Domingo, 27 de junho de 2010 - 08h53
TUDO ESTÁ SENDO PREPARADO
PARA A VOLTA DE LULA EM 2014
Não se está descobrindo a América. O grande projeto do presidente Lula para futuro do Brasil é...o Presidente Lula. Com a popularidade que atingiu mais de 85%, mesmo depois de sete anos e meio de governo, é ele mesmo que o PT prepara para o futuro. Dilma Rousseff é uma espécie de Plano B, em função da lei eleitoral que não permite a reeleição mais de uma vez. Dilma será Lula na eleição de outubro, como poderia ser qualquer outro nome indicado pelo único petista que conquistou o coração da grande maioria dos brasileiros. Portanto, se Dilma for eleita – e o quadro se encaminha, pelo menos até agora, nesse sentido – ela governará quatro anos sob o patrocínio de Lula e ao lado dele. Se ela fizer um governo ruim, Lula estará fardado para voltar aos braços do povo em 2014 como salvador. Se ela, por sorte, fizer um governo bom, o argumento será melhor. Lula começou, Dilma apenas continuou e marcou tempo para que Lula voltasse à Presidência.
É claro que dizer isso, claramente, ninguém diz. Nem ousa pensar em voz alta. Mas para quem convive há tantos anos com a política, quem conhece pelo menos um pouco das coisas nesse metiê, pode ser ousado mas é seguro afirmar não há outro plano que não seja um longo governo do PT. Lula só não voltará em 2014 se a saúde – que hoje é muito boa – não permitir. Em caso contrário, todo o cenário está montado para que Dilma cumpra uma espécie de mandato-tampão, até que o grande nome do seu partido esteja apto, pela lei eleitoral, a voltar pelas urnas. Claro que há quem conteste esse raciocínio mas, que ele é viável e os indícios encaminham a ele, não resta dúvida.
INDECISÃO
Como irá o PSB rondoniense na disputa pela sucessão estadual? Pelo menos até ontem o partido que tem como principais nomes o deputado federal Mauro Nazif e o deputado estadual Jesualdo Pires, ambos candidatos à reeleição, ainda não tinha definido com quem a sigla fecharia. O time de Mauro e Jesualdo só vão se definir na última hora. Para onde forem, podem ajudar muito, porque voto aos dois não falta.
SEM CERTEZA
Nas pesquisas informais que continuam circulando, os números são diferentes, dependendo de quem as contrata. Na última, a diferença entre o primeiro nas intenções de voto é de 10 pontos para o segundo. O terceiro mais, ainda longe do segundo. E o quarto não chegou a uma dezena. Não se sabe se há algum fundo de verdade, porque essas pesquisas só agradam os que as contratam.
FALTA POUCO
O que se sabe, na real, é que a corrida pelo governo rondoniense será muito disputada. Logo depois da Copa do Mundo, quando as campanhas forem para as ruas com força total é que se saberá quem está com a bola cheia e quem está apenas blefando. Por enquanto, o eleitor só quer saber de futebol. Mas a partir de 12 de julho, a política volta à prioridade.
OUTRA LINGUAGEM
Baderneiros, aliados a movimentos que não têm dirigentes com CPF e nem endereço, andam tentando causar danos às obras das hidrelétricas do Madeira. Soube-se no final de semana que o Exército foi chamado para ocupar a área. Aí o buraco é mais embaixo. Os milicos ainda são respeitados por esses marginais. Já as polícias, eles enfrentam na porrada.
RASTEIRA
O PDT fechou com o PMDB ao governo. Mas segundo a assessoria do deputado Tiziu Jidalias, pelo menos 20 pré-candidatos à Câmara Federal e à Assembléia, todos pedetistas, vão apoiar é Tiziu para o Senado. Se não for contra a legislação eleitoral, é pelo menos uma grande rasteira que membros do PDT darão no comando do seu partido. Impressionante.
PELAS COSTAS
Aliás, a trairagem continuará solta nesta próxima eleição. Em todos os partidos, desde agora, já tem gente procurando quem pode dar mai$ apoio ou mai$ e$trutura para a campanha. Mesmo em siglas diferentes, outra vez a grana é que vai falar mais alto. Como sempre.
VIDENTE?
Será que o “vidente” Odair Cordeiro vai acertar de novo? Ele, que já previu que Fátima Cleide seria campeã de votos em sua eleição ao Senado, disse, tão logo a candidatura de Dilma Rousseff foi anunciada, que ela venceria a eleição presidencial no primeiro turno. Se ela continuar subindo e Serra descendo, como informou o Ibope, Odair é capaz de acertar mais uma.
FEIO MAS GANHA
E o Dunga, hein? Criticado por praticamente toda a mídia – inclusive nessa coluna – chega ao terceiro jogo como primeiro do grupo com seu time xinfrim, que tinha tudo para dar errado. Desse jeito, o futebol feio e sem craques vai acabar se consagrando. O Brasil vai vibrar mas o bom futebol sofrerá mais uma derrota.
CONTRASTES
O Brasil tem cerca de 190 milhões de habitantes. E 184 milhões de telefones celulares. Quase um por cabeça. É claro que há os que têm dois ou três, porque em algumas regiões do país, inclusive aqui mesmo em Rondônia, o popular celular ainda é artigo de luxo. Não existe.
Fonte: Sergio Pires.
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube Turismo / Imagens da História
O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio
O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic
Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa
Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta