Domingo, 27 de setembro de 2009 - 06h06
O GOLPE FINAL: PROFESSORES AGORA
SE TORNARAM REFÉNS DE SEUS ALUNOS
Tem gente que prefere não tocar no assunto, passar por cima, deixar as coisas como estão para ver como é que fica. Mas há verdades que têm que ser ditas, não importa se sejam recebidas como ranço ou tom de saudosismo. A questão relaciona-se com os professores, que, se não forem tomadas medidas duras e práticas, em todos os sentidos, tende a se tornar uma raça em extinção. Tudo começou com a tentativa político-sindicalista de acabar com a profissão de professor, criando a função de “trabalhadores em educação”. Faz muito tempo mas os danos da perda da aura da atividade já têm efeitos concretos. Passou-se então pelos ridículos salários pagos a quem tem a missão de preparar novas gerações. Grandes salários para políticos, para membros do Judiciário, para cargos públicos de alto escalão de todos os naipes. Mas, para os mestres, vencimentos miseráveis e péssimas condições de trabalho. Agora, piorou muito. O Estatuto da Criança e do Adolescente transformou o professor num refém do estudante. Qualquer ato para discipliná-lo, qualquer medida para corrigir caráter distorcido – geralmente a distorção vem de casa, onde pais incompetentes jogam filhos no mundo imaginando que a escola vá transformá-los – pode representar ações judiciais contra os professores, perda de cargo e até execração pública.
REFÉNS
Ainda dentro do mesmo assunto: meninas e meninos transam nas escolas, usam drogas, andam armados, atendem celulares dentro das salas, ofendem os professores, os tratam como se empregados seus fossem e, protegidos por uma legislação absurda e criminosa, não podem ser sequer admoestados.
LOUCURA
Enfim, só quem não está em pleno funcionamento de suas faculdades mentais ainda luta para ser professor. Infelizmente, essa é a mais pura verdade, embora pareça exagerada. Não é. A profissão está a caminho de ser extinta pelo desrespeito que vem de cima. E de todos os lados.
INTERNAUTAS
Por essa quem esperava? O site rondoniaovivo está fazendo uma pesquisa entre seus internautas com a seguinte pergunta: “Qual filiado do PT que você acredita que pode vencer as eleições para governo em 2010? (Nota: O prefeito Roberto Sobrinho não foi inserido na enquete por estar impedido pela Justiça Eleitoral)”. Quem aparece na frente?
SURPRESA
Os nomes opcionais são os de Fátima Cleide, Eduardo Valverde, Ribamar Araújo e Tácito Pereira, atual presidente do partido. Os números surpreendem. O deputado estadual Ribamar Araújo, em rota de colisão com o comando do partido, está na frente, com 40,29%. Em segundo vem Valverde, com 31,30%; em terceiro Fátima com 20,9% e o último é Tácito, com 7,5%.
CURIOSIDADE
Claro que não é uma pesquisa eleitoral e muito menos tem qualquer tom de ser científica. Vale o registro, contudo, pela curiosidade. Justamente o parlamentar que pretensamente teria mais votos nas classes mais pobres (e tem) também seria o preferido de internautas, quase sempre representantes da classe média. No mínimo dá para pensar sobre a real força do deputado estadual petista.
NOVA DISPUTA
Expedito Júnior (PSDB) e Acir Gurgacz (PDT), vão se enfrentar de novo nas urnas. Ambos já são pré-candidatos declarados ao Governo. Na última eleição, para o Senado, Expedito ganhou fácil. Os dois vão para nova disputa, agora pelo comando do Estado, no ano que vem. Se a eleição fosse hoje, daria Expedito de novo, fácil. Mas até outubro de 2010, Acir ainda sonha em mudar o quadro.
E BIANCO?
O tempo passa e o prefeito e ex-governador José Bianco continua fechado em copas. Ninguém consegue arrancar dele qualquer frase clara sobre suas intenções párea 2010. O que Bianco decidir, contudo, pode influir até de forma decisiva no caminho das próximas eleições. Esperemos, pois, até que ele esclareça o que se passa em sua cabeça.
FALTA POUCO
Dentro de no máximo 60 dias, o PT anuncia oficialmente como vai andar na disputa pelo governo no ano que vem. Por enquanto, o prefeito Roberto Sobrinho estaria disposto a abrir mão da disputa para apoiar Eduardo Valverde. Mas Fátima Cleide continua no páreo. Em novembro, sai a decisão definitiva. Só então os petistas vão atrás de alianças.
SÓ PIORA
As formas de violência contra a população não param de mudar e crescer. Nas grandes cidades, bandidos invadem casas, ameaçam e agridem e cometem atrocidades contra as pessoas, muitas doentes, outras já idosas. Presos, são tratados como protegidos da lei. Ficam um pouco na cadeia, quando ficam, e em seguida estão soltos para roubar, assaltar e matar de novo. É a impunidade absoluta, maior incentivadora do crime. Pobre Brasil!
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno