Sábado, 26 de junho de 2010 - 08h39
AS INVESTIGAÇÕES TÊM QUE CHEGAR TAMBÉM
AOS GABINETES REFRIGERADOS EM BRASÍLIA
A operação da Polícia Federal realizada esta semana no Estado, que prendeu várias pessoas, inclusive o superintendente da Funasa, deveria ir mais fundo e mais longe nas investigações. Porque o problema não se restringe a Rondônia e apenas a uma dessas ONGs que proliferam não só em nossa região mas em todo o Brasil. Tem que ir fundo a investigação e todas as outras que estão em andamento ou as que certamente virão. De quem é, afinal, a culpa maior de liberar milhões e milhões de reais em dinheiro público para as chamadas “Organizações Não Governamentais” que só vivem às custas do governo? Não se terá que chegar aos graúdos de Brasília, os que esbanjam a divisão politiqueira do nosso rico dinheirinho dos impostos com milhares de instituições que, muitas vezes, sequer têm endereço real e nunca prestam contas do que fazem com tanta grana?
O esquema criado pela tal Associação de Deficientes Físicos da Amazônia Legal (Asdefal),é o mesmo que se repete em vários quadrantes do país, sem que, no final das contas, se saiba quem recebeu o dinheiro, quanto gastou efetivamente com o trabalho comunitário – se é que ele existe – e quem embolsa milhões e milhões de reais, enriquecendo às custas do pobre contribuinte, sem que o dinheiro desviado seja devolvido a quem de direito. Uma CPI das ONGs apodrece no Congresso e não anda porque não tem apoio do governo. E elas, as famigeradas ONGs – sempre ressalvando-se as exceções - continuam aí, eventualmente uma ou outra sendo pega mas, na grande maioria das vezes, as enormes falcatruas e desvios jamais são descobertos. Um dia, quando tivermos um país em que as leis valham para todos, quem sabe as coisas mudem?
RECEITA ANTIGA
Devagar com o andor. Já tem gente dentro do PMDB comemorando vitória antecipada, logo depois da adesão do PDT. A hora é de dar duro, correr atrás do eleitor e mostrar programas. Aliança eleitoral pode ajudar mais não decide eleição. E contar com o ovo naquilo da galinha é receita secular para se perder eleição. Portanto, calma.
NADA QUENTE
Várias vezes anunciada, até hoje não saiu nenhuma pesquisa das chamadas “quentes” sobre a sucessão em Rondônia. O Ibope estava realizando uma, ouvia-se nos bastidores, mas os números até agora não foram divulgados. Agora se fala que o instituto só atuará depois de oficializadas das candidaturas. Ou seja, a partir da primeira semana de julho.
TODOS LIDERAM
Enquanto isso, cada partido, cada coligação, cada candidato de ponta, contrata sua própria pesquisa. Nesses casos, sabe-se, o contratante nunca recebe notícia ruim. Cada um que paga ouve algo bom. Ou seja, pelas pesquisas não oficiais, todos os pretendentes estão com um pé no governo. Brincadeira!
OLHO NA CAPITAL
João Cahulla volta suas baterias para a Capital do Estado, que concentra grande eleitorado e que, ao menos até agora, não demonstrou estar “fechado” com nenhum dos nomes considerados com chances para o governo. Cahulla anuncia também para Porto Velho um pacote de asfaltos. E na zona leste, uma das mais necessitadas da cidade.
VÁRIAS FRENTES
O PT também não perde tempo. O prefeito Roberto Sobrinho, coordenador da pré-candidatura de Eduardo Valverde, mexe-se em todas as frentes porque, no final das contas, sabe que o sucesso da sua administração beneficia o companheiro. Também por isso, Porto Velho nunca viu tantas obras em andamento ao mesmo tempo.
MÃOS DADAS
Confúcio Moura, agora com Airton Gurgacz confirmado como vice, corre atrás de outros partidos para formar uma coligação forte para outubro. Ele percorrendo o Estado, quase sempre de mãos dadas com o casal Raupp, à busca de crescimento da sua candidatura. E está a cada dia mais otimista.
CONFIRMADO
A situação de Expedito Júnior, que poderia ser prejudicado por causa da Lei Ficha Limpa, que agora tem efeito retroativo, voltou de Brasília tranquilo. Ouviu de especialistas do seu partido que como ele perdeu o mandato, não tem mais pendência alguma com a Justiça Eleitoral. Está confirmadíssimo para a corrida pelo Palácio Presidente Vargas.
NOVO MANDATO
Competente e sempre tendo sucesso em todos as ações que lidera ou participa, o empresário e ex-deputado federal Chagas Neto foi reeleito para mais um mandato de três anos à frente do Sindicato das empresas da construção do Estado, o Sinduscon-RO. A eleição ocorreu na semana passada.
ABOBRINHA
Abobrinhas extracampo: o treinador da Seleção Brasileira, Dunga, do alto do seu mau humor, correu com uma equipe da Rede Globo que exigia uma matéria exclusiva para a emissora que tudo pode. Dunga pôs Fátima Bernardes e Companhia a correr e agora está na rota do ódio da mais poderosa emissora da América Latina. Pode ir dando adeus ao cargo, tão logo termine a Copa.
Fonte:Sergio Pires.
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio
O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic
Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa
Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta