Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 26/09/09


Primeira Mão - 26/09/09 - Gente de Opinião
 
UMA IDÉIA DO JOÃO RONDONIENSE QUE
PODE LEVAR AO DESMATAMENTO ZERO
 

Um tema da maior importância para o País, nascido em Rondônia, infelizmente até agora não teve a valorização que merece, embora todo o mundo fale nele. Projeto denominado de desmatamento zero, criado pelo produtor rural e presidente da Expovel, João do Vale Neto (foto), chegou ao Congresso Nacional pelas mãos do senador Valdir Raupp. Mais que uma idéia pessoal, a iniciativa de João do Vale representa, na verdade, o anseio de milhares de produtores da região e do país, que sabem como ampliar o crescimento econômico e, ao mesmo tempo, manter o meio ambiente sem destruí-lo. Prova da viabilidade concreta do desmatamento zero é que os produtores já começaram a cumprir sua parte, tanto que o nível de desmate na região já caiu significativamente. O que está faltando, ainda, é o governo federal cumprir a sua parte no contexto do projeto, ou seja, implantar a regularização fundiária depois de discuti-la com os produtores. O problema é que a tal regularização está sendo feita à revelia de quem produz e apenas atendendo interesses fora da nossa realidade. Com um pouco de bom senso, diálogo e respeito aos que trabalham na terra e são responsáveis por grande parte do BIP nacional, a União poderá ter resultados muito melhores na questão ambiental e, ao mesmo tempo, manter a produtividade no campo. Não precisa milagre. É só seguir a original e muito prática idéia do João rondoniense.

CLIMA DE GUERRA

Se verdadeiras as denúncias sobre a forma como agiram membros da Força Nacional de Segurança, tratando colonos que estão na Flona Bom Futuro como bandidos e não trabalhadores tentando sobreviver na mata, o caso é digno de investigação profunda e punição aos culpados pelo exagero.

ARMAS E FORÇA

A denúncia feita por moradores da área – que está sendo negociada entre o Estado e a União – é de que os policiais entraram na Flona fortemente armados e começaram a destruir as bombas de combustível, enquanto fiscais do Ibama aplicavam multas absurdas. Uma mulher, que não tem onde cair morta, mostrou na TV uma multa de 1 milhão de reais.

ABSURDO

Outra denúncia feita por lideranças dos produtores da área é que ao serem questionados quem determinou a invasão, destruição de bens e aplicação de multas, um dos fiscais teria afirmado que “foi o Governador”. Se verdadeira essa frase, obviamente trata-se de uma tentativa absurda de colocar o Governo rondoniense, que está lutando por solução para o problema, contra a população local.

KITINETE

Lideranças da CUT, que trouxeram até grevistas profissionais de outros estados para a coordenação do movimento grevista dos trabalhadores nas usinas, ficaram mal com os operários. Para tomar conta do sindicato, acabaram prometendo um apartamento duplex com vista para o mar. Depois das negociações na Justiça do Trabalho, foram entregar um kitinete daqueles bem pequenos. É claro que deu rolo.

CHIARAM

Ao saberem que foram ludibriados pelos sindicalistas profissionais, muitos operários chiaram e não aceitaram o que os comandantes do sindicato acertaram, na noite anterior, na Justiça do Trabalho. Daí formou-se a confusão e os “donos” do sindicato tiveram que inventar nova paralisação para tentar conter a fúria da categoria. Ainda mais numa greve que é, antes de tudo, apenas política.

TARDE DEMAIS?

Só depois de aprovada em duas votações na Câmara, a vergonhosa PEC que aumenta o número de vereadores no Brasil é contestada pela OAB. Agora, a entidade diz que vai ao Supremo contra ela. Mas não seria muito mais útil e viável ter combatido o absurdo antes que ele fosse aprovado pelos parlamentares?

SEM VERGONHA

Em desespero de causa, muitos deputados federais que estão correndo o grande risco da não reeleição – pela incompetência absoluta com que geriram seus mandatos – aprovaram o aumento de mais de oito mil vereadores no País para conseguirem cabos eleitorais de peso para 2010. Perderam a vergonha, causando um grave dano ao Brasil porque só pensam em si mesmos. Tomara que nunca mais voltem ao Congresso.

GREVE JUSTA

Há greves e há greves. A dos bancários é por demais justa. Os banqueiros, bilionários, ganhando cada vez mais sem produzir, cobrando taxas absurdas, tratando os clientes e seus funcionários como gente de segunda categoria, só visam o lucro fácil. Deixam seus trabalhadores cada vez mais pobres e até doentes. Essa grave merece o apoio da sociedade.

SEMANA DECISIVA

A próxima semana será decisiva para a PEC da Transposição. Mais que nunca, todos os rondonienses devem ficar atentos e exigir a aprovação. 

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/ 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário  franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)