Quarta-feira, 27 de abril de 2011 - 06h11
A CEGUEIRA DOMINA E A VIOLÊNCIA
SE ESPALHA POR TODOS OS CANTOS
A cegueira está chegando ao um ponto insuportável. Um dia a casa cai, porque a população não vai agüentar mais tantas agressões em nome da lei. Nas escolas, estudantes criminosos não podem ser punidos, porque são protegidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Então, a minoria que vive do mal, domina as salas de aula. Professores desesperados já não perdem tempo em denunciar o que lhes acontece, porque são tratados como culpados. Colegas vítimas da violência e do bullying não têm a quem pedir socorro, porque mesmo detidos, os bandidos “di menor” estão soltos horas depois e voltam para se vingar. Mães desesperadas não têm mais como controlar seus filhos, porque ao tentar lhes dar uma lição para corrigir suas personalidades – algumas vezes doentias – podem acabar elas indo para a cadeia. A lei esdrúxula permite a matança, a violência sem fim, o descontrole. E é a mesma lei que, inclusive, é utilizada contra crianças que são vitimadas dentro das próprias casas. Um contra senso. Dia desses, seguindo a letra fria da lei, Conselho Tutelar e autoridades do Judiciário ignoraram os pedidos de socorro de um pai, que queria a guarda do filho. Os pedidos se repetiram durante quatro anos. O menino morreu de fome, abandonado dentro da própria casa pela mãe. Mas como a lei diz que são as mães que ficam com os filhos, ninguém se importou em ver a realidade da criança.
Ninguém dos envolvidos deixou de dormir. Conselheiros tutelares, membros do Ministério Público e do Judiciário, continuam achando que fizeram o que lei manda e estão em paz com suas consciências. O menino está morto. De fome. É assim o Brasil, onde quem está travestido de autoridade nada questiona e só se preocupa consigo mesmo. Enquanto isso, as escolas estão formando bandidos impunes. E, nas casas, ninguém sabe o que acontece. Estamos caminhando para o abismo.
ESPAÇO A CHIQUILITO
No início da semana, uma reunião entre o presidente regional do PC do B, Manoel Nery e o agora ex-deputado David Chiquilito, começou a definir os passos do jovem político na corrida pela Prefeitura de Porto Velho, em 2012. O PC do B também vai pedir ao seu aliado Confúcio Moura, espaço para Chiquilito o governo estadual. O assunto deve avançar nos próximos dias.
ATÉ INIMIGO
Os bastidores da política rondoniense relatam que o grupo político do senador Valdir Raupp, não anda nada satisfeito com alguns nomes do governo Confúcio Moura. Há um caso inclusive em que um peemedebista que ocupa importante cargo na atual administração é inimigo pessoal do comandante regional do partido. O assunto, por enquanto, está abafado. Mas pode explodir.
ÚLTIMA HORA
Faltam 48 horas para o final do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda. Quem não aproveitou o feriadão para fazer, tem que correr porque fez como a grande maioria dos brasileiros: deixou tudo para a última hora. Até ontem, pelo menos 30% dos rondonienses ainda não tinham encaminhado sua declaração.
BOM PARA O PAÍS
Por falar em feriado, dessa vez o calendário deu uma rasteira nos que contam os dias para folgar de novo. O 1º de Maio, neste ano, cai num domingo. Aliás, todos os feriados religiosos e alguns nacionais e estaduais, deveriam ser transferidos para um final de semana. Seria terrível para os servidores públicos, mas muito bom para o Brasil.
SÓ “BAD NEWS”
O trânsito brasileiro só tem más notícias. Ao final de mais um feriadão, outra vez mais de uma centena de brasileiros pereceram nas estradas federais e outros tantos nas estaduais e dentro das cidades. O crescimento de 40% da frota de veículos em cinco anos é apenas uma explicação. A pior parte continua sendo a irresponsabilidade de motoristas e motoqueiros. E, é claro, a cachaça no volante.
COMO PRAGA
A Prefeitura de Porto Velho faz esforço para combater a venda de CDs e DVDs piratas. Na semana passada,destruiu mais de oito mil peças foram destruídas. Mas é como praga. No outro dia, já várias bancas ilegais estavam de volta ao centro da cidade. No interior, o problema é ainda maior, porque praticamente não se combate a este crime.
TRÊS MESES
Perigo à vista: lideranças do PT no Congresso estão exigindo um prazo mínimo de mais três meses para o início da votação do novo Código Florestal. Petistas de alto escalão não aceitam, por exemplo, que as pornográficas multas aplicadas a produtores sejam canceladas. É uma vergonha. Se não houver mobilização, os ecodoidos ganham de novo.
ANDAR PARA TRÁS
Um importante produtor do Estado diz que o que essa gente – aliada à ONGs internacionais – quer mesmo, é que o Brasil pare de produzir e volte a importar alimentos. Sem o novo Código proposto por Aldo Rebelo, corremos o risco de andar décadas para trás na questão da agricultura e da pecuária. E é isso que eles querem.
VERDADES
Pena que não seja acessível a todos. Mas nessa quarta-feira, em Campo Grande, na Famasul, federal da agricultura e pecuária do sul mato-grossense, o general Augusto Heleno fará uma palestra contando verdades que a mídia não conta, sobre os verdadeiros interesses internacionais no Brasil. Como a criação de uma nação indígena independente dentro do país. Quem puder, não pode perder.