Quarta-feira, 26 de agosto de 2009 - 05h53
UMA LEI QUE PODE AJUDAR AO MENOS
A AMENIZAR A GRAVE CRISE NA SAÚDE
Para toda a população, os serviços de saúde já estão muito perto da tragédia. Para idosos e pessoas com algum tipo de deficiência então, nem se fala. Por isso, merece atenção especial e apoio o projeto apresentado na Assembléia pela deputado Neodi Carlos, presidente da Casa. Ele quer transformar em lei a decisão de que consultas médicas e exames de saúde para pacientes com mais de 65 anos, portadores de necessidades especiais e gestantes sejam realizados num prazo máximo de 72 horas a partir do pedido médico. E cria sanções, tanto no serviço público como na rede particular, para quem não cumprir a medida. Com o caos da saúde no país – em Rondônia a situação não é diferente, mesmo com todos os esforços feitos no Estado e municípios – obviamente que não será fácil uma lei com essa amplitude social “pegar”. Mas tem que se começar por alguma coisa. Tem que se exigir, se falta estrutura e até medicamentos, pelo menos mais atenção, mais dedicação, mais esforços de toda a máquina de atendimento aos doentes para que se amenize o sofrimento deles. Quem sabe uma lei com fiscalização e multas pesadas não possa melhorar um pouco o quadro dantesco de hoje?
TERRA DO PODER
O PT realizou encontro em Rolim de Moura, no final de semana. Na “cidade dos governadores”, o partido tinha algumas metas. Entre elas de pegar o gostinho de uma cidade que é especialista em eleger comandantes do Estado. A outra era marcar posição, na terra do governador Cassol, para firmar pé como oposição a ele.
TARDE DEMAIS?
Cassolistas, contudo, ironizaram o encontro, dizendo que o PT chegou tarde. É que são também de Rolim pelo menos dois dos principais nomes aliados ao governador, que estão no páreo de sua sucessão, com muitas chances: João Cahulla e Expedito Júnior. Um aliado de Cassol de quatro costados afirmou:”agora é tarde. Eles (o PT) vieram beber na fonte mas ela já estava seca. Chegaram tarde”, brincou.
AINDA TRÊS
O encontro do PT em Rolim de Moura, no último final de semana, acabou discutindo nomes para o governo, em 2010. Uma ala do partido quer Roberto Sobrinho, outra quer Eduardo Valverde. Há também os que preferem a senadora Fátima Cleide. Embora com menos chances dentro do partida, Fátima continua sonhando com o Palácio Presidente Vargas.
DAQUI A TRÊS MESES
Se a decisão petista tivesse que ser tomada hoje, Valverde teria mais votos dentro do diretório. Mas as chances de Sobrinho cresceram muito nas últimas semanas. O assunto será definido só em novembro, quando será escolhido o novo diretório regional. Os dois principais nomes tentam dominar a maioria, para vencer a convenção que indicará o concorrente ao governo.
DIFERENÇAS
Grupo fortemente armado e encapuzado matou um e feriu outros dois funcionários de uma fazenda em Buritis. Por coincidência, do mesmo local onde, tempos atrás, decisão judicial mandou retirar um grupo dos famosos “trabalhadores sem terra” que havia invadido a área. Quando morre um trabalhador de fazenda, não se ouve qualquer murmúrio. Se fosse um dos sem-terra, ao o estardalhaço estaria montado.
UNS E OUTROS
Por falar nisso, dono de área de terras na região próxima a Jacy-Paraná teve seus bens queimados, sua terra invadida, um peão morto, máquinas e equipamentos destroçados. Vai fazer três anos. Invasores de grupos armados, querendo tomar na marra o que não é seu, até hoje continuam agindo na região, sem qualquer represália. Eles podem fazer o que querem. Os donos da terra não.
VOLTANDO
O ex-deputado cassado e envolvido em vários escândalos em passado recente, Nobel Moura, entrou para o PHS e quer ser candidato a deputado federal em 2010. Ele fazia parte da bancada que tinha, à época, Jabes Rabelo e Raquel Cândido, também cassados. Nobel inclusive foi condenado como mandante da morte de um radialista da cidade de Machadinho, Marinaldo Souza, ocorrido em 1985.
REALIDADE
Nobel raciocina dentro da realidade. O povo brasileiro - e o rondoniense – esquecem rapidamente o passado. Se Collor e várias outras figuras que também deixaram rastros de destruição por onde passaram podem voltar por cima e se tornarem de novo figuras importantes da República, porque ele, mesmo com todos os rolos, não pode voltar pelo voto?
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno