Terça-feira, 7 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 27/05/10


Primeira Mão - 27/05/10 - Gente de Opinião

INVASÃO, DESTRUIÇÃO, MORTES: É  UMA
NOVELA DA VIDA REAL E SEM FINAL FELIZ

Uma rápida e lamentável novelinha da vida real, que bem demonstra a hipocrisia que cerca determinados assuntos neste Brasil. Há sete anos, uma grande fazenda na região de Mutum Paraná foi invadida por um grupo que se dizia sem terra. Todos com carros, motos, motosserras, tratores. Entraram e começaram a destruir tudo, além, de roubar madeira. Queimaram a sede, mataram dois funcionários, feriram vários outros. E essa série de crimes, incluindo a invasão de uma área com título definitivo e reserva averbada, com plano de manejo aprovado pelo Ibama, jamais foi combatida pelas autoridades competentes. O proprietário da terra já denunciou o caso à Polícia Federal, ao Ministério Público Federal, ao Ministério Público Estadual, à Sedam, ao Ibama, à Polícia Militar Ambiental, e, há exatos sete anos ninguém fez absolutamente nada para acabar com essa sucessão de delitos.

Pior, os falsos sem terra que destroem a fazenda, estão roubando madeira nobre. Algumas em extinção como freijó, cedro rosa e mogno e as vendendo para serrarias da região – o  proprietário tem provas de tudo isso – embora os criminosos continuem agindo à plena luz do dia sem serem incomodados.Medidas paliativas tomadas não tiveram resultado algum.  Associados  à banda podre do setor madeireiro, os invasores, que jamais foram sem terra continuam lá, livre, leves e soltos e destruindo tudo. Ninguém faz nada. É uma novela sem final feliz.

 

É O CARA

Que ninguém se iluda. As conversas, as articulações, os acordos políticos do frentão político que vai caminhar ao lado do governador João Cahulla à reeleição, passa tudo pelo ex-governador e pré-candidato ao Senado Ivo Cassol. É ele quem tem toda a estratégia do grupo na mão e por sua liderança é que as coisas são feitas. Cassol, na chamada Frente Progressista, é o cara.

CONTRA O TEMPO

O tempo avança e fica cada vez mais difícil um acordo entre PT e PMDB de Rondônia para o primeiro turno das eleições ao governo. A pré- candidatura de Confúcio Moura está posta e a de Eduardo Valverde também. Igualmente, uma mudança do nome petista na corrida pelo Palácio Presidente Vargas, como quer o senador Valdir Raupp, parece que não acontecerá mesmo. Agora, o tempo também age contra as pretensões do líder peemedebista.

COMEMORANDO

O deputado Ribamar Araújo, do PT, anda comemorando a aprovação do projeto Ficha Limpa. Sempre defensor da ética na política, Ribamar apregoava que os políticos que usavam de todos os meios para chegar ao poder, quase sempre carregando consigo um enorme rabo de ilegalidades, praticavam uma espécie de concorrência desleal contra os éticos.

VAI MUDAR

Comprando votos, fazendo mutretas e qualquer negócio, os “ficha suja” infestavam a política, dizia Ribamar. Agora, ele diz que esse quadro tende a mudar. Pelo menos os que defendem a moralidade na vida pública poderão ter mais espaço, comentou o petista.

OUVIU A BASE

Amigos, eleitores e companheiros do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Neodi Carlos, estão comemorando a decisão dele de concorrer à reeleição. Nome anunciado como pré-candidato a vice na chapa liderada por João Cahulla, Noedi abriu mão da deferência para disputar novo mandato legislativo. Atendeu o que sua base clamava, há meses.

ENTRA E SAI

Nessa semana, mais um turista estrangeiro foi assassinado no Brasil. No caso de Fortaleza, uma constatação ainda mais terrível. A delegada titular da Delegacia de Proteção ao Turista, Adriana Arruda, falou às emissoras de TV sobre o caso. E não escondeu sua tristeza porque o assassino, um menor, já havia sido preso vários vezes por crimes de assalto. Entra e sai da “apreensão”.

VIDAS SEM VALOR

É essa a história de dezenas de assassinatos no Brasil. Os menores quando não são os autores, assumem os crimes. E fica por isso mesmo. Para as leis brasileiras, a vida das vítimas destes criminosos não tem valor algum. É menor, pode matar sim. Impunemente. Digam o que disserem, mas essa é a verdade verdadeira.

DOBRADINHA

Nos últimos dias, aumentaram os comentários de que o deputado estadual Silvernani Santos, do DEM, está muito próximo de ser anunciado como o companheiro de chapa do tucano Expedito Júnior na disputa pelo governo. Não há ainda anúncio oficial, até porque ele deverá acontecer na segunda quinzena de junho, mas que a dobradinha pode ser mesmo formada, não há dúvida alguma.

LONGE DO POVO

O treinador da Seleção, Dunga, com seu jeito de “milico”, afastou o povo do grupo de jogadores. Se ganhar a Copa, terá razão. Se não ganhar, é aconselhável que fique uns tempos longe do Brasil.

Fonte: sergio Pires. 
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 7 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta

Gente de Opinião Terça-feira, 7 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)