Sexta-feira, 3 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 27/01/10


 

Primeira Mão - 27/01/10 - Gente de Opinião
É UMA ESPERANÇA: HÁ SIM COISAS QUE
FUNCIONAM MUITO BEM NA SAÚDE PÚBLICA


Tem coisas que realmente não funcionam no serviço público. Má gerência, má vontade, péssimos salários, servidores que se “encostam” esperando a aposentadoria e gente que não sabe tratar com o público infelizmente é a regra, não a exceção. Mas de vez em quando surge uma esperança, uma fresta, uma coisa tão boa e positiva que parece que está acontecendo em outro país e não aqui, onde as coisas só funcionam no tranco ou quando a imprensa denuncia. Ou quando o Ministério Público entra no assunto. Tudo isso para dizer que há sim, no sistema de saúde, coisas muito positivas. Nesta semana, um jornalista acompanhou de perto um caso, sem se identificar, e ficou boquiaberto. Uma pessoa doente foi a um médico do Estado, com diabetes. Foi muito bem atendida. Lhe foi receitado que fizesse aplicações de insulina. O paciente escolheu a Policlínica Ana Adelaide, por ser mais acessível. Mas o Ana Adelaide é do município. O médico não se preocupou e encaminhou o doente para o órgão municipal. Lá chegando, ele foi muito bem tratado – e tem sido assim quase todos os dias, quando precisa da aplicação da insulina – e atendido rapidamente, com presteza, boa vontade e gentileza.

Então, que se comemore que há ainda, sim, bom senso, boa vontade, pessoas que querem prestar um serviço digno à população, não importando se o serviço é federal, do Estado ou do município. Nesse caso específico, tudo funcionou com deveria funcionar em todas as ocasiões. Infelizmente não é assim, porque o normal é não funcionar. Mas se deve registrar que a integração entre as áreas de saúde do Estado e do município são vitais para a população. Quando tudo funciona na vida real como nos discursos, aí sim dá ainda um pouco de esperança a todos os que dependem do serviço público.

JÁ FOI TARDE!

Para não deixar passar em branco: foi enforcado esta semana no Iraque o primo de Sadam Hussein, conhecido como Ali Químico. Por ordens dele, milhares de pessoas foram mortas com gases venenosos. Num dos ataques aos curdos, em 88, morreram mais de cinco mil pessoas. Com a morte do governante-criminoso, o mundo ficou menos podre.

OVOS PODRES

Aliás, se houvesse Justiça em vários países, gente que mata, que rouba comida das crianças, que enche as meias e cuecas com dinheiro, bem que poderia receber um castigo senão definitivo pelo menos bem duro. Como ser exposto à execração pública, por exemplo. Quem não gostaria de atirar uns tomates ou ovos podres em muitos políticos corruptos que andam por aí?

ATÉ ELES

Não é só a imprensa que corre o risco de ficar sob o tacão da censura. Deputados que fazem críticas e ataques a autoridades, caso o Judiciário considere que houve algum tipo de ofensa, não tem mais imunidade parlamentar para dizerem o que quiserem. 



CONDENAÇÃO


Em Rondônia, a Justiça condenou o deputado Alexandre Brito, em primeira instância, por ter concedido entrevista a uma emissora batendo duro no Sintero e em políticos do PT ligados ao sindicato. O juiz não aceitou o argumento de que o parlamentar tem direito a falar e tem imunidade. 



O PERIGO AVANÇA


Quando se diz que há um clima no ar para a volta da censura, há quem ache que é exagero. Mas é bom lembrar que o Congresso foi fechado, em 1969, por causa de um discurso de um deputado federal. A partir de agora, é bom os parlamentares saberem que a sua imunidade pode servir para muitas coisas, menos para dar-lhes ampla liberdade de expressão e opinião. 



UNS PODEM, OUTROS NÃO

O Brasil anda se metendo em questões internas de outros países, como fez recentemente no caso de Honduras com a defenestração do presidente Zelaya. Mas não deu um só pitaco no fechamento de emissoras de TV e outros veículos de imprensa na Venezuela, por decisão do coronelão Hugo Chávez. 



IDEOLOGIAS


Que fique bem claro: dependendo de onde vem a ilegalidade, o Brasil se envolve. Se vier dos amiguinhos da esquerda, silêncio total e apoio por baixo dos panos. Se vier de quem não é da mesma ideologia, pau neles e protestos. Desse jeito, vamos acabar não sendo levados a sério. 

SEM RESPOSTAS

Continuam as execuções, como se fossem animais, de vários jovens em Porto Velho. Só nesse final de semana, mais dois assassinatos brutais. As vítimas recém tinham saído da adolescência. Não se pode mais duvidar que há uma organização funcionando por trás desta série de mortes. Cabe à polícia esclarecer tudo e informar a sociedade. 



SORTUDO


Depois do Roberto Kuppé, que ganhou 16 milhões na Mega Sena, outro rondoniense colocou a mão numa boa grana esta semana. Só que na Loto Fácil. Encheu o bolso com mais de 1 milhão e 500 mil reais. Foi o único acertar em todo o país. 

CEM ANOS

Kuppé ganhou os 16 milhões fazendo uma aposta de apenas três reais. O novo rico da Capital rondoniense também apostou pouco. Fez uma aposta pequena e ganhou toda a grana. Teria que trabalhar mais ou menos uns 100 anos e não gastar nada para acumular todo esse dinheiro.

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/     

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta

Governador oferece apoio de técnicos a Léo Moraes. Novo prefeito ainda não montou sua equipe de governo

Governador oferece apoio de técnicos a Léo Moraes. Novo prefeito ainda não montou sua equipe de governo

          Não é exato como um bom relógio, mas numa conta simples, faltam pouco mais de 144 horas para que Porto Velho tenha um novo Prefeito. Léo M

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)