MORTE DE MOTOQUEIROS ENLUTA
OS FINAIS DE SEMANA NO BRASIL
O fim de semana se aproxima e, com ele, em todo o País, a certeza de que , no rescaldo do trânsito, haverá dezenas de mortes, senão centenas e muitos outros feridos. Os números de acidentados só crescem, numa proporção muito maior do que o de veículos. Em Rondônia, as estatísticas também são assustadoras e, em Porto Velho, mais ainda. Destaca-se, neste triste contexto, o resultado terrível para quem pilota motos. Na Capital, em cada dez acidentes, nove envolvem motociclistas. São raros os casos de ferimentos leves. No interior do Estado, a cidade de Jaru está entre as 30 do país onde há mais mortos e feridos entre os que trafegam com motos. A cidade já tem mais de 17 mil motoqueiros circulando e a mortandade é assustadora: 22 para grupo de 100 mil habitantes. Em São Paulo, maior cidade do país, o número de acidentes envolvendo motos, nos últimos seis meses, chegou a quase 150%.
O que fazer para ao menos diminuir esses eventos que matam, ferem, mutilam? Na essência, mais educação, mais horas/aula nas auto escolas; muito mais alertas e, que quem pilota, triplique ou quadruplique seus cuidados.Para os que já estão nas ruas, andando como doidos, desrespeitando sinais, circulando entre veículos e cometendo abusos que acabam sendo quase uma tentativa de suicídio, só multas pesadas e proibição de voltar às ruas. Em Porto Velho, quem acha que há exagero nessas informações, precisa visitar o Pronto Socorro João Paulo II nos finais de semana. O quadro que verá é tétrico. Não há mais como suportar tantos pacientes, cada vez mais nos finais de semana. Irresponsabilidade, falta de formação para trafegar, bebida alcóolica e desrespeito para com a vida alheia e a sua própria, formam um rosário de pecados que acabam levando as estatísticas do trânsito para patamares nunca imaginados. Está na hora de se tratar esse assunto como calamidade pública.
LADO BOM
A Câmara de Vereadores de Porto Velho está discutindo e já aprovou em primeira votação, projeto de apoio a egressos do sistema penal. Abrigo total aos ex presos, que precisam de uma oportunidade para voltar à vida de cidadão. Importante medida proposta pelo vereador Jaime Gazola.
LADO RUIM
Espera-se agora que os nobres edis também tratem de se preocupar com os que são vítimas dos que hoje estão nas cadeias. Por exemplo: não se ouviu falar nada na Câmara, pelo menos até ontem, em protesto contra a falta de segurança na zona leste da cidade, onde há comerciantes que fecharam as portas depois de múltiplos assaltos. Nem um pio!
GENTE BOA!
Merece saudação especialmente triste, a introdução oficial, neste país de tantos absurdos, de um novo cidadão brasileiro. Ninguém menos que Cesare Battisti. Condenado por quatro assassinatos a sangue frio na Itália, aqui, ele é tratado como pessoa boa, de índole inatacável pelo governo brasileiro e pelos ministros do STF, que não permitiram sua extradição. Estamos dando um belo exemplo para o mundo!
MISERÁVEIS
O governador Confúcio Moura demonstrou toda a sua preocupação, em encontro com secretários nesta semana, com os números acerca de rondonienses que vivem na pobreza. Segundo o IBGE, seriam mais de 300 mil, quase 20% da população. É número assustador mesmo. Confúcio diz que fará de tudo para melhorar este quadro. Tomara que consiga!
IMPUNIDADE DÁ NISSO!
Mais uma prova concreta de que a impunidade só incentiva o crime. Há dois anos, membros do MST atacaram, invadiram e destruíram uma fazenda de produção de laranjas, no interior de São Paulo. Como ninguém foi punido, como no Brasil ganha quem gritar mais alto, porque a lei é só para alguns, o MST voltou a cometer o mesmo crime nesta semana. E vai voltar a fazê-lo outras vezes. País Justiça igual para todos, país da impunidade, serve para essa gente mesmo.
DIA DE FESTA
O próximo dia 1° de setembro - quinta-feira que vem – será de festa para o PMDB rondoniense. Inauguração da nova sede, presença de nomes famosos da política nacional, discursos ufanistas e até, como possibilidade, reaproximações entre peemedebistas de diferentes alas que andam se cutucando. O presidente nacional Valdir Raupp, principal nome da sigla no Estado, por ser presidente nacional, poderá dar mostras do seu prestígio, reunindo tanta gente importante em torno do seu partido.
NINHO TUCANO
Expedito Júnior corre trecho, tentando fortalecer o seu PSDB para as eleições municipais de 2012. Um dos maiores desafios – destacado por ele mesmo – é mudar a situação dos tucanos em Vilhena, onde o partido não tem sequer um vereador. “Em 2012 vamos mudar esse quadro”, garantiu o rápido presidente regional, entusiasmado com as adesões que vem conseguindo em várias regiões do Estado, nas últimas semanas, para ninho tucano.
DANDO ORDENS
O vice governador e diretor do Detran, Airton Gurgacz, está participando diretamente do governo. Em suas viagens ao interior, reúne-se com lideranças, convoca secretários, dá ordens e orientações e cobra trabalho. Embora seja pouco presente na mídia, até por escolha pessoal, o “seu” Airton está podendo! Pelo menos é o que se ouve nos bastidores da política.
PERGUNTINHA
Será que as mudanças no Código Penal vão proibir o uso de algemas em autoridades que sejam pegas com as mãos sujas de dinheiro público?
Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)