Domingo, 27 de março de 2011 - 13h09
CONFÚCIO USA O BOM SENSO: VAI DAR AOS
SERVIDORES O REAJUSTE QUE É POSSÍVEL
Confúcio Moura vai dar reajuste aos servidores, mesmo com grande sacrifício. E antes da transposição. Claro que os funcionários queriam muito mais, mas o governador não pode fazer o que gostaria. Só o que é possível. Os críticos do meio do funcionalismo queriam, é claro, que todos os problemas salariais fossem resolvidos numa tacada, logo que Confúcio assumisse. Não importando o que isso representaria para os cofres públicos. Bobagem. O governador tem demonstrado sensatez no episódio. Confúcio quer manter seus compromissos de campanha, mas sabe que se priorizar apenas os funcionários públicos, estará causando danos irreversíveis ao Estado. O aumento real pode vir aos poucos. Nesse momento, a correção inflacionária já é o primeiro passo. Não dá para fazer aventuras, porque se o fizesse, toda a sociedade pagaria muito caro.
Aliás, a questão do servidor público é complexa em qualquer lugar do país. Há enormes injustiças – professores, médicos e policiais, vitais para qualquer comunidade - vivem ainda de salários muito baixos.Mas quando criou uma casta – a dos que trabalham para os governos – dando-lhes vantagens que o simples trabalhador jamais terá, a estrutura do poder, no Brasil, também pariu um grave problema, pela bola de neve que isso se tornou. Então, ficou assim: as máquinas estatais estão inchadas e injustiçando aqueles que deveriam ser mais valorizados. O bolo é o mesmo e as fatias têm que ser cada vez menores, para atender não só tanta gente, como também tantas vantagens acumuladas. Daí para que a grande maioria ganhe tão pouco, é um passo. Os servidores merecem justiça, é claro. Mas todo o restante dos trabalhadores não podem pagar, mais ainda, por tudo isso.
TAMBÉM TEM SORTE
O senador Valdir Raupp tem voto, trabalha duro, mas também tem muita sorte. A presidência nacional do PMDB caiu no colo dele – por merecimento também, é claro – e ficará em suas mãos até 2013, enquanto Michel Temer estará licenciado do comando do partido para atuar na vice-presidência da República. Por pelo menos mais dois anos, Raupp será a principal figura do maior partido político do país.
DUPLICOU
Não tem mais como ignorar o problemão. O trânsito no Estado e principalmente na Capital, está causando muito mais vítimas do que as piores previsões poderiam imaginar. Em três anos, de 2007 a 2010, mais que duplicou o número de ocorrências, de feridos e de mortos. E, em quase 70% dos casos, as vítimas são motoqueiros ou caronas de motos. Está na hora de tratar esse assunto com prioridade.
MORTE EM TRÂNSITO
Só em Porto Velho, todos os dias, há um mínimo de 25 pessoas com ferimentos causados por acidentes nas ruas. O percentual de motoqueiros envolvidos na principal cidade do Estado é assustador: 90%. Ou seja, em cada dez feridos, nove estavam pilotando ou sendo levados nas motos. É ou não de apavorar e exigir medidas urgentes para combater o problema?
LONGO PRAZO
O sonho de ser prefeito de Porto Velho ainda não foi excluído nos planos futuros do presidente da Assembleia Legislativa, Valter Araújo. Mas seus eleitores e pessoas mais próximas, acham que ele deve se preparar mesmo é para 2014. E para disputar a sucessão de Confúcio Moura. Por enquanto, ele diz que quer mesmo é fazer um grande trabalho na ALE. Mas...
VEM COM TUDO
Por falar em Prefeitura, aparece mais um sério pré candidato: o ex-senador Expedito Júnior. Tem um eleitorado fiel em toda a Rondônia e também, por óbvio, na Capital. Apto a concorrer, depois de ser injustiça pela legislação eleitoral na última disputa pelo Governo, Expedito pode vir com tudo para 2012. Esperemos para ver...
AINDA DE LUTO
No PT, a dor das perdas de Odair Cordeiro, Eduardo Valverde e Ely Bezerra ainda mantém os principais nomes do partido curtindo o luto. Mas em breve os petistas começam a discutir não só a sucessão municipal como também a escolha do novo presidente regional do partido. As conversas iniciam dentro de alguns dias.
PASSOS LENTOS
A passos de tartaruga, começa a andar o projeto da transposição pelos gabinetes dos ministérios em Brasília. Pelo menos anda, apesar da lentidão. Mas mesmo assim as notícias agora já são um pouco melhores. Se tudo andar como o previsto, dentro de algumas semanas começa, na prática, a análise de todos os casos dos que terão direito ao benefício. Até o final do ano, a transposição, finalmente, pode se tornar real.
O QUE ESTÁ ATRÁS?
No caso da crise das usinas, cada vez fica mais claro que a disputa entre centrais sindicais e lideranças classistas, é um dos estopins para o que vem acontecendo. Acima dos interesses do país, que precisa da energia de Santo Antonio e Jirau, está o interesse dessa gente, que se preocupa, é claro, só com o próprio bolso.
SEM VOLTA
Vítimas da indecisão sobre a Lei Ficha Limpa proliferam país afora. Muitos políticos bons de voto perderam a eleição porque o eleitorado foi informado de que não poderiam concorrer. Agora que o Supremo mudou tudo, há como reparar os prejuízos? Não há. Eles ficarão para sempre como um castigo aplicado sem que houvesse uma lei para isso.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno