Sexta-feira, 27 de maio de 2011 - 05h48
CÓDIGO FLORESTAL: POR ENQUANTO, SE
OBTEVE APENAS UMA VITÓRIA DE PIRRO
A votação do novo Código Florestal, aprovada no Câmara Federal esta semana, não dá ainda motivo para comemorações por parte da grande maioria dos brasileiros, que pensam primeiro em seu país. Forças estrangeiras, aliadas a uma minoria de representantes da sociedade nacional, embora representando apenas eles mesmos, ainda vão se mobilizar, para tentar impedir que o Brasil coordene suas ações ambientais. São eles e seus parceiros estrangeiros, regados a muito dinheiro – dólares, ienes, euros, libras – que querem é internacionalizar a Amazônia, principalmente, para dominar nossas riquezas naturais, que ninguém mais tem. Portanto, foi dado apenas o primeiro passo. No Senado, o texto do novo Código poderá ser bastante modificado. Voltará à Câmara Federal, onde pode começar do zero. Mas, mesmo se aprovado como está, ainda terá importantes artigos vetados pela presidente Dilma Rousseff, que já foi convencida pela minoria de que o Código é ruim para o país que ela governa.
Portanto, nada de comemoração ainda. Há quem subestime o poder das ONGs, que têm milhões e milhões de dólares e dinheiro de vários países para investir; que têm poder de nomear pessoas no governo; que tem poder acima dos governantes brasileiros, dos governadores, do que a grande maioria da população brasileira. Mas quem conhece um pouco mais do tema, sabe que a votação na Câmara Federal pode ser apenas uma vitória de Pirro. Ou seja, pode não valer nada. Há ainda um longo caminho a trilhar, até que os verdadeiros interesses nacionais vençam. A grande massa dos brasileiros que priorizam seu país, não pode esmorecer. É uma guerra contra uma minoria poderosa, com tentáculos no mundo todo. Mas ainda podemos vencer de verdade. É só ficar de olho e não permitir que sejamos mandados por estrangeiros e seus representantes dentro do Brasil.
VOLTA POR CIMA
Um dos grandes injustiçados na última eleição para o parlamento estadual, o ex-prefeito da Capital, Carlinhos Camurça, pode ressurgir como candidato à Prefeitura em 2012. Está sendo sondado pelo PSD, o novo partido criado por Gilberto Kassab. Camurça tinha tudo para ser um dos mais votados à Assembleia, mas as dúvidas de que assumiria, por causa da Justiça Eleitoral, inibiram seus eleitores. Pode dar o troco no ano que vem.
HISTÓRIAS IGUAIS
Carlinhos Camurça entrou no mesmo diapasão de Expedito Júnior. Ambos, no início da campanha, eram dados como eleitos. Mas como a questão da lei da Ficha Limpa colocou suas candidaturas no limbo, os dois foram muito prejudicados. Expedito também se prepara para dar a volta por cima em 2012.
INVERSÃO
O governador Confúcio Moura pensa em implodir o Urso Branco, até pelo símbolo terrível que ele representa. Outros presídios Brasil afora já foram destruídos, pela imagem negativa que ficou. Pena que as autoridades brasileiras não tenham, em relação às vítimas, as mesmas preocupações que têm em relação aos presos. Se assim fosse, seríamos sem dúvida um país muito melhor.
NA MÍDIA, DE NOVO!
Mais uma vez, uma operação da Polícia Federal, até agora não bem esclarecida, colocou Rondônia e Porto Velho no noticiário nacional, de forma extremamente negativa. No caso da Capital, o prefeito Roberto Sobrinho protestou contra a inclusão em pretenso superfaturamento de remédios. Provou, em nota oficial, que a compra foi feita abaixo do preço de mercado e abaixo do valor que o Ministério da Saúde paga pelo mesmo medicamento. E agora?
SEM CHECAR
Pior ainda foi a denúncia de que uma mulher com diabetes perdeu parte do pé por falta de atendimento. Não foi explicado que ela é de Machadinho do Oeste e foi operada no João Paulo II, que é do Estado. Além disso, o histórico médico diz que a paciente, atendida várias vezes, nunca se medicou corretamente. A operação da PF e a Rede Globo culparam a Prefeitura da Capital. Sem checar as informações.
PIROTECNIA
Não é só ssa coluna que não acredita em resultados práticos sobre a comissão contra a corrupção em Rondônia. A competente jornalista Mara Paraguassu, em seu blog (www.amazoniadagente.com.br), faz uma análise perfeita sobre o assunto. Quem não leu, deve dar uma espiada. Mara diz com todas as palavras sobre a inutilidade de ações que são pirotecnia, por não punir ninguém.
ATÉ QUE ENFIM!
De vez em quando, nossa Justiça faz realmente Justiça. Ao mandar prender o covarde assassino Pimenta de Veiga, que matou a sangue frio sua ex-namorada com tiros nas costas, o Judiciário acenou que não há impunidade para sempre. É um alento. O único fato negativo é que os tribunais levaram onze anos para mandar o jornalista criminoso para a prisão. Mas aí já é querer demais, não é?
FISCALIZAÇÃO ZERO
É uma vergonha, um acinte, uma demonstração de fraqueza das nossas autoridades responsáveis, o que os donos de postos de combustível fazem com o consumidor em Rondônia. Nosso Estado continua cobrando preços abusivos tanto da gasolina quanto do etanol. E ninguém faz nada. Levantamento nacional aponta Rondônia como o Estado onde o etanol é o mais caro do país. Sem razão alguma. Vergonha e ineficácia da fiscalização.