-los pagar pelo crime de terem matado...um papagaio. O caso aconteceu em São Paulo, dias atrás, quando os bandidos, parte deles já com passagens pelas delegacias pelos mesmos crimes, entraram na casa da anciã. Quando estavam agredindo a idosa, sem piedade, ameaçando-a e ao seu genro de morte, o papagaio, que estava com a velhinha há várias décadas, começou a fazer grande barulho. Um dos bandidos pegou-o da gaiola, o jogou no chão e pisoteou em cima. Morte instantânea. Ninguém deu muita bola para a violência contra a indefesa vovó, até porque a população está anestesiada contra esse tipo de crime. Ocorre a toda a hora em qualquer recanto do país. Os autores, presos, nesses casos, são soltos pouco depois, para “responder em liberdade”. Dá vontade de chorar de raiva, mas o que se vai fazer? Os malandros que fazem as leis as criaram para auto proteção, para que possam sair livres quando forem pegos com a boca na botija. Por extensão, protegem os bandidos.
Mas, ao menos nesse caso, os quadrilheiros podem ser dar mal. Surrar uma velhinha, no Brasil, não quer dizer nada. Mas matar um papagaio, aí a coisa é bem mais complicada. Neste caso específico, pode ser que os bandidos acabem cumprindo penas duras. Obviamente nada a ver com o que fizeram com uma pobre e indefesa mulher de 84 anos. Mas porque mataram um animal. Aí, eles foram longe demais. Matar um animal é crime punido com penas pesados, no Brasil.
GRANDES PLANOS
Em seu blog, esta semana, o governador Confúcio Moura enumerou vários projetos que tem para a área da saúde. Todos eles dignos de elogios e apoios de todos os setores da coletividade. O que todos vão torcer é para que Confúcio consiga transformar em realidade os ótimos planos que apresentou para um dos setores mais complexos da administração pública.
R$ 300 MILHÕES
“São 412 escolas estaduais. Maioria precisando de reformas. Arrumar banheiros. Melhorar a fiação elétrica. Por quadras e laboratórios. Boa biblioteca. Pois bem, as escolas, para deixá-las humanizadas, razoáveis, necessito de cerca de 300 milhões de reais. E construir mais algumas. Com o orçamento trivial elas na triste regra dos puxadinhos”. Outro comentário de Confúcio em seu blog. Dessa vez, sobre educação.
FEIRA E CIDADANIA
Ir à Expovel já é um programa muito bom para o porto velhense. Aproveitar a visita para ainda fazer seu recadastramento eleitoral, é um plus de cidadania. A Justiça Eleitoral vai estar na feira. Na próxima eleição, todos os eleitores rondonienses vão participar do pleito usando sua digital. Antes terá que registrá-la no recadastramento. Fazer isso na Expovel é uma boa oportunidade.
SEM PAZ E AMOR
Maconheiros de todo o Brasil se mobilizam, exigindo a liberalização da droga. Em São Paulo, um grupo deles enfrentou a polícia na porrada. Um gaiato que assistiu a tudo lembra que viu um dos participantes da passeata fazendo o sinal de paz e amor com uma mão e com a outra jogando pedra na PM. Já não se fazem mais maconheiros como antigamente.
MESMOS DIREITOS
Defender o consumo de drogas é a mais nova notícia entre as mais comentadas na mídia. Confunde-se aí o direito à livre expressão com a defesa da esculhambação. Nesse ritmo, os líderes do crime organizado vão às ruas protestar contra a criminalização do tráfico e consumo de cocaína, crack e heroína. Se o pessoal da maconha tem esse direito, porque eles, tratados como bandidões, não o terão?
MIGUEL PROCURADO
O sempre bem informado Léo Ladeia levantou a lebre: o ex-deputado federal Miguel de Souza estaria sendo procurado por lideranças para aceitar uma eventual candidatura a Prefeito em Porto Velho. Miguel tem repetido que não quer. Mas os que acham que ele seria uma solução viável, não vão desistir fácil. É mais um nome que aparece na longa lista de prováveis concorrentes ao Palácio Tancredo Neves.
JÁ SÃO 15
Vamos recapitular alguns nomes que surgem como possíveis candidatos em 2012 na Capital: Valter Araújo, José Hermínio Coelho, Emerson Castro, Zequinha Araújo, Abelardo Castro Neto, Dirceu Fernandes, Fátima Cleide, Cláudio Carvalho, Mário Sérgio, Lindomar Garçon, Mauro Nazif, Ivan da Saga, Robson da Dydyo, Expedito Júnior e, agora, Miguel de Souza. E ainda falta gente nessa relação...
VEJA ACERTOU?
A última edição da revista Veja, sem dúvida a mais respeitada publicação brasileira, foi cruel: nenhum dos estádios que estão em obras para a Copa do Mundo de 2014, ficarão prontas em tempo hábil, a continuar o ritmo atual de obras. Tomara que a gente não passe vergonha perante o mundo, mostrando a incompetência das nossas autoridades. Tomara que, em breve, sai aquela frase famosa: “Veja errou!”